NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Simone Sampaio
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Figura1. As cinco ondas de Schumpeter Redes digitais Software Novas mídias Petroquímica Aeronáutica Eletrônica 5a onda Eletricidade Química Motor a combustão Vapor Estrada de Ferro Aço Energia hidráulica Têxteis Ferro 4a onda 3a onda 2a onda 1a onda 1785 !845 1900 1950 1990 2020 60 55 50 40 30 anos anos anos anos anos Prof. Simone Sampaio
Para Onde Vai a ADMINISTRAÇÃO? (Em Busca da Competitividade) Prof. Simone Sampaio
AS CINCO DISCIPLINAS A aprendizagem organizacional é feita a partir de cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para mudanças e renovações contínuas. Essas disciplinas seriam: Domínio pessoal: disciplina de aspiração. Conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos. Modelos mentais: disciplina de reflexão e habilidades de questionamento. Ao refletir aspectos do mundo, as pessoas ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões. Prof. Simone Sampaio
AS CINCO DISCIPLINAS Visão compartilhada: disciplina coletiva. Estabelece um foco sobre propósitos mútuos. As pessoas aprendem a nutrir um senso de compromisso em um grupo ou organização. Aprendizagem de equipes: disciplina de interação grupal. Utilização de técnicas como o diálogo e discussão em equipe para desenvolver o pensamento coletivo. Pensamento sistêmico: disciplina de aprendizagem. Melhor compreensão da interdependência e da mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeito nas ações das pessoas. Baseado na retroação e na complexidade. Prof. Simone Sampaio
AS CINCO DISCIPLINAS A aprendizagem é a principal vantagem competitiva de uma organização. Ela conduz à criatividade e à inovação. Assim, a aprendizagem organizacional busca desenvolver o conhecimento e habilidades que capacitem as pessoas a compreender e a agir eficazmente dentro das organizações. Prof. Simone Sampaio
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL A ética constitui um conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo, ou organização. Influencia o processo corporativo de tomada de decisões para determinar quais são os valores que afetam seus parceiros e definir como os administradores podem usar tais valores no cotidiano da organização. As práticas éticas nos negócios beneficiam a organização em três aspectos: 1. Aumento da produtividade 2. Melhoria da saúde organizacional 3. Minimização da regulamentação governamental Prof. Simone Sampaio
CÓDIGO DE ÉTICA Muitas organizações têm o seu código de ética como uma declaração formal para orientar e guiar o comportamento de seus parceiros. Para que o código de ética estimule decisões e comportamentos éticos das pessoas são necessárias duas providencias: 1. A organização deve comunicar o seu código de ética a todos os seus parceiros, isto é, as pessoas dentro e fora da organização. 2. As organizações devem cobrar continuamente comportamentos éticos de seus parceiros, pelo respeito a seus valores básicos ou adotando práticas transparentes de negócios. Prof. Simone Sampaio
CÓDIGO DE ÉTICA Modelo shareholder: Organização deve se preocupar em maximizar lucros, satisfazer os proprietários ou acionistas. À medida que os lucros crescem, as ações da organização aumentam de valor, aumentando também a riqueza dos proprietários e acionistas. Assim, a organização não deve assumir responsabilidade social direta. Modelo stakeholder: Posição favorável à responsabilidade social das organizações que esta situada na sobrevivência a longo prazo. Prof. Simone Sampaio
APRECIAÇÃO CRÍTICA DAS NOVAS ABORDAGENS Não podemos dizer que uma teoria está ultrapassada, mesmo uma teoria como a administração científica, pois esta ainda é usada. O futuro da teoria administrativa não está no cancelamento das anteriores, mas sim, na evolução ou revolução para novas e diferentes abordagens mais adequadas para o mundo atual. Também, dizer que uma teoria é mais certa que outra não está certo. Ao administrador cabe o desafio de fazer a leitura da realidade, diagnosticar a situação e entrever a abordagem mais indicada a ser utilizada. Prof. Simone Sampaio
SOLUÇÕES EMERGENTES Melhoria contínua: 1. Promover o aprimoramento contínuo. 2. Enfatizar o cliente. 3. Reconhecer o problema abertamente. 4. Promover a discussão aberta e franca. 5. Criar e incentivar equipes de trabalho. 6. Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais. 7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas. 8. Desenvolver a autodisciplina. 9. Comunicar e informar a todas as pessoas. 10. Treinar intensivamente e capacitar todas as pessoas. Prof. Simone Sampaio
SOLUÇÕES EMERGENTES Qualidade Total: 1. Escolha uma área de melhoria. 2. Defina a equipe de trabalho que tratará da melhoria. 3. Identifique os benchmarks. 4. Analise o método atual. 5. Faça um estudo piloto da melhoria. 6. Implemente as melhorias. Prof. Simone Sampaio
SOLUÇÕES EMERGENTES Reengenharia: 1. De departamentos para equipes de processos focadas no cliente. 2. Downsizing: achatamento e enxugamento. 3. De tarefas para equipes multifuncionais. 4. De regras e regulamentos para autonomia das pessoas. 5. De treinamento específico para educação integral das pessoas. 6. De avaliação do passado para metas futuras. 7. De subordinação para foco no cliente – interno ou externo. 8. De gerentes controladores para líderes impulsionadores. 9. De gerentes com habilidades técnicas para habilidades interpessoais. Reengenharia: 1. Fundamental. 2. Radical. 3. Drástica. 4. Processos. Prof. Simone Sampaio
O QUE ESTA ACONTECENDO???? Gestão do Conhecimento: Conhecimento é a informação estruturada que tem valor para a organização. Conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas, tecnologias e a novas formas de interação. Onde está o conhecimento? Conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e obtido pela interação social. As organizações bem-sucedidas sabe motivas as pessoas a aprender e aplicar seus conhecimentos. A organização de conhecimento se baseia na gestão do conhecimento (GC). Capital Intelectual: Conhecimento é um ativo intangível. Não ocupa espaço. É a base do Capital Intelectual. O Capital Intelectual tem mais valor que o Capital Financeiro na Era da Informação. O Capital Intelectual é formado por: Nossos clientes. Nossa organização. Nossas pessoas. As organizações bem-sucedidas usam indicadores (como eficiência, renovação, crescimento) para gerir e monitorar seus ativos intangíveis. Prof. Simone Sampaio
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