DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Vídeo Educar – Rubem Alves
TURNO INTEGRAL.
Avaliação Institucional
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
TURNO INTEGRAL.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
O sujeito e suas singularidade
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Videodançar: um verbo possível.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Professor: José Medina
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Pratica como componente
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Portal das profissões: propondo novas perspectivas aos jovens-adultos no Ciep.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O jogo de me ver é te ver jogando:
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
O jogo de me ver é te ver jogando:
Transcrição da apresentação:

DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral

Informações Gerais Instituição – Unidade: UERGS Campus Montenegro R. Cap. Porfírio, Centro, Montenegro - RS, Graduação: Teatro: Licenciatura PIBID – Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docencia Coordenadores do PIBID: Carlos Roberto Mödinger e Marli Susana Carrard Sitta Orientadora: Marli Susana Carrard Sitta Período de desenvolvimento: 09 de Setembro à 25 de Novembro Local de desenvolvimento: E.M.E.F. Esperança (Av. Juvenal Alves de Oliveira, bairro SENAI, comunidade conhecida como “Vila esperança”) Responsáveis pelo projeto Bruno Teixeira; Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira e Rafeala Giacomelli

Apresentação PIBID – Licenciatura em Teatro Observação de Jogo Espontâneo (sem indução) Câmera como Indutor de Jogo (Jean-Pierre Ryngaert) Documentário

Objetivos Potencializar o olhar sobre si, do aluno, como um agente ativo na construção artística. Democratização do processo de criação.

“O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que o manda que “ ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legitima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente ético de nossa existência.” (FREIRE, 1996, p.25)

Metodologia Grupo de 15 alunos do contra turno Duas câmeras -15 minutos de registro, uma hora de desenvolvimento Aulas alternadas – Jogos partindo dos vídeos Jogos Teatrais que trabalham a pausa, suspensão e a criação de imagens coletivas. Um novo indutor

“Atualmente é difícil não considerar a busca individual, a importância dada à “biografia” de cada um no grupo de jogo. A busca de soluções pessoais para um bem-estar mediato modificou as oficinas de formação e, às vezes, aprimorou as imagens do mundo que se esperava fazer surgir. Portanto trataremos de terapia se encararmos com tal uma busca de equilíbrio entre o fora e o dentro, entre o interior e o exterior, e o jogo como um insubstituível espaço intermediário. O interesse pelo jogo provém dessa situação de entre-lugar, nem no sono nem na realidade, mas uma zona intermediaria que autoriza a multiplicação de tentativas com menores riscos.” (Ryngaert, 2009, p.24)

Considerações finais Deslocamento físico Ainda não posto em prática na Escola Esperança Uma nova estética, novos olhares, novas formas de se Deixar Ser. Mudança de título

Referências BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamound, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, SLADE, P. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.