Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
MESA REDONDA: A Interface da Políticas Públicas e
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
ANÁLISE DO TRABALHO INFANTIL EM PERNAMBUCO
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
Acompanhamento Familiar
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Modelo anterior de atendimento
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
No Âmbito da Assistência Social
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Rede de atenção Intersetorial
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
Os Desafios da Execução das Ações Estratégicas do PETI no Âmbito do SUAS- contextualizando o Trabalho Infantil no Brasil Francisco Brito.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Planejando a Próxima Década
O Brasil sem Miséria e as novas perspectivas para as políticas
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
Seminário Nacional “Nas Trilhas da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes” 16 de outubro de 2015 Recife/PE.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
ENCONTRO REGIONAL NORTE DO CONGEMAS
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Pre São José dos Pinhais junho 2016.
Transcrição da apresentação:

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Joaquim de Proença Sigaud Consultor nacional em políticas públicas Consultor de assistência social do CIEE-RS

PETI – contextualizando o redesenho 2009: A CIT pactua o Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda, que define, entre outros, as responsabilidades da rede de CRAS e de CREAS na proteção às famílias com situação de trabalho infantil. Edição da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, definindo os serviços preventivos da PSB e os especializados da PSE. 2010: Publicação das Orientações Técnicas sobre a Gestão do PETI e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2011: PETI é incorporado na LOAS, ratificando o “...caráter intersetorial, integrante da PNAS, que, no âmbito do SUAS, foi consolidado com as ações que compreende : (1) transferência de renda às famílias; (2) trabalho social com famílias e (3) oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes. HISTÓRICO DO PETI

Crianças, Adolescentes e suas Famílias Trabalho Infantil Crianças, Adolescentes e suas Famílias SCFV PAIF PAEFI Equipes Volantes SUAS Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI Abordagem Social PETI Educação Esporte e Lazer Saúde Cultura Trabalho

PETI – contextualizando o redesenho Novo cenário Avanços na estruturação do SUAS Mudanças no fenômeno trabalho infantil

Diagnóstico – trabalho infantil O Censo Demográfico 2010 mostrou declínio do trabalho infantil para o Brasil, mas trouxe dois alertas: - a redução foi mais lenta para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos (10,8%) - a expressiva redução verificada no Nordeste não ocorreu nas demais regiões, tendo sido registrada ampliação do trabalho infantil no Norte e no Centro Oeste e elevada concentração nas regiões Sul e Sudeste. Tabela I Diagnóstico – trabalho infantil Nota: Como as estatísticas dos anos 2000 mostram que o trabalho infantil é residual, o Censo Demográfico não capta informações de trabalho para crianças de 5 a 9 anos

Principais Ocupações com presença de Trabalho Infantil (73%) com exigência de ações diferenciadas de enfrentamento – IBGE/Censo 2010 Agricultura - 41% Comércio, reparação (veículos, equipamentos domésticos etc) - 17% Industria de Transformação (alimentação, vestuário, calçados etc) – 7% Serviços domésticos – 8% Lixões – 0,44% Tráfico de drogas

ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente PETI ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL Sensibilização Mobilização Social Campanhas Audiências Públicas I - Informação e Mobilização Busca Ativa: Notificação Integrada Registro CADÚNICO II - Identificação Transferência de Renda Inserção em Serviços de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e Trabalho p/ as famílias III - Proteção Identificação Atendimento criança, adolescente e família; Metas pactuadas V - Monitoramento IV - Defesa e Responsabilização Fiscalização e autuação do empregadores Aplicação de Medidas protetivas à família Audiência pública para pactuação

PETI - Ações estratégicas Sensibilização e mobilização social dos agentes públicos, movimentos sociais, centrais sindicais, associações entre outros para as ações de erradicação do trabalho infantil; realização de campanhas nacionais e estaduais; apoio e acompanhamento da realização de audiências públicas promovidas pelo Ministério Público do Trabalho e MPs para definir estratégias e firmar compromissos com os municípios; intensificação da busca ativa pelos, Equipes Volantes, Serviço Especializado de Abordagem Social para identificação e registro no CAD Único; acesso a transferência de renda e desenvolvimento de ações intersetoriais para inserção da criança, adolescente e suas famílias nos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas; articulação com as delegacias regionais do trabalho, fiscais do meio ambiente, conselho tutelar para fomento das ações de fiscalização; articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares para garantir a devida aplicação de medida de proteção para crianças e adolescente em situação de trabalho infantil.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI OBRIGADO ! Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI Joaquim de Proença Sigaud E-mail joaquimsigaud@gmail.com Cel: (xx51)8433-2881