Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pesquisa e Prática em Educação
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Pedagogia Universitária
Flexibilização Curricular
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
FORMAÇÃO CONTINUADA II
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Metodologia Científica
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Profª. Ivna Herbênia Souza
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Prática como Componente Curricular
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Docência universitária: repensando a aula
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Recife
O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
O que entendemos por teoria e por prática.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º  Ana Rita Gaspar, n.º  Cátia Marmelo, n.º  Daniela Pedro,
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro

Universidade brasileira Influência européia jesuítico napoleônico alemão

Modelo Jesuítico: Ratio Studiorum 1590 Transmissão do conteúdo Cópia e memorização Método por etapas pré-estabelecidas Conhecimento pronto e acabado

Modelo Napoleônico: Grade curricular Justaposição de disciplinas e hierarquizadas Ciclo básico e profissionalizante Separação teoria (ciclo básico) e a prática (estágio).

Modelo Alemão: Carreiras voltadas à sociedade industrial Cursos de especialização Pesquisas de interesse utilitário Conhecimento tecnológico e aplicado

Lei 5540 – Reforma Universitária/1968 a) Vínculo linear entre educação, desenvolvimento econômico e mercado de trabalho; b) Parcerias entre universidade e setor produtivo;

c) Vestibular unificado, ciclo básico, cursos, regime de créditos e matrícula por disciplinas; d) Fim da cátedra e a instalação do sistema departamental; e) Criação da carreira docente e do regime de dedicação exclusiva; e) Criação da carreira docente e do regime de dedicação exclusiva; f) Expansão do ensino superior; g) Extensão universitária; h) Ênfase nas dimensões técnica e administrativa.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação–9394/96 Construção de diretrizes para as diferentes áreas ou cursos de graduação com objetivos e metas que se constituem em desafios ao modelo tradicional de organização institucional e trabalho docente, iniciando-se pelo momento de organização do projeto pedagógico institucional e de cursos. Construção de diretrizes para as diferentes áreas ou cursos de graduação com objetivos e metas que se constituem em desafios ao modelo tradicional de organização institucional e trabalho docente, iniciando-se pelo momento de organização do projeto pedagógico institucional e de cursos.

O professor universitário e o trabalho formativo... Para Garcia e Vaillant (2012) os processos formativos para os professores universitários devem se desenvolver num contexto específico, com organização de material determinado e com certas regras de funcionamento. Como afirmam os autores, (p. “é a inter-relação entre as pessoas que promove contextos de aprendizagem que facilitam o desenvolvimento complexo dos indivíduos que forma e se formam” 29). Para Garcia e Vaillant (2012) os processos formativos para os professores universitários devem se desenvolver num contexto específico, com organização de material determinado e com certas regras de funcionamento. Como afirmam os autores, (p. “é a inter-relação entre as pessoas que promove contextos de aprendizagem que facilitam o desenvolvimento complexo dos indivíduos que forma e se formam” 29).

Mas como o professor universitário se constitui docente... Saberes necessários a atuação profissional. Saberes necessários a atuação profissional. Saberes docentes dos professores universitários se voltam para um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício profissional. Saberes docentes dos professores universitários se voltam para um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício profissional. Mas será que os professores universitários possuem os saberes da docente no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão? Mas será que os professores universitários possuem os saberes da docente no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão? Como estamos nos constituirmos profissionais desse espaço se em muitos casos nunca fomos preparados para isso? Como estamos nos constituirmos profissionais desse espaço se em muitos casos nunca fomos preparados para isso?

Formação em serviço... A formação continuada refere-se a iniciativas instituídas no período que acompanha o tempo profissional dos professores. Pode ter formatos e duração diferenciados, assumindo a perspectiva da formação como processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Nesse caso os sistemas de ensino, as universidades e as escolas são as principais agencias mobilizadoras dessa formação. A formação continuada refere-se a iniciativas instituídas no período que acompanha o tempo profissional dos professores. Pode ter formatos e duração diferenciados, assumindo a perspectiva da formação como processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Nesse caso os sistemas de ensino, as universidades e as escolas são as principais agencias mobilizadoras dessa formação.

No processo de formação... É necessário que os professores possam desenvolver os processos de formação permanentes e para isso as experiências vividas e as trajetórias de vida e as trajetórias traçadas na formação inicial e continuada são marcantes. É necessário que os professores possam desenvolver os processos de formação permanentes e para isso as experiências vividas e as trajetórias de vida e as trajetórias traçadas na formação inicial e continuada são marcantes.

Cunha et alii, 2008) confirmamos que, se a universidade é o espaço da formação dos docentes que nela atuam, dificilmente esses espaços se transformam em lugares, compreendidos como o espaço ocupado por significados dos sujeitos envolvidos, ou seja, “quando reconhecemos a sua legitimidade para localizar ações, expectativas, esperanças e possibilidades” (p. 54). Muito menos, transformam-se em territórios, para os quais se teria de contar com o lugar reconhecido e com estabilidade e “onde se explicitam os valores e dispositivos de poder de quem atribui os significados” (p. 56). Cunha et alii, 2008) confirmamos que, se a universidade é o espaço da formação dos docentes que nela atuam, dificilmente esses espaços se transformam em lugares, compreendidos como o espaço ocupado por significados dos sujeitos envolvidos, ou seja, “quando reconhecemos a sua legitimidade para localizar ações, expectativas, esperanças e possibilidades” (p. 54). Muito menos, transformam-se em territórios, para os quais se teria de contar com o lugar reconhecido e com estabilidade e “onde se explicitam os valores e dispositivos de poder de quem atribui os significados” (p. 56).

A qualidade da formação... Precisamos nos atentar para o fato de que não devemos buscar apenas pela realização de atividades formativas que, em muitos casos, nem visam pela valorização de determinadas aprendizagens junto ao redimensamento de inúmeros construtos. A formação inicial e continuada precisa ser e estar acompanhada de avaliações e reflexões sobre as experiências e as trajetórias vividas nesses processos formativos. Precisamos nos atentar para o fato de que não devemos buscar apenas pela realização de atividades formativas que, em muitos casos, nem visam pela valorização de determinadas aprendizagens junto ao redimensamento de inúmeros construtos. A formação inicial e continuada precisa ser e estar acompanhada de avaliações e reflexões sobre as experiências e as trajetórias vividas nesses processos formativos.

A qualidade nos processos de formação exige uma ação: Participativa; Participativa; Auto-reflexiva; Auto-reflexiva; Contextual/plural; Contextual/plural; Processual; Processual; Transformadora Transformadora

Muito Obrigada! Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo