PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Estudo de Cunho Etnográfico
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Entrevistas realizadas com professores da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva
III Encontro de Boas Práticas
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
CONSELHO DE CLASSE CADEP
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
“Workshop: A química das drogas e a química da vida”
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Franceline Michailoff
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Atividade complementar 04 e 05
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
1ª Formação de Professores Coordenadores
E E Profª Júlia Macedo Pantoja
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
 Tema: O som da ditadura  Prof as : Cristiane e Simone  Disciplinas: Língua Portuguesa e História.
ANEXO 3 - PAINEL Visita ao EMEF Prof. Zeferino Vaz / CAIC.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Formação continuada ANO 2015
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
REPRESENTA 23 SINDICATOS EM 19 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL - A BASE É FORMADA PELO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFA.AMÁBILE PACIOS FEDERAÇÃO NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA Escola Estadual Vitor Antônio Trindade Mediadora: Iza da Silva

O projeto “Álcool na Adolescência” tem como finalidade promover uma reflexão coletiva acerca dos malefícios provocados pelo consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes do Ensino Médio, além de promover a interação entre escola, família e comunidade.

Salas envolvidas: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Professores envolvidos: Paulo Francisco C. de Aguiar (Sociologia); Juliana F. Sabião Ribeiro (Português); Edélcio Lourenço de P. B. Menezes (Física). Duração: 30 dias Temas abordados: alcoolismo; reflexão familiar; reflexão dos alunos.

FASES DO PROJETO

No dia 26 de Outubro, foram convocados em A. T. P No dia 26 de Outubro, foram convocados em A.T.P.C os pais dos alunos envolvidos no ocorrido, bem como a equipe gestora e professores. Na ocasião, não foram permitidas fotos, no intuito de preservar os familiares envolvidos. Este Projeto foi dividido em três fases: 1- CENTRAMENTO E A PRÁTICA DO DIÁLOGO; 2- DINÂMICA; 3- TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE DESORDENS DEVIDO AO USO DE ÁLCOOL (AUDIT). Paralelamente as atividades citadas acima, realiza-se o desenvolvimento de discussões com base em textos relacionados ao consumo de álcool e suas consequências durante as aulas de Língua Portuguesa.

CENTRAMENTO

PRÁTICA DO DIÁLOGO

DINÂMICA Houve também um trabalho intervencionista, realizado a partir de uma dinâmica desenvolvida pelos alunos sob a orientação e supervisão de um professor responsável, a fim de refletir sobre os perigos oferecidos pelas bebidas alcoólicas, buscando uma conscientização dos jovens sobre o uso do álcool de maneira precoce, associado ao currículo da disciplina de Física.

SALA DE MULTIMÍDIA (VÍDEO - JAQUELINE UMA LIÇÃO DE VIDA https://www SALA DE MULTIMÍDIA (VÍDEO - JAQUELINE UMA LIÇÃO DE VIDA https://www.youtube.com/watch?v=tUyjOnm Fco4) Roda de Debates, Discussão e Reflexão: O momento da Dinâmica é o mais importante, já que o Profº: Edélcio Lourenço de Paula Borges Menezes, fará perguntas a alguns dos alunos sobre o filme; nota-se que ele terá que ter o cuidado e muito tato para não ofender a imagem e nem os sentimentos dos presentes na sala. Como quem realizou a Dinâmica foi o Professor de Física, então as perguntas foram voltadas para esta disciplina, porém, nada impede de ser aplicado por outros Professores de outras disciplinas, e eles mesmos adequar a Dinâmica a sua matéria.

TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE DESORDENS DEVIDO AO USO DE ÁLCOOL (AUDIT) Além disso, uma pesquisa de campo (amostragem) foi realizada com o intuito de perceber, a partir da aplicação do teste AUDIT, como o álcool esta presente na vida dos estudantes do Ensino Médio.

Orientação sobre a aplicação do AUDIT

Aplicação do teste pelos Alunos

Aplicação do teste pelos Alunos

RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)

RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)

RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)

PROJETO EM ANDAMENTO

OBRIGADA !!!