PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA Escola Estadual Vitor Antônio Trindade Mediadora: Iza da Silva
O projeto “Álcool na Adolescência” tem como finalidade promover uma reflexão coletiva acerca dos malefícios provocados pelo consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes do Ensino Médio, além de promover a interação entre escola, família e comunidade.
Salas envolvidas: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Professores envolvidos: Paulo Francisco C. de Aguiar (Sociologia); Juliana F. Sabião Ribeiro (Português); Edélcio Lourenço de P. B. Menezes (Física). Duração: 30 dias Temas abordados: alcoolismo; reflexão familiar; reflexão dos alunos.
FASES DO PROJETO
No dia 26 de Outubro, foram convocados em A. T. P No dia 26 de Outubro, foram convocados em A.T.P.C os pais dos alunos envolvidos no ocorrido, bem como a equipe gestora e professores. Na ocasião, não foram permitidas fotos, no intuito de preservar os familiares envolvidos. Este Projeto foi dividido em três fases: 1- CENTRAMENTO E A PRÁTICA DO DIÁLOGO; 2- DINÂMICA; 3- TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE DESORDENS DEVIDO AO USO DE ÁLCOOL (AUDIT). Paralelamente as atividades citadas acima, realiza-se o desenvolvimento de discussões com base em textos relacionados ao consumo de álcool e suas consequências durante as aulas de Língua Portuguesa.
CENTRAMENTO
PRÁTICA DO DIÁLOGO
DINÂMICA Houve também um trabalho intervencionista, realizado a partir de uma dinâmica desenvolvida pelos alunos sob a orientação e supervisão de um professor responsável, a fim de refletir sobre os perigos oferecidos pelas bebidas alcoólicas, buscando uma conscientização dos jovens sobre o uso do álcool de maneira precoce, associado ao currículo da disciplina de Física.
SALA DE MULTIMÍDIA (VÍDEO - JAQUELINE UMA LIÇÃO DE VIDA https://www SALA DE MULTIMÍDIA (VÍDEO - JAQUELINE UMA LIÇÃO DE VIDA https://www.youtube.com/watch?v=tUyjOnm Fco4) Roda de Debates, Discussão e Reflexão: O momento da Dinâmica é o mais importante, já que o Profº: Edélcio Lourenço de Paula Borges Menezes, fará perguntas a alguns dos alunos sobre o filme; nota-se que ele terá que ter o cuidado e muito tato para não ofender a imagem e nem os sentimentos dos presentes na sala. Como quem realizou a Dinâmica foi o Professor de Física, então as perguntas foram voltadas para esta disciplina, porém, nada impede de ser aplicado por outros Professores de outras disciplinas, e eles mesmos adequar a Dinâmica a sua matéria.
TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE DESORDENS DEVIDO AO USO DE ÁLCOOL (AUDIT) Além disso, uma pesquisa de campo (amostragem) foi realizada com o intuito de perceber, a partir da aplicação do teste AUDIT, como o álcool esta presente na vida dos estudantes do Ensino Médio.
Orientação sobre a aplicação do AUDIT
Aplicação do teste pelos Alunos
Aplicação do teste pelos Alunos
RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)
RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)
RESULTADOS DA PESQUISA (AUDIT)
PROJETO EM ANDAMENTO
OBRIGADA !!!