Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Aprender brincando: o uso de jogos na educação
Pedagogia da pesquisa-ação
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A APRENDIZAGEM EFETIVA
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIFICULDADES E FACILITADORES
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Estágio.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Propostas de layout Modelo 1
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação.
FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
A Função do Professor Articulador
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MEMÓRIA DE AULA 5 – O JOGO.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
Jogos na alfabetização Matemática
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Como elaborar um plano de aula
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Professor: José Medina
Cristiane Jonas Francisconi
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Tendências atuais do ECLE
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Projetos e Sequências Didáticas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Termo de Terminalidade
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Matriz de avaliação processual
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química Larissa Codeço Crespo 28 de abril de 2014

ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS O desinteresse em compreender e aprender os conteúdos, está muitas vezes associado à forma como as atividades são trabalhadas pelos professores nas salas de aula. Como introduzir os conteúdos de forma mais atrativa? De forma contextualizada; De forma lúdica; De forma lúdica e contextualizada.

ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS O lúdico tem em sua essência o prazer, a alegrIa e o divertimento (HUIZINGA, 2000). A atividade lúdica refere-se às manifestações que envolvem situações lúdicas, ou seja, situações em que estão envolvidos o prazer e o divertimento no decorrer da ação. Brougère (2010, p.21) destaca que “o caráter lúdico de um ato não vem da natureza do que é feito, mas da maneira como é feito”.

ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS

Atividades lúdicas didáticas São divertidas e prazerosas Desenvolvem habilidades e atuam na esfera corporal, afetiva e social – educativas. Atividades lúdicas Auxiliam na construção de conhecimentos específicos Atividades lúdicas didáticas Jogos Brincadeiras de rua Música Artes Jogos didáticos Envolvem regras definidas Competição Envolvem conceitos/ conteúdos de Química Jogos didáticos Brincadeiras didáticas Experimentos didáticos KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. 3. Reimp. da. 1. ed. de 1998. São Paulo: Thomson, 2010.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES LÚDICAS Experimentos Utilização de sucatas e material de baixo custo Dramatizações História em Quadrinho Recursos multimídia Jogos educativos http://rived.mec.gov.br/ http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry http://nautilus.fis.uc.pt/molecularium/

Aspecto Social e Afetivo O jogo na escola Aspecto Didático Introduzir, exercitar, revisar, auxiliar na construção de novos conhecimentos. Desenvolver habilidades e competências. O aprendizado deixa de ser visto como obrigação. Aspecto Social e Afetivo Melhoram a socialização, relação aluno-aluno e aluno-professor. Aumentam a autonomia e a iniciativa individual. Aspecto Disciplinar Modificam a rotina das aulas. Os alunos participam de forma mais ativa do que nas atividades tradicionais. Adaptado de Grando (2000); Cunha (2012); Antunes (2012); Crespo (2010) e Alves (2007).

Resultado da implantação das Ludotecas de Química Figura 2: Jogo Serpentes e Escadas. a) Caixa na qual os materiais do jogo estão guardados. b) Exemplo de um conjunto do jogo: cartas, peões, dado, tabuleiro, encarte de regras e encarte de consulta ao conteúdo.

Quando utilizar as atividades? Como controlar a disciplina dos alunos? -Pontos de discussão: Quando utilizar as atividades? Como controlar a disciplina dos alunos? O que fazer com o aluno que não quer participar? HUIZINGA, J. Homo Ludens. Tradução de J. P. Monteiro. 4. ed. São Paulo. Perspectiva, 2000. SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004, 203f. Tese.

Resultados da pesquisa de doutorado Categoria: Aspectos didático, disciplinar, social e afetivo O papel do professor PL (2012) “Eu noto eles até na hora do jogo, como eles se interessam mais porque tem aquela competitividade entre eles para ganhar, eles tiram mais as dúvidas ali. Então pra mim é até uma forma de avaliação, que aí eu vejo o que eles entenderam de errado, o que eles não compreenderam.” Depoimento da professora PL em 2012

Resultado da análise de conteúdo dos professores 5ª Categoria: Aspectos didático, disciplinar, social e afetivo b) A cooperação e a função social do jogo PZ (2012) “Entre os alunos, um tenta ajudar o outro pra poder participar do jogo. Quando o jogo é em grupo e o outro não está entendendo, sempre o que sabe vai passando informação pro outro e eu acho que isso é muito bom.” Figura 9: Depoimento da professora PZ em 2012

ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica

Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica a) Definição do conteúdo – cotidiano b) Definição da objetivo educacional – qual competência se pretende atingir com um determinado conteúdo c) Conhecimento do público alvo – número de participantes, nível de conhecimento, faixa etária d) Tempo de duração e) Espaço f) Materiais

Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica g) Dinâmica – regras, material de consulta h) Adaptações i) Teste