Daiana Amorim Ferreira - – UFPE Maria Laura da Costa Monteiro – - UFPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FACULDADE METROPOLITANA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Contextos de formação de Professores
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Curso de Docência Universitária
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CURSOS EFA – NS.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SILVANA BERBEL FERNANDES
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
REPLANEJAMENTO 2015.
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública da UAB : Qual o lugar da diversidade e das ações.
Disciplina de Arte.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada 2º Encontro
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

A Escrita como Prática Reflexiva e o Diário como Ferramenta da Formação Docente Daiana Amorim Ferreira - daianaamorim26@gmail.com – UFPE Maria Laura da Costa Monteiro – lauramonteiro16@hotmail.com - UFPE Faélcio José Medeiros de Souza – faelcio@ymail.com – UFPE

O princípio da indissociabilidade entre teoria e prática Conhecimento na ação (Schön, 1983) Concepção pragmática Aprendizagem por meio das experiências (Dewey, 1976) CoNCEITOS-CHAVES

“O profissional deve desenvolver a capacidade de refletir sobre as experiências correntes e aprender com elas” (Schön, 1983); Refletir para recuperar o saber-na-ação; Reflexão após as experiências CoNCEITOS-CHAVES

Objeto de estudo Escrever para recuperar as experiências Diário como ferramenta reflexiva Relatos das experiências de Ensino e Aprendizagem Introdução da prática na formação docente Objeto de estudo

Objetivo: verificar junto a docentes em formação o potencial da escrita como ferramenta para reflexão sobre as experiências no processo de aprendizagem. Levantamento com a alunos de Curso de Pós- Graduação em Administração da UFPE – Didática de Ensino – Utilizaram o diário. Instrumento de coleta: Questionário fechado aplicado no modelo formulários online do Google disponibilizado via email. metodologia

Resultados Uso do diário Efeito positivo da elaboração do diário na aprendizagem: (80%) O efeito percebido com a melhor avaliação foi: Passou a extrair significado das situações Principal obstáculo: Tempo para escrever Pretendem manter o uso da ferramenta: (60%) Resultados

Resultados Potencial reflexivo do diário baseado em Boud (2001) retorno à experiência: (93%) observação dos sentimentos (87%) re-avaliação das experiências (87%) Resultados

Foi possível extrair um balanço favorável para o uso da técnica na formação docente. Podendo ser aconselhado que experiências semelhantes sejam disseminadas em outros programas de modo a subsidiar o processo de reflexão em futuros praticantes da docência. conclusão

ObRIGADA PELA ATENÇAO.