A Escrita como Prática Reflexiva e o Diário como Ferramenta da Formação Docente Daiana Amorim Ferreira - daianaamorim26@gmail.com – UFPE Maria Laura da Costa Monteiro – lauramonteiro16@hotmail.com - UFPE Faélcio José Medeiros de Souza – faelcio@ymail.com – UFPE
O princípio da indissociabilidade entre teoria e prática Conhecimento na ação (Schön, 1983) Concepção pragmática Aprendizagem por meio das experiências (Dewey, 1976) CoNCEITOS-CHAVES
“O profissional deve desenvolver a capacidade de refletir sobre as experiências correntes e aprender com elas” (Schön, 1983); Refletir para recuperar o saber-na-ação; Reflexão após as experiências CoNCEITOS-CHAVES
Objeto de estudo Escrever para recuperar as experiências Diário como ferramenta reflexiva Relatos das experiências de Ensino e Aprendizagem Introdução da prática na formação docente Objeto de estudo
Objetivo: verificar junto a docentes em formação o potencial da escrita como ferramenta para reflexão sobre as experiências no processo de aprendizagem. Levantamento com a alunos de Curso de Pós- Graduação em Administração da UFPE – Didática de Ensino – Utilizaram o diário. Instrumento de coleta: Questionário fechado aplicado no modelo formulários online do Google disponibilizado via email. metodologia
Resultados Uso do diário Efeito positivo da elaboração do diário na aprendizagem: (80%) O efeito percebido com a melhor avaliação foi: Passou a extrair significado das situações Principal obstáculo: Tempo para escrever Pretendem manter o uso da ferramenta: (60%) Resultados
Resultados Potencial reflexivo do diário baseado em Boud (2001) retorno à experiência: (93%) observação dos sentimentos (87%) re-avaliação das experiências (87%) Resultados
Foi possível extrair um balanço favorável para o uso da técnica na formação docente. Podendo ser aconselhado que experiências semelhantes sejam disseminadas em outros programas de modo a subsidiar o processo de reflexão em futuros praticantes da docência. conclusão
ObRIGADA PELA ATENÇAO.