APRIMORAMENTOS RESOLUÇÃO NORMATIVA nº 451/2011 Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
A importância e o papel dos Conselhos de Consumidores
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Brasília - DF 16 de novembro de 2004 Brasília.
Conselho de Consumidores da Eletrobras Amazonas Energia
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Audiência Pública 01/2012. A Representatividade do Conselho de Consumidores da MUX ENERGIA PRESIDENTE: Valdir Angelo Cadini VICE PRESIDENTE: Peter Matias.
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.

COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
Integração - Modernização - Descentralização
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Gestão de Recursos na Escola: Transformando a Comunidade.
Setor de Energia Elétrica 1930 até 1990: Estado presta o serviço Consequências: (i)Tarifas baixas para controlar a inflação gerando déficit setorial (ii)Empreendimentos.
CRIAÇÃO Lei Estadual de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Atribuições e Responsabilidades
Superintendência de Colegiados
Mercado do Títulos Público
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
RESOLUÇÃO CONAMA 357/05 Revisa e revoga a Resolução CONAMA 020/86
SERVIÇOS PÚBLICOS O INSS é uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, executora de serviços públicos e concessão de benefícios.
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Reunião em ASSOCIADOS / SINDICALIZADOS DEZEMBRO / ,59% DEZEMBRO / ,51% ABRIL / ,73% FEVEREIRO / ,50% FEVEREIRO/2015.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Mobilização Social nas PECs
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
Revisão do Planejamento Plano de Aplicação e Plano de Trabalho de 2016 Reunião de Alinhamento para o Quadriênio Rede Brasileira de Metrologia.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
1 XXVII Fórum de Controle Interno Preventivo “Gestão de CNPJ e Regularidade no CAUC”
PRESTAÇÃO DE CONTAS Resolução nº / TSE ELEIÇÕES 2012.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Your name COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO - CIS A idéia é dar uma rápida pincelada da “carreira” e do papel da CIS, bem como.
APLICAÇÃO DO MODELO DE TARIFA BÁSICA OPERACIONAL – TBO ESTUDO DE CASO DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
Romeu Donizete Rufino Diretor - ANEEL Brasília – DF 1º de junho de 2011 RESOLUÇÃO 414/2010 Transferência de ativos de Iluminação Pública aos Municípios.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
Transcrição da apresentação:

APRIMORAMENTOS RESOLUÇÃO NORMATIVA nº 451/2011 Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA

OBJETIVO Estabelece as condições gerais para a criação, organização e funcionamento dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, no âmbito das concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica.

LEI Art. 13. O concessionário de serviço público de distribuição de energia elétrica criará, no âmbito de sua área de concessão, Conselho de Consumidores, de caráter consultivo, composto por igual número de representantes das principais classes tarifárias, voltado para orientação, análise e avaliação das questões ligadas ao fornecimento, tarifas e adequacidades dos serviços prestados ao consumidor final.

PROPOSTAS AMPLIAÇÃO DO MANDATO 2 anos4 anos

Vedar a participação de conselheiro em mais de um Conselho de Consumidores no mesmo período de mandato; PROPOSTAS

Estabelecer que todas as decisões do Conselho de Consumidores devem ser documentadas e decididas de forma colegiada; PROPOSTAS As decisões do Conselho de Consumidores devem ser tomadas de forma colegiada com, no mínimo, 3 (três) votos favoráveis.

Estabelecer que a distribuidora promova ações de capacitação aos conselheiros, as quais deverão estar inseridas no Plano de Ações e Metas - PAM dos Conselhos de Consumidores; PROPOSTAS

Estabelecer que, do total de recursos financeiros previstos no PAM, 75% sejam utilizados para custear a realização de atividades dentro da área de concessão. PROPOSTAS

Definir que o recurso financeiro destinado à cobertura das despesas do Conselho deve ser disponibilizado pela concessionária, mensalmente, via depósito na conta bancária específica do Conselho, à proporção de 1/12 avos, e indicar que a atualização do valor deste recurso se dará com base no índice de inflação adotado nos processos de reajuste tarifário da distribuidora; PROPOSTAS

Os recursos financeiros destinados ao Conselho de Consumidores devem ser aplicados em caderneta de poupança ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo lastreado em títulos da dívida pública federal e que os recursos a serem revertidos à modicidade permaneçam aplicados até o dia de sua efetiva devolução; PROPOSTAS

Inserir dentre as despesas elegíveis a contribuição associativa à organização de âmbito nacional que congregue conselhos de consumidores de energia elétrica. Possibilitar o custeio de despesas do secretário-executivo com inscrição em eventos, deslocamento, hospedagem e alimentação, quando aprovado e solicitado pelo Conselho de Consumidores; PROPOSTAS

Estabelecer limite de despesa para alimentação e hospedagem do conselheiro fora da cidade de seu domicílio, observado o disposto no Anexo I do Decreto nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006, que trata da concessão de diárias no âmbito da administração federal direta, autárquica e fundacional. A prestação de contas de cada viagem deve ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após o retorno do conselheiro à cidade de seu domicílio. PROPOSTAS

Classificação do Cargo/Emprego/Função Deslocamentos para Brasília/Manaus/ Rio de Janeiro Deslocamentos para Belo Horizonte/ Fortaleza/Porto Alegre/Recife/ Salvador/São Paulo Deslocamentos para outras capitais de Estados Demais deslocamentos A) Ministro de Estado581,00551,95520,00458,99 B) Cargos de Natureza Especial 406,70386,37364,00321,29 C) DAS-6; CD-1; FDS-1 e FDJ-1 do BACEN 321,10304,20287,30253,50 D) DAS-5, DAS-4, DAS-3; CD-2, CD-3, CD-4; FDE-1, FDE-2; FDT-1; FCA-1, FCA- 2, FCA-3; FCT1, FCT2; FCT3, GTS1; GTS2; GTS3. 267,90253,80239,70211,50 E) DAS-2, DAS-1; FCT4, FCT5, FCT6, FCT7; cargos de nível superior e FCINSS. 224,20212,40200,60177,00 F) FG-1, FG-2, FG-3; GR; FST-1, FST-2, FST-3 do BACEN; FDO-1, FCA-4, FCA- 5 do BACEN; FCT8, FCT9, FCT10, FCT11, FCT12, FCT13, FCT14, FCT15; cargos de nível intermediário e auxiliar 224,20212,40200,60177,00

Definir que a prestação de contas do PAM, deve ser enviada junto à Prestação Anual de Contas da distribuidora. A não observância resultará em suspensão do repasse de recursos ao referido Conselho, sem prejuízo das sanções previstas para a distribuidora; PROPOSTAS

Divulgação da página eletrônica dos Conselhos, que deverão conter informações como regimento interno, agenda de trabalho, Plano de Anual de Atividades e Metas, Prestação de Contas e calendários das reuniões, respeitando as restrições de divulgação de informações de caráter pessoal ou protegidos por sigilo. PROPOSTAS

Definir nas disposições transitórias, que os mandatos dos atuais conselheiros sejam estendidos para 31 de dezembro de 2016, visando adequá-los ao ano civil. PROPOSTAS

Estabelecer o prazo de 90 (noventa) dias, a contar da publicação da resolução alterada, para a revisão do Regimento Interno do Conselho de Consumidores; PROPOSTAS

19 Obrigado! Marcos Bragatto Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (61) – (61)