Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas

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Transcrição da apresentação:

Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas

C H A Conhecer as competências exigidas pelos cargos: C H A Estratégias / Resultados C Conhecimentos H Habilidades A Atitudes Pessoas

Qualificação é elemento ESTRATÉGICO para trabalhador e organização A responsabilidade pelo desenvolvimento é, tanto da empresa, quanto do próprio funcionário. Profissional da Era do Conhecimento Qualificação é elemento ESTRATÉGICO para trabalhador e organização “Na sociedade do conhecimento, a premissa mais provavelmente correta para as empresas é que elas precisam dos trabalhadores do conhecimento muito mais do que os trabalhadores do conhecimento precisam delas” Peter Drucker

Mudança É a passagem de um estado para outro, é a transição de uma situação para outra situação diferente. Toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções. É geralmente temida, porque significa pertubação, uma ameaça, um transtorno às maneiras estabelecidas de se fazerem as coisas.

FASES DA MUDANÇA Descongelamento Mudança Recongelamento Velhas idéias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas Novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento Novas idéias e práticas são exercitadas e aprendidas Identificação Internalização Suporte Reforço

Paradigmas É um conjunto de regras que definem fronteiras: certo – errado / verdadeiro – falso, etc... Funciona como modelo, padrão que define o comportamento das pessoas.

Fatores Influenciadores de Mudança Economia Tecnologia Empresa Estrutura Pessoas Sistemas e Processos Cultura Instituições Mercado

4 ondas de mudanças organizacionais 1 – Era da Agricultura Início da Humanidade até a Rev Industrial 2 – Era do Artesanato 1776 com a Rev Industrial até 1860 3 – Era da Industrialização Início com a 2ª Fase da Rev Industrial 1860 4 – Era da Informação Início no final do século XX

Tipos de Mudanças dentro das empresas Mudanças Estruturais: Afetam a estrutura organizacional, os órgãos, as redes de informações, os níveis hierárquicos. Mudanças Tecnológicas: Afetam máquinas, equipamentos, instalações, processos. Envolve a maneira pela qual a empresa executas suas tarefas. Mudanças no Ambiente: Afetam os resultados ou saídas da organização (produtos/ serviços), as metas, estratégias e os planos de ação. Mudanças Culturais: Afetam as pessoas, em seus comportamentos, atitudes, expectativas, aspirações e necessidades.

Forças que promovem a mudança Escolha e definição Do tipo de mudança. Escolha da Estratégia De mudança e de Contornar possíveis Resistências. Forças Externas Análise dos problemas e oportunidades, definição de Necessidades de mudanças em tecnologia, produtos Estrutura ou cultural Monitoração da Concorrência, dos clientes, das ameaças e oportunidades Necessidade De Mudanças Alternativas De Mudanças Implementação Da Mudanças Busca de alternativas De alternativas. Criatividade Forças Internas Objetivos organizacionais, planos, metas, problemas e necessidades da empresas

- TEMPESTADE DE IDÉIAS – Brainstorming - TEMPESTADE DE IDÉIAS – Técnica intensamente utilizada como meio de incentivar a geração de idéias criativas. O objetivo é incentivar o grupo a liberar todo seu conhecimento e criatividade sem barreiras, temores ou restrições.

Barreiras nas comunicações -Egocentrismo; Timidez; Dificuldade de expressão; Escolha inadequada do Local/Horário/Tema; Preconceitos; Status

Imagem Profissional Ferramenta de comunicação; Do potencial de habilidades; Quem você é / O que você faz A qualidade do que você faz

Construa sua verdadeira imagem ima Sua imagem sem limites!

Para otimizar as comunicações é necessário: Saber ouvir; Dar e receber feedback; Filtrar informações; Atualizar-se

Quantos quadrados existem nesta figura?

Mãos Talentosas https://www.youtube.com/watch?v=GKcKXt2s_cw