ÁREAS Divide-se em quatro grandes áreas que reportam ao tradicional ciclo de vida empresarial: Criação, Gestão, Expansão e Extinção. Em cada uma delas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
A busca de oportunidades de negócios
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Sistema de Informação Gerencial
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
Contabilidade Sistemas de Informação
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Gestão Empresarial na Cerâmica Vermelha e a sucessão familiar
Programa aluno pesquisador
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Empreendedorismo nas Empresas
Oportunidades.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
Passos para a Criação de uma empresa
COMO EMPREENDER ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM CENÁRIOS DE CRISE
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
E-Business a Nova Economia
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Amor e Sexualidade.
Teorias Modernas de Gestão
Prof. Msc. Magali de Macedo
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
5. Abordagem como um sistema de gestão
Formação Profissional IV
Recursos Humanos do Projeto
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Empreendedorismo.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
MATRIZ BCG.
O Atual Papel do RH nas Organizações
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de Negócios.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
EMPRESAS DE PARTICIPAÇÃO. FILOSOFIA DA EPC 7 PONTOS DA PERSONALIDADE.
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

ÁREAS Divide-se em quatro grandes áreas que reportam ao tradicional ciclo de vida empresarial: Criação, Gestão, Expansão e Extinção. Em cada uma delas, os empreendedores e demais interessados poderão encontrar um conjunto variado de informações.

CRIAÇÃO Nesta área encontra informações úteis sobre como planear o seu negócio, como constituir uma empresa, assim como esclarecimentos relativamente a aspectos jurídicos e a opções de financiamento; A partir de um plano de negócios, o empreendedor poderá fazer a auto-análise dos pontos fracos e fortes do seu projeto, agregando e sistematizando informação prática para a sua concretização e para a antecipação e resolução de problemas. Ao mesmo tempo, poderá utilizá-lo para dar a conhecer a empresa quando procura clientes, parceiros ou soluções de financiamento.

GESTÃO Aqui é disponibilizada informação diversificada sobre os múltiplos departamentos que um empresário tem de gerir no decorrer da sua atividade; Na sua componente de gestão, as entidades empregadoras são responsáveis: Pelo pagamento das contribuições por si devidas à Segurança Social e também pela entrega das quotizações devidas pelos trabalhadores ao seu serviço.

EXPANSÃO Permite consultar informações sobre internacionalização, cooperação empresarial e também sobre os apoios e incentivos que existem para as PME que pretendem expandir o seu negócio. A competitividade das empresas passa, entre outras coisas, pela sua capacidade de obter financiamento, de inovação e motivação, tal como pela integração e formação dos seus recursos humanos. Os apoios e incentivos disponibilizados pelo Estado visam, sobretudo, incentivar práticas que potenciem a sustentabilidade e competitividade das empresas nacionais. As empresas que pretendam candidatar-se a apoios e incentivos deverão sempre fundamentar corretamente os seus projetos e garantir que cumprem as condições de exigibilidade para que possam vir a beneficiar dos mesmos. Para aumentar a probabilidade do seu projeto ser o escolhido, particularmente no que respeita às candidaturas a apoios e incentivos, é necessário comprovar que a idéia é sólida e sustentável.

EXTINÇÃO Nesta área pode encontrar informações sobre os procedimentos legais que deverá cumprir caso tome a decisão de cessar ou extinguir a atividade da sua empresa; Desde 30 de Junho de 2006 que o processo de dissolução e liquidação de sociedades é mais simples. As principais alterações introduzidas são: Torna-se facultativa a celebração de escritura pública nos casos de dissolução da sociedade por deliberação dos sócios. A "dissolução e liquidação na hora" de sociedades é possível desde que se verifique deliberação unânime dos sócios e declaração de que a sociedade não tem ativo nem passivo a liquidar. Estabelecem-se causas de dissolução oficiosa de sociedades (por iniciativa do Estado). Consagra-se um procedimento administrativo para a dissolução e liquidação de sociedades da competência das Conservatórias eliminando-se, salvo alguns casos de liquidação, a necessidade de intervenção do tribunal e de instauração da respectiva ação judicial.

FASES

Os estágios de crescimento Namoro: A empresa ainda não nasceu, ela existe apenas enquanto idéia. Dá-se destaque às idéias e as possibilidades que o futuro oferece. Embora fisicamente a empresa ainda não exista, e alguns possam se perguntar para que tanta empolgação e entusiasmo, a algo muito importante acontecendo. Durante esse período de muito “falatório” e pouca ação, o fundador está firmando um compromisso, ele esta “vendendo” sua idéia de “futuro brilhante”. Uma organização nasce quando o compromisso é posto a prova e sai vitorioso, isto é, quando o risco é assumido, inversamente, uma organização morre quando ninguém se compromete com o seu funcionamento.

Infância: Uma vez assumido o risco, a natureza da organização modifica-se dramaticamente. Esse risco tem que ser coberto. Dinheiro é necessário para pagar as contas. O enfoque principal deixa de ser as idéias e as possibilidades e passa a ser a produção de resultados, isto é, a satisfação das necessidades - para que a empresa foi criada. Uma organização Criança enfrenta um grave paradoxo. Quanto maiores forem os riscos que enfrenta, mais firme terá que ser o compromisso para ela ser bem-sucedida. Sob muitos aspectos, uma organização Criança é de fato como uma criança. Para sobreviverem, ambas precisam de duas coisas: Uma infusão periódica de leite (dinheiro). Se não obtiverem o suficiente, elas morrerão. O amor dos pais (o compromisso do fundador). Se for pouco, a organização também pode morrer. Estes são os dois fatores mais críticos capazes de provocar problemas patológicos numa organização Criança.

Toca-toca: Uma empresa Toca-toca é como um bebê que começa a engatinhar: ele quer ir a toda parte. Não vê problemas, só oportunidades. Mas quebra ou comi tudo em que põem as mãos. As empresas Toca-toca agem da mesma maneira: tudo são oportunidades.

O Segundo Nascimento e a Maioridade Adolescência e Plenitude: A organização renasce. Na infância a empresa nasce pela primeira vez. É o seu nascimento físico. Agora, na adolescência, a organização renasce longe do seu fundador. É um nascimento emocional. Nesta fase a uma necessidade de criar estruturas, de definir papeis e implantar controles torna necessária a figura de um administrador. A tomada de decisão nessa fase se limita a dois papeis organizacionais preponderantes: o empreendedor e o administrador. A relação é quase sempre tensa dada a natureza antagônica desses perfis. Já na Plenitude as funções do empreendedor e do administrador se estabilizam, os perfis passam a se aceitar. É quando tudo passa a funcionar bem e produzir com lucratividade se torna essencial.

Processo de envelhecimento Aristocracia: Nesta fase a organização tem dinheiro em abundancia, logo aplica-se dinheiro em sistemas de controle, benefícios e instalações; enfatiza-se como as coisas são feitas, não o que é ou o porque é feito. Há grande formalidade e tradição no vestir e no falar; a um baixo nível de inovação interna

Burocracia: O que difere a Aristocracia da Burocracia é a paranóia gerencial. Destaca-se quem causou um problema e não o que fazer a respeito; a muito conflito, muitas brigas internas. O importante passam a ser as guerras territoriais internas, o cliente externo torna-se um aborrecimento. Morte: A verdadeira morte de uma organização pode durar anos, mas ela ocorre quando ninguém mais tem o compromisso com ela.

Atividade Você conseguiria diagnosticar a fase de uma empresa que já existe? Com base na fundamentação apresentada, na sua opinião, as empresas podem surgir em uma fase já avançada?