O que é Marketing Cultural? - É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora. - O termo Marketing Cultural só existe no Brasil.
Porque as empresas fazem marketing cultural? 1- Necessidade de diferenciação das marcas; 2- Diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; 3- Necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.
Como uma empresa pode fazer marketing cultural? A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo marketing cultural.
Lei de incentivo à cultura É uma lei que oferece benefício fiscal como atrativo para investimentos em cultura.
Como aprovar um projeto cultural? Entrar em contato com o Ministério da Cultura ou órgão que regulamenta a lei. Seguir 3 etapas fundamentais: 1º Projeto previsto; 2º Contatar órgão responsável; 3º Reunir todos os documentos.
Peso da cultura na economia nacional 1997 movimentou aproximadamente R$ 6,5 bilhões Que corresponde a 0,8% do PIB brasileiro.
Modalidade do marketing cultural Marketing Cultural de Fim Marketing Cultural de Agente Marketing Cultural de Meio Marketing Cultural Misto
Objetivos do Marketing Cultural Ganho de imagem institucional Agregação de valor à marca Reforço do papel social da empresa Obtenção de benefícios fiscais Retorno da mídia Aproximação do público-alvo.
Investimentos As empresas investiram quase R$ 1 bilhão somente em Lei Rouanet.
Exemplos de Marketing Cultural Banco do Brasil Dançar Marketing e Comunicações é uma empresa especializada que trabalhou com casos de sucesso como: - Avon - Unilever - Nestlé