A Cidade e o Urbano no Brasil: Teoria e método

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
Apresentação de projeto de pesquisa e estrutura da dissertação de mestrado na área de concentração de planejamento urbano e regional Disciplina - AUP 823.
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Controle de Recursos Públicos
Conferência das Cidades Mato Grosso
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Outubro-2006.
Núcleo Regularização Fundiária
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Painel Desafios da Organização Metropolitana O Metrô de Belo Horizonte no Contexto da Nova Legislação João Luiz da Silva Dias Companhia Brasileira de Trens.
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
O QUE É PLANO DIRETOR ?. O QUE É PLANO DIRETOR ?
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Ordenamento.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Marta Silva Campos Pós-doutorada em Serviço Social, professora associada e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família da PUC-SP; membro do.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Contexto de atuação do CME
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Gestão Municipal da Habitação
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Resumo A Proclamação da República no Brasil, têm caráter elitista, por ter sido executada por uma elite política e econômica: militares e cafeicultores.
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comentários sobre a nova legislação federal Resolução Conama 369/06 e Revisão dA Lei de Parcelamento do solo URBANISMO I Laura Bueno 11/9/2006.
Ciclomobilidade: os caminhos legais
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Município e Meio Ambiente Aula 7 – EMERJ – Sávio Bittencourt Os Municípios e o Meio Ambiente. Política Ambiental e Urbanismo. Plano diretor e Estatuto.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Urbanístico Urbanismo - Urbs - Cidade
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Era Vargas História 9º’s.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Mobilidade Urbana.
2ª REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 2ª Reunião CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 13/maio/2014 Sala Redonda.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
O que é PLANO DIRETOR MUNICIPAL? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
Transcrição da apresentação:

A Cidade e o Urbano no Brasil: Teoria e método A Cidade e a Lei A Cidade e o Urbano no Brasil: Teoria e método Primavera 2015

Apresentação A Autora Sobre o Livro Compromissos: legislação urbana e cidadania Considerações

Raquel Rolnik Urbanista e professora doutora da FAU-USP Áreas de Pesquisa: - Políticas públicas urbanas; - Participação Social e Políticas públicas da produção e gestão do habitat Atuação profissional - Diretora de planejamento do município; - Secretaria de programas urbanos do Ministério das Cidades Livros Publicados: “O que é a cidade”; “A cidade e a lei” Artigos em revistas: Espaço e debates; Textos em jornais e revistas: Folha, Yahoo, o Globo, blog

A Cidade e a Lei Publicação em 1997 História da cidade de São Paulo tendo como base a legislação Capítulos - Gênesis: nasce uma nova ordem urbanística - Fronteiras: unicidade da lei e multiplicidade dos territórios - Mercados: legislação urbana e valorização imobiliária - Compromissos: legislação urbana e cidadania - Conclusão: continuidade e mudança (1886/1990)

Legislação urbana e cidadania Ordem vigente – República Velha Legalidade e extralegalidade Transição dos anos 30

Serviços urbanos e bairros na República Velha Monopólios dos serviços Atendimento dos serviços urbanos 1881 – definição do perímetro urbano

A Crise política dos anos 20 Representação popular Sistema político e PRP Crescimento urbano-industrial Crise política / Partido Democrata Crise habitacional Plataforma da explanada

Transformações urbanísticas nos anos 20 Estado intervencionista – Era Vargas Grandes projetos viários – Prestes Maia Tarifa de transportes contratada Light e os ônibus

A crise estoura: a grande enchente de 29 Código de Obras Arthur Saboya

A questão dos loteamentos irregulares Expansão horizontal – Ônibus – Autoconstrução Ato 25/30 e Ato 129/31 – Anhaia Mello Ato 304/32 e regularização Legalidade seletiva Clientelismo e populismo: melhoria dos bairros

Fabio Prado: Estado, massas e política urbana Benefícios trabalhistas Intervenção direta nos problemas sociais Anistia e zoneamento Sucesso da proposta – massas e elites

Obrigado!