Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Porque ensinar Ciências na Escola?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Liliani Lecco Dettogni
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
Afinal, o que é Planejamento?
Quando falamos em aprender...
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Departamento do Ensino Secundário
Características de um bom professor de biologia
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
Comunidade de Aprendizagem
O movimento das concepções alternativas
Grupos Interativos.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Investigar, ensinar e aprender
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Faculdade Piaget - Brasil
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.

CRITÉRIOS ESTRUTURANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS “Ensino é aprendizagem são dois conceitos que têm ligações bastante profundas, fazer com que esses dois conceitos representem as duas faces de uma mesma moeda ou as duas vertentes de uma mesma aula é, e sempre foi, o principal objetivo da Didática.” (Carvalho, 2004)

Perguntas NECESSÁRIAS Como se ensina? Por quê? Para quem? O Quê? ENSINO APRENDIZAGEM

O QUE E POR QUE ENSINAR – 0 problema do conteúdo a ser ensinado. A DIMENSÃO CONCEPTUAL ENSINO DEVE CONJUGAR DIMENSÃO FORMATIVA DIMENSÃO CULTURAL ENSINAR CIÊNCIA A PARTIR DO ENSINO SOBRE CIÊNCIAS

Ciências/ Tecnologia e Sociedade - CTS “ A dimensão conceitual sofre influência das mudanças culturais de nossa sociedade, assim assume particular importância a atual reconceptualização do ensino de Ciências.” Ciências/ Tecnologia e Sociedade - CTS Ciência pura

Aculturação científica X Acumulação de conteúdos científicos Conceito: Aculturação científica X Acumulação de conteúdos científicos

COMO ENSINAR – O problema das metodologias de ensino As obras de Piaget, quando identificaram o indivíduo como construtor do próprio conhecimento e descreveu o processo de construção – ajudou na Didática das Ciências (desequilibração, acomodação e tomada de consciência) A idéia de que os alunos trazem para as salas de aula noções estruturadas.

Etapas para acomodação : insatisfação, inteligibilidade, plausibilidade e utilidade.

COMO ENSINAR – o problema do papel do professor “Qual o papel do professor de Ciências? e Quais os principais problemas de sua formação?” Não basta o professor saber que aprender é também apoderar-se de um novo gênero discursivo, o gênero científico escolar, ele também precisa saber fazer com que os alunos aprendam a argumentar. Eles precisam saber criar um ambiente propício para que os alunos passe a refletir sobre seus pensamentos, aprendendo a reformulá-los por meio da contribuição dos colegas, mediando conflitos pelo diálogo e tomando decisões coletivas.

AS TRÊS DIMENSÕES PAPEL DO PROFESSOR CONTEÚDO METODOLOGIA