Filosofia da linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

MARKETING Apresentações iniciais (professor e alunos).
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Informática Aplicada Prof. Araken Medeiros
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Atividades PPI – Logística III.
Cultura Organizacional
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia de Alimentos
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
INFORMES GERAIS 1º/2015 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aula Revisão para Av2.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Computação Científica
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Plano de Ensino AHP 2011.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Professor: José Medina
Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I
USJT – Universidade São Judas Tadeu
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Linguagem de Programação II Apresentação
Prof. Maíra C. Farias Belo
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Cálculo Diferencial e Integral I Aula de apresentação Profª Adriana Tozzi Primeiro Semestre 2014.
Apresentação da Disciplina
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Questões para debate em sala:
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
PLANO DE ENSINO Objetivo Geral: 2º Bimestre 1º Bimestre Objetivos EspecíficosConteúdosProcedimentos MetodológicosAvaliação Trabalho em grupo ( ) Pesquisa.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Aula 1 Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho semestral SAÚDE E SANEAMENTO AMBIENTAL Profa. Msc. Larissa Bassani.
Filosofia da ciência.
Sociologia da Educação. Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Filosofia no Brasil.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva Mecânica.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Filosofia da linguagem

Ementa A linguagem como tema filosófico, seu significado e limites. Os desafios da Analítica, da Semântica e da Pragmática linguísticas à filosofia. Estudo de autores e obras sobre o assunto. Linguagem e Ideologia.

Objetivo Geral Compreender o lugar da linguagem na reflexão filosófica como mediação do processo de construção do conhecimento.

Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado 1. Conhecer as diversas compreensões de linguagem e o lugar filosófico ocupado por ela na tradição filosófica. 2. Estabelecer as semelhanças e diferenças entre o tratamento filosófico da linguagem e o tratamento dado por outros saberes. 3. Debater questões fundamentais de filosofia da linguagem. 4. Identificar e analisar as principais correntes da tradição do pensamento filosófico presente na filosofia da linguagem

Metodologia Aulas expositivas dialogadas, debates, exercícios individuais e em grupos, leitura e discussão de textos, pesquisas na internet e na biblioteca, seminário, Material postado no Portal Universitário.

Avaliação A avaliação do semestre ocorrerá do seguinte modo: 1º. Bimestre A avaliação 1 será composta por um Teste (T1) no valor de 30 pontos e uma Prova (P1) no valor de 70 pontos. O ICA 1 (TD1 + TD2) terá valor de 100 pontos . TD 1+TD 2: Disputa Filosófica. (100 pontos) Fórmula para calcular a média 1: M1 = (AV1 x 2/3) + (ICA1 x 1/3)

Avaliação 2º. Bimestre A avaliação 2 será composta por um Teste (T2 - Interdisciplinar) no valor de 30 pontos e uma Prova (P2) no valor de 70 pontos. O ICA 2 (TD 3+TD 4) terá valor de 100 pontos. TD 3+TD 4: Projeto Integrador. (100 pontos) Fórmula para calcular a média 2: M2 = (AV2 x 2/3) + (ICA2 x 1/3) Média final MF = (M1 + M2)/2 Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) ou média 60 (sessenta) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

Conteúdo Programático A problemática da linguagem e seu sentido filosófico. O que é a filosofia da linguagem? O interesse do filósofo pela linguagem. Noções básicas dos estudos da linguagem. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Antigo. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Medieval. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Moderno. Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Contemporâneo. Frege Russell Wittgenstein A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein. Filosofia não analítica da linguagem.

Cronograma das Atividades SEMANA CONTEÚDO 01 Apresentação do Plano de Ensino. O que é e para que serve a linguagem? 02 O que é a filosofia da linguagem? O interesse do filósofo pela linguagem. A problemática da linguagem e seu sentido filosófico Noções básicas dos estudos da linguagem: signo, significação e conceitos correlatos. 03 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Antigo 04 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Medieval 05 Linguagem na tradição filosófica: no Pensamento Moderno 06 Frege 07 Frege // Russell 08 Teste 1 09 Russell 10 Revisão P1.// Prova escrita 1. 11 Visita técnica no museu: arte e linguagem 12 Wittgenstein I 13 Wittgenstein I // Wittgenstein II 14 Teste 2 – Interdisciplinar 15 Wittgenstein II 16 A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein 17 Filosofia não analítica da linguagem 18 Linguagem e Ideologia 19 Revisão P2.// Prova escrita 2. 20 Entrega e revisão de prova. Prova de 2ª Chamada. Avaliação da disciplina. Encerramento da disciplina.   ICA TD 1: Disputa Filosófica (100 pontos) TD 3: Projeto Integrador. (100 pontos)

Bibliografia MILLER, Alexandre. Filosofia da linguagem. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2010. OLIVEIRA, MANFREDO A. DE. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 3 ed.. São Paulo: Loyola, 2006. MEDINA, José. Linguagem: conceitos-chave em filosofia. PORTO ALEGRE: ArtMed, 2007.

Importante!!! Datas das provas: T1: 04/09 P1: 06/10 T2: 30/10