Qual a doutrina do SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Assistencial Brasileiro
Advertisements

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE Brasília, 04 de Março de 2010 Francisco Batista Júnior*
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
O respeito ao domicilio humano é portanto a sutileza que deve permear qualquer ação de saúde que com ele integra e interfere é indiscutível. A origem.
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LEI ELOY CHAVES (1923) Organização das CAP’s (Caixas de Aposentadorias e Pensões) 1923 – CAP dos Ferroviários 1926 – Portuários e Marítimos marco inicial.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
                                                         
Determinantes da Saúde
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
Reforma Sanitária - A Evolução
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
NOAS.
Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
“Ultrapassando a barreira do preconceito”
SAÚDE DO TRABALHADOR.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Profa. Livia P. Bedin.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
FCM/UPE RECIFE/2006 SUS. 9º período – Medicina Lílian Karine Paulo Bastos Nadya Regyna Rafaela Guerra Nadja Nobre Tiago Santos Paloma Barros Viviann Albuquerque.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

Qual a doutrina do SUS

Universalidade- todas as pessoas têm direito ao atendimento independente de cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego. Equidade- todo cidadão é igual perante o Sistema Único de Saúde e será atendido conforme as suas necessidades, Os serviços de saúde devem considerar que em cada população existem grupos que vivem de forma diferente, ou seja cada grupo social tem seus problemas específicos

Integralidade- as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e cura. Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser integral. É preciso garantir o acesso ás ações de: Promoção Proteção recuperação

Promoção – são ações que buscam eliminar ou controlar as causas das doenças e agravos, ou seja, que determina ou condiciona o aparecimento de casos. Proteção – são ações específicas pra prevenir riscos e exposições ás doenças, ou seja, para manter o estado de saúde ex: Tratamento de água Prevenção de complicações da gravidez, parto e puerpério. Prevenção de cárie Prevenção de doenças contraídas no trabalho Prevenção de câncer de mama Controle de qualidade do sangue Recuperação- são as ações que evitam as mortes das pessoas doentes, assim como as sequelas: Por exemplo Atendimento ás urgências e emergências Atendimento Odontológico Exames diagnósticos Internações Hospitalares

Princípios que regem a doutrina do SUS

Regionalização e hierarquização- a rede de serviços do SUS deve ser organizada de forma regionalizada e hierarquizada permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população. Resolutividade- é a exigência de que , quando um indivíduo buscar o atendimento ou quando surgir um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrenta-lo e resolve-lo no nível de sua complexidade.

Descentralização- É entendida como uma redistribuição das responsabilidades pelas ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Esse processo recebe o nome de municipalização. Participação dos cidadãos- È a garantia constitucional de que a população, por meio de suas entidades representativas, poderá participar do processo de formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução em todos os níveis.

Complementariedade do setor privado- a constituição definiu que, quando por insuficiência do setor público, for necessária a contratação de serviços privados, esta deve seguir as seguintes condições.