O jogo e o esporte: qual o problema? (LUCENA, 2005, p. 141-152)

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Transcrição da apresentação:

O jogo e o esporte: qual o problema? (LUCENA, 2005, p )

Jogo – J. Huizinga (apud LUCENA, 2005) Esporte – N. Elias (apud LUCENA, 2005) Historicidade e relação de interdependência

O autor parte das seguintes questões para construir suas argumentações: O que é sério deixa de ser jogo? No esporte não há elemento lúdico?

Para Huizinga: “todo jogo é limitado no tempo, não tem contato com qualquer realidade exterior a si mesmo e contém seu fim em sua própria realização. Caracteriza-se pela consciência de se tratar de uma atividade agradável que proporciona um relaxamento das tensões da vida cotidiana” Homo Ludens – “no início era o jogo”

Mas isso significa que o esporte simplesmente tenha atrofiado o elemento lúdico das práticas corporais ( dos jogos)?

Mesmo que isso seja verdade, em parte, o esporte também possui características que possibilitam abrandamento parcial desse controle externo...(democratização funcional) É nesse aspecto que o autor fundamenta seus argumentos na obra de Norbert Elias...

Dimensão de rendimento (profissionais e aqueles que praticam como se fossem... existem muitos assim! Não estudam, envelhecem e continuam acreditando e praticando seu “profissionalismo!” Número de espectadores que participam da difusão desse processo (poderíamos acrescentar e discutir os discursos midiáticos, etc) Um sentido recreativo com caráter de lazer

Assim temos a ideia de esporte em um sentido LATO (jogos e exercícios físicos de todas as sociedades) RESTRITO (jogos de competição, em particular aqueles que se originaram na Inglaterra). Ou poderíamos nos reportar a ideia de amplo e restrito...

Esporte não apenas como como produto de consumo... Expressão mimética na busca de excitação nas atividades de lazer (esporte)... A ideia de “jogo esportivo”

A natureza mimética de um enfrentamento desportivo “permite às pessoas experimentarem a emoção de uma luta sem seus perigos e riscos” e, muito embora “o elemento medo continue presente na emoção, diminui em grande medida e com ele se potencia enormemente no prazer da luta” (ELIAS apud LUCENA, 2006, p. 150)

Numa proposta pedagógica que considere a característica mimética do esporte na nossa sociedade, há de levar em conta a(s) identidade(s) de grupo(s) proporcionada por essa prática, considerando-as como canal privilegiado de manifestação de diferentes emoções nas/das relações interpessoais...