Produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Projeto de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
LOGÍSTICA Grupo 97..
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Descontinuar produto Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Projeto: Capacitação em GP
FTAD Formação Técnica em Administração
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Unidade 5 - logística empresarial
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Qualidade de Produto de Software
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Lançamento do produto Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Gerenciamento da Integração
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Gerenciamento de Integração.
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Acompanhar produto e processo
Função da Administração:
Instrutor: Objetivos:.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Método de transformação do PDP
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Iniciando na logística empresarial
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Repensando a Logística
Integração.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Planejamento Estratégico de MKT
A base – Inteligência de mercado
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Desenvolvimento de novos produtos
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
DISTRIBUIÇÃO.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
CONCORRÊNCIA.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Carlos Freire E-commerce. Passo a Passo de Vendas Fonte: Agendor.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.
COMPRAS 0122.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Projeto de

MÓDULO 10 – LANÇAMENTO DO PRODUTO Lançamento do Produto O que é preciso fazer para vender uma geladeira no Pólo Norte?

Lançamento do Produto 3 Após produzido, o produto necessita ser lançado no mercado. Para isto, diversas etapas são imprescindíveis para este lançamento, a saber. 1.Planejar Lançamento 2.Desenvolver Processo de vendas 3.Desenvolver processos de distribuição 4.Desenvolver Processos de Atendimento ao Cliente 5.Desenvolver Processo de Assistência Técnica 6.Promover Marketing de Lançamento 7.Lançar Produto

Lançamento do Produto 4 8.Gerenciar Lançamento 9.Atualizar Plano de Fim de Vida 10.Monitorar viabilidade econômico-financeira 11.Avaliar fase 12.Aprovar fase 13.Documentar as decisões tomadas: registrar lições aprendidas e encerrar a macrofase de desenvolvimento

Lançamento do Produto 5

1. Planejar Lançamento Lançamento do Produto 6 Gestão de Projetos Etapa pertencente a área de conhecimento de Gestão de Projetos e nela são atualizadas as informações estabelecidas na fase de planejamento do produto dentro da macrofase de pré-desenvolvimento. idealizar e prevê Consiste em idealizar e prevê todas as fases que compreenderão o lançamento do produto.

2. Desenvolver processos de vendas Lançamento do Produto 7 Variáveis a serem consideradas: Quais os canais de vendas (varejo, atacado, direta ou indiretamente) Quem são os atores da venda Quais os recursos a serem utilizados

Lançamento do Produto 8 Tarefas da atividade de desenvolver processos de vendas: Desenhar Processos de Vendas: Conceber e especificar como será todo o processo de venda. Adquirir Recursos: Devem ser adquiridos com antecedência para não sofrerem impacto negativo em relação ao tempo de lançamento. Recursos: Transporte, escritório de representação, equipamentos de comunicação, pessoal, documentação, etc; Preparar Documentação Comercial: Criar catálogos impressos ou virtual e as representações técnicas que serão utilizados pela força de vendas para apresentar o produto ao mercado;

Lançamento do Produto 9 Desenvolver sistemas de apoio a venda: Criar meios alternativos para vender o produto como a internet, por exemplo; Contratar/Alocar pessoal: Selecionar de forma apropriada os vendedores que irão colocar a força de venda nas ruas. Devem ser pessoas que se identifiquem com os produtos; Treinar força de venda: Os vendedores precisam estar capacitados para vender, conhecer o produto, suas características, aplicações, vantagens, limitações, concorrentes, etc.

Treinar pessoal de apoio à venda: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio aos vendedores, como por exemplo, telemarketing. Implantar processo: Esta etapa deve contemplar um período de adaptação e correção de problemas que surgem. Quando o processo estiver implantado deve-se supervisionar, avaliar e motivar os vendedores; Lançamento do Produto Vai um caldinho aí? 10

3. Desenvolver processos de distribuição Lançamento do Produto Tarefas da atividade: Desenhar Processo de Distribuição: Conceber e especificar como será todo o processo de distribuição; Definir Logística do Processo: O processo de distribuição têm como objetivo principal garantir que o cliente seja atendido dentro de um prazo mínimo; Logística inclui planejamento, implementação, e controle de fluxo eficiente; Fechar acordo com distribuidores: Fechar acordos comerciais para tarefas de montagem de produtos por exemplo. 11

Lançamento do Produto Adquirir Recursos: Utilizados para fazer funcionar de forma adequada o processo de distribuição; Desenvolver sistema de apoio ao processo de distribuição: Ligado a gestão da cadeia de suprimento ; Treinar pessoal de apoio à distribuição: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio à distribuição; Implantar / Integrar o processo de distribuição: Implementar e prover integração com processos de vendas e assistência técnica principalmente; 12

4. Desenvolver processos de atendimento ao cliente Lançamento do Produto Compreende os canais de comunicação entre a empresa e o usuário final do produto Tarefas da atividade: Desenhar Processo de Atendimento ao Cliente; Comprar recursos: Adquiri estrutura para atender os clientes e desenvolver o processo; Desenvolver documentação de atendimento ao cliente: Padrões, regras, formas, canais, divulgação, feitos de forma documentada; 13

Lançamento do Produto Desenvolver sistema de apoio a atendimento ao cliente: Canais, telefones, s, sites, visitas, etc; Contratar/alocar pessoal/empresa: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio ao cliente; Treinar pessoal de atendimento ao cliente: Quem lida diretamente com o cliente, escuta os problemas e repassa para os responsáveis; Implantar processo de atendimento ao cliente;

5. Desenvolver processos de Assistência Técnica Lançamento do Produto Os produtos estão se tornando cada vez mais confiáveis, não quebram ou são fáceis de consertar e ainda são descartáveis; Os direitos dos consumidores têm crescido bastante, em alguns países eles podem experimentar o produto por um tempo e depois devolverem se não gostar; As empresas estão oferecendo produtos com garantias prolongadas e promessa de “zero defeito”. Oferecem serviços de assistência técnica gratuita e ficam responsáveis por todos os problemas que surgem; 15

Lançamento do Produto Em alguns produtos o serviço de assistência técnica e manutenção é vendido como um outro produto e passa a ser outra fonte de renda; O processo de assistência técnica é burocrático e organizacional, focado no processo de negócio. 16

6. Promover Marketing de Lançamento Lançamento do Produto Tarefas da atividade: Atualizar o plano de lançamento: O embrião deste plano existe desde o momento da confecção da estratégia do produto, onde a base é a descrição do público-alvo. Nesta tapa os prazos são reavaliados e a data de lançamento é definida; Preparar Campanha Publicitária; Desenvolver a propaganda; Promover Vendas Contratar os fornecedores de serviços; ACONTECEM PARALELOS 17

Lançamento do Produto Preparar Campanha Publicitária: Toma como referência um plano de comunicação, que deve ter sido desenvolvido, e utiliza as informações que permearam todo o processo de desenvolvimento do produto: segmento de mercado e público-alvo, compradores, pessoas que influenciam a decisão de compra, imagem da empresa, etc Desenvolver a propaganda: Tem intuito de alavancar as vendas, mas seu trabalho vai além do lançamento. Pode ser Informativa, quando os consumidores não conhecem a tecnologia, Persuasiva, para convencer o consumidor a comprar, ou de Lembrete, para produtos maduros já conhecidos no mercado. 18

Lançamento do Produto Promoção de Vendas: Tem como objetivo incentivar as vendas rápidas no curto prazo, enquanto a propaganda mostra porque o produto deve ser comprado, a promoção incentiva a compra agora. Descontos, serviços gratuitos, série especial do produto, etc Contratar fornecedores de serviços: Contratar pessoas para preparação do lançamento, em geral empresas de marketing e propaganda. 19 Vídeos de comerciais e campanhas de lançamento de produto

7. Lançar Produto Lançamento do Produto 20 Atividade Central de toda esta fase. Consiste no evento de lançamento que sucede a todas as preparações anteriores descritas. Tarefas a serem realizadas: 1.Avaliar os processos de apoio ao lançamento: Avaliar o nível de prontidão dos processos de apoio anteriormente descritos que vão sendo colocados em funcionamento, aprovados e liberados continuamente; 2.Planejar o evento de lançamento: Envolve ativar alguns processos primordiais antes do evento de lançamento, como por exemplo atendimento ao cliente e assistência técnica;

Lançamento do Produto 1.Contratar os serviços para o lançamento: Após o planejamento do evento os fornecedores devem ser contratados e ao planos anteriores revistos; 2.Promover o evento de lançamento: Pode ter vários formatos, pode ser um evento associado a outro como um show, um jogo ou uma atividade coletiva. Em alguns casos pode estar associado a uma feira do setor. Trata-se de um momento em que todas as atividades anteriores culminam, pois os produtos estão entrando no mercado. Vídeo de lançamento do Sabão SURF em Portugal. 21

Lançamento do Produto 22

Lançamento do Produto

8.Gerenciar o Lançamento Lançamento do Produto Durante o período de lançamento do produto, alguns indicadores especiais são gerenciados, os quais estão relacionados com os resultados do novo produto, a aceitação inicial e a satisfação do cliente. Tarefas: 1.Gerenciar Resultados: Resultados de venda, custo e retorno são medidos constantemente e, principalmente, logo após o lançamento, para se observar se as premissas iniciais do plano de negócios, que norteia a análise da viabilidade econômico-financeira, estão sendo mantidas. 27

Lançamento do Produto 2.Gerenciar a Aceitação Inicial: Verificação de aceitação inicial do produto com medição da satisfação do cliente, pois ela influenciará diretamente nos resultados futuros. A ceitação inicial: fornece informações de como e porque o cliente comprou o produto e qual foi o primeiro impacto ao utilizá-lo. Satisfação: Mede o grau em que os requisitos estão sendo atendidos, dando uma idéia de qual será a aceitação no médio e longo prazo; 28

Lançamento do Produto 2.Gerenciar a satisfação do cliente: Acompanhar a utilização do produto pelos clientes de perto e estar pronto para agir, quando necessário, para resolver as limitações que surgirem nesse momento de introdução do produto no mercado; 29

8. Atualizar Plano de Fim de Vida Lançamento do Produto plano de fim de vida O plano de fim de vida foi criado na fase de projeto detalhado e vem sendo utilizado durante todo o desenvolvimento. Na fase de lançamento deve ser congelado Na fase de lançamento deve ser congelado, pois a partir de agora o produto fica sob a responsabilidade do processo de produção. 30

Lançamento do Produto acompanhar o produto e efetuar melhorias O Processo de Desenvolvimento do Produto após o lançamento passa a acompanhar o produto e efetuar melhorias quando necessário. Na fase de descontinuar o produto o plano de fim de vida é acionado. No processo de descontinuidade do produto, o plano deve receber uma síntese de todas as avaliações realizadas durante o ciclo de vida que resultaram na decisão de descontinuar o produto. 31

9. Monitorar Viabilidade Econômico- Financeira Lançamento do Produto acompanha os resultados reais, contábeis e gerenciais Depois de um período, o processo de “Gestão Financeira” da empresa acompanha os resultados reais, contábeis e gerenciais, que, de tempos em tempos, devem ser confrontados com o estudo de viabilidade econômico-financeira, para “calibrar” os padrões adotados pela empresa na fase de previsão. 32

10. Avaliar Fase Lançamento do Produto Momento em que a equipe passa a fazer uma auto- avaliação para se preparar para a aprovação. Além do cumprimento das tarefas do projeto, devem ser analisados os critérios apresentados na tabela a seguir:

Lançamento do Produto

11. Aprovar Fase Lançamento do Produto O produto já foi lançado e as primeiras entregas liberadas. Ficará uma equipe responsável por aprovar, acompanhar e/ou descontinuar o produto; Após a aprovação, a configuração do produto é congelada como a configuração de desenvolvimento e é criada uma referência do produto 35

Lançamento do Produto As possíveis mudanças que ocorrerem durante a preparação da produção e o lançamento do produto serão incorporados a configuração definida; A configuração atual é distribuída, ou colocada à disposição para o acesso remoto a todos os parceiros da cadeia de suprimentos. 36

11. Documentar decisões tomadas, registrar lições aprendidas e encerrar a macrofase de desenvolvimento Lançamento do Produto Trabalhar de forma integrada com a área de marketing, mas deixar a responsabilidade do lançamento para o time de desenvolvimento ; Cruzar todos os conhecimentos explícitos, acumulados entre si e armazenar no documento de fechamento do projeto; Comemorar com um “evento interno” o lançamento do produto; 37