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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 Empresa de Alto Desempenho
O FOCO ESTRATÉGICO Empresa de Alto Desempenho Planejamento Desdobramentos Estruturação por Processos Gestão Integrada Em Busca da Excelência Desenvolver estrategias concretas para competir Desenvolver uma organização ágil, capaz de transformar-se por si mesma, com uma nova cultura Estrategia Fortalecer os processos com práticas de classe mundial Processos Utilizar eficientemente os recursos e a tecnologia Pessoas Recursos

3 Objetivos do Planejamento Estratégico
Traduzir a Visão e a Missão da empresa em ações objetivas, com parâmetros de prazos e metas previamente acordados; Permitir a integração e a coordenação de esforços, canalizando as energias para objetivos comuns; Estabelecer consenso entre os acionistas (proprietários ou investidores) e os gestores; Permitir a análise do desempenho e o aprendizado.

4 Elaboração do Planejamento Estratégico
Analisar a empresa e o ambiente de negócios (sob a ótica da Visão): Mercado alvo; Principais concorrentes e sua estratégia; Ameaças e oportunidades; Forças e fraquezas. Apontar as diretrizes implícitas na Visão e na Missão da empresa, que servirão de objetivos permanentes do negócio; Levantar o máximo de informações da empresa e do mercado para validação e fundamentação das análises. Relacionar os objetivos da empresa (BSC – Balanced Scorecard -Norton e Kaplan): Perspectiva Financeira; Perspectiva do Cliente; Perspectiva dos Processos Internos; Perspectiva da Capacitação e Desenvolvimento.

5 Visão e Estratégica Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente
“Se formos bem sucedidos, como cuidaremos dos nossos acio- nistas?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva Financeira “Para realizar a visão, como devo cuidar dos clientes?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva do Cliente “Para satisfazer os clientes, em que processos devo ser excelente?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Processos Internos “Para realizar a visão, como a organização deve aprender e melhorar?” Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Capacitação e desenvolvimento

6 “... Todos os programas, estratégias e iniciativas devem permitir que a unidade de negócios alcance seus objetivos financeiros. Toda medida selecionada deve fazer parte de uma relação de causa e efeito que termina em objetivos financeiros” Fonte: A Estratégia em Ação – Kaplan e Norton

7 Elaboração do Planejamento Estratégico
Definir as metas, com indicadores para monitoramento dos resultados: Indicadores de ocorrência (ou de resultado) Indicadores de tendência (ou de sustentabilidade)

8 Implementação do Planejamento Estratégico
Estabelecer e obter consenso Comunicar a estratégia Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia (planos táticos – gerenciais planos de trabalho - operacionais) Associar objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais Identificar e alinhar as iniciativas estratégicas Realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas Feedback para aperfeiçoamento Fonte: A Estratégia em Ação – Kaplan e Norton

9 + + + + + + + Implementação do Planejamento Estratégico da Estratégia
Metas Ações + Competências Recursos Incentivos = Implementação da Estratégia Informação Ações + Competências Recursos Incentivos = Ausência de desafio Informação = Início comprometido + Metas Competências Recursos Incentivos Informação = Medo / Insegurança Metas + Recursos Incentivos Informação Ações = Frustação + Metas Incentivos Informação Ações Competências = Pequena Transform. + Metas Informação Ações Competências Recursos = Caos + Ações Competências Recursos Incentivos Metas Fonte: Sebrae

10 Implementação do Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico = contrato coletivo de desempenho Contrato individual de desempenho = divisão e compartilhamento do contrato coletivo

11 Implementação do Planejamento Estratégico
EXEMPLO PRÁTICO

12 Mapa Estratégico BSC VISÃO Financeira Clientes, Mercado e Sociedade
Ser a melhor alternativa para seus clientes, no conjunto de atribuições: em preço, em prazo e em qualidade, com foco na rentabilidade e nas responsabilidades social e ambiental MELHORAR OS RESULTADOS GLOBAIS Financeira Fortalecer a marca da empresa Aumentar a rentabilidade dos produtos Otimizar os custos e as despesas operacionais Clientes, Mercado e Sociedade AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Ter qualidade diferenciada percebida pelo cliente Responder aos desafios socioambientais Estreitar o relacionamento com o o cliente Ampliar a atuação do negócio OBTER A EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROCESSOS Processos Internos Melhorar o processo decisório Efetivar as políticas corporativas Ter domínio tecnológico dos processos-chave Manter reserva de caixa ESTABELECER O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Pessoas e Inovação Manter a infra-estrutura atualizada Aumentar a produtividade Criar, atrair e desenvolver competências Aumentar a satisfação do empregado

13 Iniciativas Estratégicas
Pessoas e Inovação ESTABELECER O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Aumentar a satisfação do empregado Implementar o novo modelo de gestão Elaborar e/ou adequar programas de RH com base em pesquisa de clima Criar, atrair e desenvolver competências Implementar novo modelo de gestão Uso inteligente dos recursos de internet (e-learning; site; entre outros) Aumentar a produtividade Implementar o novo modelo de gestão Implantar o sistema BI para a gestão das informações Gerar ações objetivas a partir da pesquisa de Clima Organizacional Manter a infra-estrutura atualizada Realizar os investimentos programados no TI

14 Iniciativas Estratégicas
Processos Internos OBTER A EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROCESSOS Melhorar o processo decisório Realizar os investimentos programados no TI Implantar o sistema BI para a gestão das informações Associar a avaliação de desempenho a consecução dos objetivos e metas do planejamento Capacitar e, se necessário, renovar o quadro de gestores Cobrar decisões e atitudes em linha com as políticas Efetivar as Políticas Corporativas Cobrar decisões e atitudes em linha com as políticas Ter domínio tecnológico dos processos-chave (*) Manter orpo técnico de ponta Realizar “benchmarking” permanente Manter atualizados normas e registros Manter reserva de caixa Implementar planejamento, orçamento e acompanhamento Planejar mix de venda e produção (*) Processos-chave: Comercial; Engenharia & Projetos; Qualidade e Gestão.

15 Iniciativas Estratégicas
Clientes, Mercado e Sociedade AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Ampliar a atuação do negócio Mapear potenciais aquisições Fortalecer a “escala de produção” Ampliar o “portfólio de vendas” Desenvolver parcerias estratégicas Estreitar o relacionamento com o cliente Implantar o “portal do cliente” Instituir monitoramento contínuo de satisfação Responder aos desafios socioambientais Integrar os processos de saúde, segurança e meio-ambiente (SMS) Capacitar os integrantes do SMS acerca da legislação Estruturar um cronograma de apoio aos organismos sociais e ambientais Manter programas educativos internos Ter qualidade diferenciada e percebida pelo cliente Divulgar os diferenciais dos produtos e serviços da empresa Atuar nas causas históricas de não-conformidade

16 Iniciativas Estratégicas
Financeira MELHORAR OS RESULTADOS GLOBAIS Fortalecer a marca da empresa Contratar assessoria de imprensa e comunicação Aumentar a rentabilidade dos produtos Agregar valor ao produto Planejar mix de vendas e produção Otimizar os custos e as despesas operacionais Implementar planejamento, orçamento e acompanhamento Ampliar, aprimorar e implantar indicadores de resultado e análise de eficácia por processo

17 ESTABELECER O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Indicadores e Metas Sob a Perspectiva das Pessoas e Inovação ESTABELECER O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO INDICADOR PRODUÇÃO POR EMPREGADO (TON) = PESO PRODUZIDO / No. EMPREGADOS VALOR AGREGADO POR EMPREGADO (R$) = EBTIDA / No. EMPREGADOS NÃO-CONFORMIDADE (%) = PESO PRODUTO N.C. / PESO PRODUZIDO REAL 2008 5% META 2009 < 1,5% META 2013 < 0,5%

18 OBTER A EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROCESSOS
Indicadores e Metas Sob a Perspectiva dos Processos Internos OBTER A EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROCESSOS INDICADOR CUSTO PRODUTO (R$ / TON) = CUSTOS PROD. EXPEDIDO / PESO EXPEDIDO REAL 2008 META 2009 META 2013

19 AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO
Indicadores e Metas Sob a Perspectiva dos Clientes, Mercado e Sociedade AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO INDICADOR RECEITA DE VENDAS (%) = RECEITA VENDAS REALIZADAS / RECEITA PREVISTA INDICE SATISFAÇÃO DE CLIENTES (%) – MUITO E TOTALMENTE SATISFEITOS MARKET SHARE (%) REAL 2008 META 2009 META 2013

20 MELHORAR OS RESULTADOS GLOBAIS
Indicadores e Metas Sob a Perspectiva Financeira MELHORAR OS RESULTADOS GLOBAIS INDICADOR LUCRATIVIDADE (%) - RESULTADO LÍQUIDO / FATURAMENTO GERAÇÃO DE CAIXA (%) - SALDO MÉDIO CAIXA / RECEITA VENDAS MARGEM BRUTA (%) - RECEITA VENDAS – CUSTOS / RECEITA VENDAS FATURAMENTO (R$) EBITDA ou LAJIDA (R$) - LUCRO ANTES DE DESCONTAR OS JUROS, OS IMPOSTOS SOBRE O LUCRO, A DEPRECIAÇÃO E A AMORTIZAÇÃO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO (R$) – ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE ENDIVIDAMENTO GERAL (%) – PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL DE LONGO PRAZO / ATIVO TOTAL AJUSTADO EXIGÍVEL TOTAL (R$) - ATIVO TOTAL AJUSTADO X ENDIVIDAMENTO A LONGO PRAZO / 100 LIQUIDEZ GERAL (%) - ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL NO LONGO PRAZO SEM AS DUPLICATAS DESCONTADAS / EXIGÍVEL TOTAL + DUPLICATAS DESCONTADAS RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO (%) LUCRO LÍQUIDO, LEGAL E AJUSTADO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO, LEGAL E AJUSTADO X 100 REAL 2008 META 2009 META 2013

21 Planejamento Pessoal

22 Como se inserir no mercado de trabalho?
Em primeiro lugar, estude muito e estude sempre. Valorize o apoio da família e o esforço do Professor. Sem isso, sua vida ficará nas mãos de outros e, na maioria das vezes, distante do que sonhou. Internalizado isso, acredite: Vale começar cedo. Como nos velhos tempos. Seja um Jovem Aprendiz ou um Estagiário. Valorize o primeiro emprego. Se você busca rapidamente uma ocupação, faça um curso técnico. O tempo investido é menor e o curso superior pode ficar para quando estiver empregado. Observe  bem as ofertas de emprego e faça opção por ramos que estão crescendo em sua região. Não aposte em "cavalo perdedor". Saiba escolher o seu destino. Só depende de você. Acredite em si. Tenha fé em algo superior. Os inseguros não têm chance. Os presunçosos também. Tudo na medida do necessário. Por último: aprenda com os próprios erros e sempre, sempre, aprenda com os erros dos outros. Os erros nos ensinam mais que os acertos. Eles nos transformam.

23 Como permanecer no mercado e ser atrativo para as empresas?
Acredite: o seu chefe não está ali por acaso. Aprenda com ele. O respeite e o admire. Faça dele um aliado e você não irá se arrepender. Falam mais bobagens dos chefes do que a realidade demonstra. Ignore a exceção. Concentre-se na regra. Pense como dono, aja como dono, converse como dono. Pensamento de dono: Como faço mais com menos, surpreendendo o meu cliente? O mundo compra emoção. Venda alegria e bom humor. Profissional carrancudo só cresce em empresa ruim. Continue estudando. Se você parou, será o próximo obsoleto da empresa.

24 Bom proveito!


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