Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuna Brito Alterado mais de 9 anos atrás
2
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE
3
Cultura da avaliação O que caracteriza a cultura da avaliação?
Políticas e Metas O que cabe a cada um O que temos feito nessa direção? Avanços Caminho a percorrer
4
Pressuposto Todos têm o direito a uma escola de qualidade
5
Cultura da avaliação Termo vindo do III ESA
“...nos acostumarmos a avaliar e sermos avaliados de forma permanente” Envolve cenário de complexidade a Avaliação institucional como uma das ações mais importantes
6
Cultura da avaliação na ESA
ter clareza da resposta educativo-pastoral que, como carisma e missão, a Igreja nos confia, e à qual nos chama a dar uma resposta de qualidade no plano educativo-cultural.
7
Cultura da avaliação Tem a ver com todas as práticas da instituição
Processos de avaliação internos e externos Gerir participação ativa de toda a comunidade
8
Cultura da avaliação Interrogar-se sobre os resultados e as ações.
Identificar problemas e compreendê-los em seu contexto, para conseguir a melhoria. Tender a criar as condições ótimas para que melhore a compreensão da realidade Servir para interpretar, mudar e melhorar, não para normatizar, prescrever ou castigar. Ser permanente, participativa, e contar com um sistema de retroalimentação
9
Cultura da avaliação
10
Cultura da avaliação Visão não fragmentada
Atitudes, novos pontos de vista, experiências, comportamentos, crenças, valores, tradição... Processo participativo, sistemático e ordenado Diagnóstico, acompanhamento e intervenção Inclui múltiplos métodos e operações Feito por muitos atores
11
Há uma relação com ideia de escola eficaz
Visão – ter uma compreensão comum dos objetivos, princípios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa (educativo-pastoral); Elevados Padrões Acadêmicos – descrever o que os estudantes precisam saber e ser capazes de fazer; Fotografia de parte da escola – no sentido de obter dados até então desconhecidos Fundamentar ações, projetos e monitoramento
12
Finalidades para RSE Informações e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais. possibilitar uma percepção mais ampla da realidade da Rede diagnosticar a situação da educação na Rede, visando sua melhoria quantitativa e qualitativa.
13
Ações/Atores Internas – diversas
Externas diretas– da instituição (sistema, simulado, projeto de gestão, livros didáticos etc) Externas indiretas (ENEM, Vestibulares)
14
O que temos feito Todo projeto de gestão educacional
Avaliação das formações Análises/sugestões encaminhadas Avaliação dos livros Tirando de letra Dados vindos do RSE dados Programa de avaliação
15
Diagnóstico e comunicação
16
Toda avaliação Pressupostos básicos
Diagnóstico – reflexão – intervenção – diagnóstico Fornece dados e ilumina ações Usa instrumentos Só tem uma intenção: melhorar o processo ensino – aprendizagem (construção de saberes e competências pelos alunos)
17
O joio do trigo
18
Externa
19
Muitas ação Como usar Quem se responsabiliza? Olhar os dados
Dialogar com escola, os alunos e as famílias Cuidado para não termos respostas apressadas
20
Alguns dados importantes
Aumentando progressivamente resultados em ENEM e grandes vestibulares A questão dos educadores A visão das famílias e dos alunos Avanços e preocupações na aprendizagem
21
Educadores
22
Educadores
23
Educadores
24
Desempenho dos alunos
25
Desempenho dos alunos
26
Desempenho dos alunos
27
Como chegar lá Ações em andamento:
produção de ações/material complementar de apoio formar equipes para essa cultura (gestores,EAD,PF) grupos de estudo a respeito dos dados planejamento de intervenções regionais e locais GT sobre o próprio processo de avaliação (melhoria dos processos) uso dos dados para estabelecer políticas informatização dos dados
28
Um fato e um pressuposto
O Homem é o único ser que pode redirecionar sua vida por meio da avaliação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.