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TÉCNICAS DE GESTÃO Turma GTI 0103.

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE GESTÃO Turma GTI 0103."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE GESTÃO Turma GTI 0103

2 FERRAMENTAS PARA GESTÃO ESTRATÉGICA
UNIDADE 3 FERRAMENTAS PARA GESTÃO ESTRATÉGICA

3 OBJETIVOS DA UNIDADE 3 Entender o processo de planejamento empresarial; Realizar processo de tomada de decisão; Utilizar a inovação como fator competitivo. Profº Ricardo luiz

4 PLANEJAMENTO EFICIENTE NA GESTÃO
TÓPICO 1 PLANEJAMENTO EFICIENTE NA GESTÃO

5 OBJETIVOS DA UNIDADE 3 O desempenho de qualquer organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados e pela forma como os recursos são utilizados”. Profº Ricardo luiz

6 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
TÓPICO 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

7 O que você entende por planejamento?
Profº Ricardo luiz

8 O planejamento consiste em você definir uma meta e elaborar estratégias que possam ser implementadas para cumpri-la. Profº Ricardo luiz

9 O planejamento pode ser entendido como o principal fator de sucesso das empresas, pois é por meio de um bom planejamento que a empresa pode estar preparada para o mercado e muito bem posicionada internamente. Profº Ricardo luiz

10 Etapas do planejamento empresarial
Análise de oportunidade de mercado. Definição da missão e das políticas da empresa. Definição dos objetivos e estratégias empresariais. Planos de ação por áreas. Implantação e Avaliação. Profº Ricardo luiz

11 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
TÓPICO 1 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

12 Estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional visando atingir objetivos a longo prazo [...] seu objetivo é permitir maior flexibilidade de respostas às contingências imprevisíveis. Profº Ricardo luiz

13 Uma estratégia organizacional pode ser definida como uma forma de maximizar seus ganhos de maneira sustentável, oferecendo aos clientes um valor maior do que o proposto pelos concorrentes (OHMAE, 1998, p. 22). Profº Ricardo luiz

14 Trata-se de um plano de ação para a companhia, elaborada a partir das necessidades do consumidor, ou seja, cria-se um programa para atender melhor às suas necessidades. Profº Ricardo luiz

15 Tipos de estratégias Defensiva: Prospectora: Analista: Reativa:
Profº Ricardo luiz

16 MODELOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA
TÓPICO 1 MODELOS DE GESTÃO ESTRATÉGICA

17 Além dos tipos de estratégias que podemos utilizar para nos diferenciar das demais empresas de um modo a se destacar no mercado, devemos de nos ater aos modelos de gestão estratégica aplicáveis em nossa organização. Profº Ricardo luiz

18 Profº Ricardo luiz

19 ESTUDO DE CASO: UM BANCO SEM FINS LUCRATIVOS
TÓPICO 1 ESTUDO DE CASO: UM BANCO SEM FINS LUCRATIVOS

20 1º Banco do Povo surgiu na Índia, no final dos anos 70. Muhammad Yunuf.
Ele emprestou dinheiro a camponeses atormentados por um agiota. Com a recusa do banco, passou a chamar e fornecer empréstimos com o seu patrimônio pessoal. Profº Ricardo luiz

21 Oferece empréstimos R$ 300 a R$ 5 mil.
Em 1983, criou o Graneen Bank; Passou a ser copiado em todo o mundo; O Banco do Povo de Santo André, foi criado em 1998 com capital inicial de 500 mil. Oferece empréstimos R$ 300 a R$ 5 mil. A taxa de juros (4%) é suficiente para cobrir os custos operacionais. Profº Ricardo luiz

22 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
TÓPICO 2 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

23 TÓPICO 2 O PROCESSO DECISÓRIO

24 A necessidade de tomada de decisão surge quando se tem um problema
A necessidade de tomada de decisão surge quando se tem um problema. Sabe-se que problema é considerado quando a situação atual é diferente da desejada. Profº Ricardo luiz

25 Nas empresas considera-se problema:
Vendas mais baixas em relação ao ponto de equilíbrio; Lucros menores que o estimado; Orçamentos extrapolados; Clientes insatisfeitos; Concorrentes superando no desempenho. Profº Ricardo luiz

26 Segundo Williams (2010), para tomada de decisão existem alguns elementos que devem ser considerados:
Profº Ricardo luiz

27 Conflito de interesses. Certeza e incerteza de risco.
Objetivos. Importância. Valores. Tempo disponível. Agentes decisores. Conflito de interesses. Certeza e incerteza de risco. Profº Ricardo luiz

28 A tomada de decisão é um processo de escolha de uma solução entre as alternativas disponíveis, onde o gestor deve fazer a melhor escolha levando em consideração os objetivos propostos pela organização Profº Ricardo luiz

29 PERFIL DO GESTOR NA TOMADA DE DECISÃO
TÓPICO 2 PERFIL DO GESTOR NA TOMADA DE DECISÃO

30 No processo de tomada de decisão, é importante que o gestor tenha algumas habilidades desenvolvidas, em especial, as habilidades humanas, técnicas e conceituais. Profº Ricardo luiz

31 A proatividade é um pré-requisito para o gestor da atualidade que preza pelo bom desempenho da organização. Profº Ricardo luiz

32 O gestor atual deve ser visionário, ou seja, enxergar onde os outros não enxergam “momentaneamente”;
Profº Ricardo luiz

33 O gestor deve ser eficiente, utilizando muito bem o seu tempo.
Profº Ricardo luiz

34 Considerado como o recurso mais valioso e não renovável, o tempo cada vez mais escasso em função das muitas atividades que estão sendo incluídas no mesmo período de 24 horas. Profº Ricardo luiz

35 O gestor ao tomar decisões deve estar atento à satisfação dos clientes
O gestor ao tomar decisões deve estar atento à satisfação dos clientes. O atendimento ao cliente pode ser tratado como diferencial competitivo de sua empresa. Profº Ricardo luiz

36 E outro ponto a ser observado no perfil do gestor é a importância que ele dá ao acionista, ou seja, a pessoa que está investindo no seu negócio. Profº Ricardo luiz

37 RAZÃO x EMOÇÃO

38 Um gestor que desenvolve muito um perfil racional terá problemas em algum momento, assim como aquele que desenvolve um perfil muito emotivo. Profº Ricardo luiz

39 Para tanto é necessário um equilíbrio entre os dois perfis e uma adequação para cada situação.
Profº Ricardo luiz

40 TÓPICO 3 INOVAÇÃO NA GESTÃO

41 o que é inovação? Profº Ricardo luiz

42 Muitas pessoas classificam inovação como a criação de algo novo, de um novo negócio ou até um novo produto. Profº Ricardo luiz

43 Todavia, não sabem que inovação nem sempre é só criar algo novo, mas sim melhorar o que se tem como um processo produtivo. Profº Ricardo luiz

44 INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
TÓPICO 3 INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

45 Inicialmente temos que denominar inovação como um processo, seja ele um processo instantâneo ou de longo planejamento. Profº Ricardo luiz

46 De investimento financeiro mínimo ou que necessite de um grande investimento, mesmo assim, continua sendo um processo. Profº Ricardo luiz

47 Inovação organizacional é a implementação bem sucedida de idéias criativas nas organizações, seja nova no sentido de lançamento, ou algo que foi aprimorado Profº Ricardo luiz

48 Quanto mais criatividade útil se tem, mais inovação irá se gerar na organização, podendo utilizar esse fator para se tornar mais competitiva no mercado em que está inserida. Profº Ricardo luiz

49 GERENCIAMENTO DA INOVAÇÃO
TÓPICO 3 GERENCIAMENTO DA INOVAÇÃO

50 A organização que não consegue enxergar a inovação como fator competitivo está com sério problema. O gestor que não tem habilidades para gerenciar essa inovação, está com problema maior ainda. Profº Ricardo luiz

51 É de extrema importância que a pessoa designada à gestão da empresa saiba gerenciar as fontes de informação de inovação, ou seja, identificar de onde as novas idéias vêm Profº Ricardo luiz

52 Isso pode gerar bons projetos que podem facilitar a integração dos colaboradores da organização.
Profº Ricardo luiz

53 A MUDANÇA COMO FATOR DE INOVAÇÃO
TÓPICO 3 A MUDANÇA COMO FATOR DE INOVAÇÃO

54 O fato de você inovar por si só não deixa a organização com grande capacidade competitiva.
Profº Ricardo luiz

55 devemos dar atenção ao fato da mudança propriamente dita
devemos dar atenção ao fato da mudança propriamente dita. Essa, sim, pode render muitos frutos aliada ao aspecto inovação. Profº Ricardo luiz

56 Quando se fala em mudar algo, as pessoas por mais instruídas que sejam, olham meio de lado pensando: “de novo não”, “ai que coisa”, não é verdade? Profº Ricardo luiz

57 Para se evitar esse tipo de impacto na organização
Para se evitar esse tipo de impacto na organização. Primeiramente, você deve fazer com que as pessoas necessitem de algo novo, ou melhor, se convençam de que é necessário mesmo. Profº Ricardo luiz

58 Sendo necessário, as pessoas irão assimilar a mudança como algo positivo e não como algo imposto pelo gestor (WILLIAMS, 2010). Profº Ricardo luiz

59 SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO
TÓPICO 3 SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO

60 Muito se ouve falar sobre sustentabilidade nas organizações, mas pergunto a você: quem realmente trabalha com esse conceito na organização em que atua? Profº Ricardo luiz

61 Perceba que a sustentabilidade pode ser utilizada como fator competitivo nas organizações se bem gerenciada. Profº Ricardo luiz

62 A necessidade de repor o equilíbrio entre a miséria e a fartura, entre a natureza e poluição pode gerar resultados lucrativos para as organizações. Profº Ricardo luiz

63 Ou seja, precisamos analisar o aspecto do crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico Profº Ricardo luiz

64 Ou seja, precisamos analisar o aspecto do crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico Profº Ricardo luiz


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