Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarolina Jose Alterado mais de 9 anos atrás
1
As principais tendências da gestão de pessoas na organização
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS As principais tendências da gestão de pessoas na organização 02/04/2017
2
O QUE É GESTÃO DE PESSOAS?
É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É uma área contingencial e situacional pois depende: Cultura Estrutura organizacional Características do contexto ambiental; Negócio da organização Tecnologia Processos internos e outras variáveis importantes. 02/04/2017
3
Principais Processos de Gestão de Pessoas
02/04/2017
4
Administração de Pessoas
Administração de Recursos Humanos (ARH) Envolve conceitos de várias áreas: direito: ex: direitos trabalhistas medicina: ex: doenças do trabalho psicologia: ex: estresse, motivação, liderança sociologia: ex: relacionamento em grupo educação: ex: aprendizagem, ensino, etc... 02/04/2017
5
PESQUISA 2010 USP/FIA TENDÊNCIAS NA GESTÃO
103 EMPRESAS DE UMA AMOSTRA INCLUINDO 500 MELHORES / EXAME; 150 MELHORES PARA SE TRABALHAR/ VOCÊ S/A, UNIVERSIDADES, CONSULTORIAS. DA AMOSTRA DE 1050 RESPONDERAM 189 FORMADORES DE OPINIÃO. QUESTÃO DA PESQUISA: PARA ONDE VAI A FUNÇÃO RH? 02/04/2017
6
COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS CRÍTICAS COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO “NEGÓCIO” – (razão de ser) 59,9% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO / NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – 40,8% 02/04/2017
7
DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS ALINHAR PESSOAS /COMPETÊNCIAS HUMANAS À ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – 82,3 % DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% ALINHAR POLÍTICAS E PROCESSOS DE GESTÃO À ESTRATÉGIA ATUAÇÃO – 33,3% APOIAR E PROMOVER MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS – 25% 02/04/2017
8
REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAR E DESENVOLVER GESTORES / LIDERANÇAS – 26,9 % REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% INVESTIR MAIS EM DUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 25,3% 02/04/2017
9
O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH (Fischer, 1998; Lacombe e Tonelli, 2000; Fischer e Albuquerque, 2001)
PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS. A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER 02/04/2017
10
PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
LACOMBE E TONELLI (2000) MOSTRAM QUE: 28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; 19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS; 53% EM FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS ESTÁGIOS – “ESTÃO A CAMINHO” 02/04/2017
11
TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ESTRUTURA DE RH
FORMAÇÕES DIVERSAS – PREDOMÎNIO ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA – TAMBÉM PEDAGOGIA E ENGENHARIAS CONSOANTES COM O NEGÓCIO ÊNFASE NO PAPEL CONSULTIVO / PARCERIA COM AS ÁREAS DA EMPRESA – MAIOR EXIGÊNCIA DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E INTERPESSOAIS POR PROJETOS – REDUÇÃO DE FUNÇÕES COM POUCAS PESSOAS ATUAÇÃO EM COMISSÕES INTERNAS 02/04/2017
12
SÍNTESE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS
FOCO NAS LIDERANÇAS ÊNFASE NO TRABALHO EM EQUIPE EXIGÊNCIA DE MULTIQUALIFICAÇÃO RODÍZIO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS INTERESSE RELAÇÃO PESSOAL / PROFISSIONAL ÊNFASE EM PESQUISA APRENDIZAGEM DE FERRAMENTAS TREINAMENTO À DISTÂNCIA FORMAÇÃO “IN COMPANY” GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO 02/04/2017
13
TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS SABERES MAIS DEMANDADOS
TÉCNICO - SABER FAZER – DOMÍNIO PROCESSOS DE TRABALHO, NORMAS, TECNOLOGIA, “KNOW HOW” CONCEITUAL - SABER O PORQUÊ – ENTENDER AS RAZÕES, ESTABELECER RELAÇÕES, “KNOW WHY”. INTERPESSOAL - SABER SER – ENTENDER AS PESSOAS, ESTABELECER RELACIONAMENTOS CONVERGENTES, ESTIMULAR MOTIVAÇÕES, DECODIFICAR EMOÇÕES, PERCEBER PERFIS SOBRE O NEGÓCIO - SABER REALIZAR – AGIR CONSOANTE DEMANDAS ORGANIZACIONAIS – COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS, ESSENCIAIS, BÁSICAS. 02/04/2017
14
TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DE FORMA GENERALIZADA
ARGUMENTAR NEGOCIAR TRABALHAR EM EQUIPE ESTABELECER RELAÇÕES – AÇÃO EM REDE PERCEBER O TODO E AS PARTES – VISÃO DE CONJUNTO REFLETIR QUESTIONAR PRATICAR O OLHAR RENOVADO 02/04/2017
15
O Perfil do Gestor de Pessoas...
02/04/2017
16
acreditar na sua própria capacidade
02/04/2017
17
TEM AUTO-CONFIANÇA 02/04/2017
18
prepara-se 02/04/2017
19
é persistente 02/04/2017
20
calcula os riscos 02/04/2017
21
Será que faltou alguma coisa?
SEM MEDO DE ERRAR Será que faltou alguma coisa? 02/04/2017
22
COMPROMETIMENTO e TRABALHO EM EQUIPE 02/04/2017
23
Saber lidar com a pressão...
02/04/2017
24
COMO LIDAR COM A MUDANÇA?
O GESTOR DEVE SER CAPAZ DE: Analisar e Planejar a mudanças – preparar respostas e soluções para os efeitos e problemas – desenvolver um plano de ação Conquistar a aceitação da mudança – escolher o melhor método a ser utilizado Implantar a mudança – passagem da situação existente para a nova situação – saber decifrar o acontecer grupal Acompanhar e consolidar mudanças – identificar e corrigir os problemas não previstos – avaliar resistências – buscar comprometimento 02/04/2017
25
Percepção (e a formação) e o Gerir Pessoas
02/04/2017
26
Cada pessoa percebe o mundo de forma diferente.
02/04/2017
27
Diferentes percepções
Diferenças Individuais Diferentes percepções Diferentes interpretações da realidade Diferentes comportamentos 02/04/2017
28
02/04/2017
29
02/04/2017
30
02/04/2017
31
Pessoas não são administráveis
Pessoas não são recursos Pessoas são relações (gerenciáveis) 02/04/2017
32
Administrar, por si só, é uma tarefa complexa e difícil
- Projetos - Valores Estratégias Tempo Dinheiro - Programas Bens: móveis ou imóveis Negócios Justiça Riquezas (excesso ou escassez) Tecnologias... Pessoas: seres humanos em relação Isso pressupõe Relações Humanas e Éticas inseridas na noção moderna de trabalho. 02/04/2017
33
Porque envolve aspectos emocionais + sociais + idéias + pensamentos +
valores + tristezas + alegrias + ambições + desejos + medos + competências + conhecimentos+ angústias + necessidades + sonhos + expectativas + sentimentos (raiva, inveja, ódio, amor), etc Administrar pessoas é sempre uma tarefa de mão dupla: Ação Reação Ação É um processo dialético: Os homens agem; os animais reagem. 02/04/2017
34
Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente - ou supervisor ou lider de equipe - ao qual estão subordinados Para que possa gerir as pessoas de forma satisfatória, precisa da assessoria da ARH – GERIR PESSOAS E DE RESPOSNABILIDADE DE LINHA E FUNÇÃO DE STAFF 02/04/2017
35
PSICOLOGIA E GESTÃO “A psicologia contribui na compreensão das pessoas, a integração entre as pessoas e as circunstâncias, a interação entre o cliente e o fornecedor, a interação entre um gerente e seus funcionários em qualquer sistema de gerenciamento”. 02/04/2017
36
A necessidade de romper muralhas, navegar outros mares e explorar as possibilidades da psicologia.
02/04/2017
37
02/04/2017
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.