A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As principais tendências da gestão de pessoas na organização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As principais tendências da gestão de pessoas na organização"— Transcrição da apresentação:

1 As principais tendências da gestão de pessoas na organização
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS As principais tendências da gestão de pessoas na organização 02/04/2017

2 O QUE É GESTÃO DE PESSOAS?
É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É uma área contingencial e situacional pois depende: Cultura Estrutura organizacional Características do contexto ambiental; Negócio da organização Tecnologia Processos internos e outras variáveis importantes. 02/04/2017

3 Principais Processos de Gestão de Pessoas
02/04/2017

4 Administração de Pessoas
Administração de Recursos Humanos (ARH) Envolve conceitos de várias áreas: direito: ex: direitos trabalhistas medicina: ex: doenças do trabalho psicologia: ex: estresse, motivação, liderança sociologia: ex: relacionamento em grupo educação: ex: aprendizagem, ensino, etc... 02/04/2017

5 PESQUISA 2010 USP/FIA TENDÊNCIAS NA GESTÃO
103 EMPRESAS DE UMA AMOSTRA INCLUINDO 500 MELHORES / EXAME; 150 MELHORES PARA SE TRABALHAR/ VOCÊ S/A, UNIVERSIDADES, CONSULTORIAS. DA AMOSTRA DE 1050 RESPONDERAM 189 FORMADORES DE OPINIÃO. QUESTÃO DA PESQUISA: PARA ONDE VAI A FUNÇÃO RH? 02/04/2017

6 COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS CRÍTICAS COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO “NEGÓCIO” – (razão de ser) 59,9% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO / NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – 40,8% 02/04/2017

7 DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS ALINHAR PESSOAS /COMPETÊNCIAS HUMANAS À ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – 82,3 % DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% ALINHAR POLÍTICAS E PROCESSOS DE GESTÃO À ESTRATÉGIA ATUAÇÃO – 33,3% APOIAR E PROMOVER MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS – 25% 02/04/2017

8 REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8%
PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAR E DESENVOLVER GESTORES / LIDERANÇAS – 26,9 % REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% INVESTIR MAIS EM DUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 25,3% 02/04/2017

9 O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH (Fischer, 1998; Lacombe e Tonelli, 2000; Fischer e Albuquerque, 2001)
PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS. A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER 02/04/2017

10 PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
LACOMBE E TONELLI (2000) MOSTRAM QUE: 28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; 19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS; 53% EM FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS ESTÁGIOS – “ESTÃO A CAMINHO” 02/04/2017

11 TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ESTRUTURA DE RH
FORMAÇÕES DIVERSAS – PREDOMÎNIO ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA – TAMBÉM PEDAGOGIA E ENGENHARIAS CONSOANTES COM O NEGÓCIO ÊNFASE NO PAPEL CONSULTIVO / PARCERIA COM AS ÁREAS DA EMPRESA – MAIOR EXIGÊNCIA DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E INTERPESSOAIS POR PROJETOS – REDUÇÃO DE FUNÇÕES COM POUCAS PESSOAS ATUAÇÃO EM COMISSÕES INTERNAS 02/04/2017

12 SÍNTESE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS
FOCO NAS LIDERANÇAS ÊNFASE NO TRABALHO EM EQUIPE EXIGÊNCIA DE MULTIQUALIFICAÇÃO RODÍZIO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS INTERESSE RELAÇÃO PESSOAL / PROFISSIONAL ÊNFASE EM PESQUISA APRENDIZAGEM DE FERRAMENTAS TREINAMENTO À DISTÂNCIA FORMAÇÃO “IN COMPANY” GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO 02/04/2017

13 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS SABERES MAIS DEMANDADOS
TÉCNICO - SABER FAZER – DOMÍNIO PROCESSOS DE TRABALHO, NORMAS, TECNOLOGIA, “KNOW HOW” CONCEITUAL - SABER O PORQUÊ – ENTENDER AS RAZÕES, ESTABELECER RELAÇÕES, “KNOW WHY”. INTERPESSOAL - SABER SER – ENTENDER AS PESSOAS, ESTABELECER RELACIONAMENTOS CONVERGENTES, ESTIMULAR MOTIVAÇÕES, DECODIFICAR EMOÇÕES, PERCEBER PERFIS SOBRE O NEGÓCIO - SABER REALIZAR – AGIR CONSOANTE DEMANDAS ORGANIZACIONAIS – COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS, ESSENCIAIS, BÁSICAS. 02/04/2017

14 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DE FORMA GENERALIZADA
ARGUMENTAR NEGOCIAR TRABALHAR EM EQUIPE ESTABELECER RELAÇÕES – AÇÃO EM REDE PERCEBER O TODO E AS PARTES – VISÃO DE CONJUNTO REFLETIR QUESTIONAR PRATICAR O OLHAR RENOVADO 02/04/2017

15 O Perfil do Gestor de Pessoas...
02/04/2017

16 acreditar na sua própria capacidade
02/04/2017

17 TEM AUTO-CONFIANÇA 02/04/2017

18 prepara-se 02/04/2017

19 é persistente 02/04/2017

20 calcula os riscos 02/04/2017

21 Será que faltou alguma coisa?
SEM MEDO DE ERRAR Será que faltou alguma coisa? 02/04/2017

22 COMPROMETIMENTO e TRABALHO EM EQUIPE 02/04/2017

23 Saber lidar com a pressão...
02/04/2017

24 COMO LIDAR COM A MUDANÇA?
O GESTOR DEVE SER CAPAZ DE: Analisar e Planejar a mudanças – preparar respostas e soluções para os efeitos e problemas – desenvolver um plano de ação Conquistar a aceitação da mudança – escolher o melhor método a ser utilizado Implantar a mudança – passagem da situação existente para a nova situação – saber decifrar o acontecer grupal Acompanhar e consolidar mudanças – identificar e corrigir os problemas não previstos – avaliar resistências – buscar comprometimento 02/04/2017

25 Percepção (e a formação) e o Gerir Pessoas
02/04/2017

26 Cada pessoa percebe o mundo de forma diferente.
02/04/2017

27 Diferentes percepções
Diferenças Individuais Diferentes percepções Diferentes interpretações da realidade Diferentes comportamentos 02/04/2017

28 02/04/2017

29 02/04/2017

30 02/04/2017

31 Pessoas não são administráveis
Pessoas não são recursos Pessoas são relações (gerenciáveis) 02/04/2017

32 Administrar, por si só, é uma tarefa complexa e difícil
- Projetos - Valores Estratégias Tempo Dinheiro - Programas Bens: móveis ou imóveis Negócios Justiça Riquezas (excesso ou escassez) Tecnologias... Pessoas: seres humanos em relação Isso pressupõe Relações Humanas e Éticas inseridas na noção moderna de trabalho. 02/04/2017

33 Porque envolve aspectos emocionais + sociais + idéias + pensamentos +
valores + tristezas + alegrias + ambições + desejos + medos + competências + conhecimentos+ angústias + necessidades + sonhos + expectativas + sentimentos (raiva, inveja, ódio, amor), etc Administrar pessoas é sempre uma tarefa de mão dupla: Ação Reação Ação É um processo dialético: Os homens agem; os animais reagem. 02/04/2017

34 Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente - ou supervisor ou lider de equipe - ao qual estão subordinados Para que possa gerir as pessoas de forma satisfatória, precisa da assessoria da ARH – GERIR PESSOAS E DE RESPOSNABILIDADE DE LINHA E FUNÇÃO DE STAFF 02/04/2017

35 PSICOLOGIA E GESTÃO “A psicologia contribui na compreensão das pessoas, a integração entre as pessoas e as circunstâncias, a interação entre o cliente e o fornecedor, a interação entre um gerente e seus funcionários em qualquer sistema de gerenciamento”. 02/04/2017

36 A necessidade de romper muralhas, navegar outros mares e explorar as possibilidades da psicologia.
02/04/2017

37 02/04/2017


Carregar ppt "As principais tendências da gestão de pessoas na organização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google