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WORKSHOP “É TEMPO DE INOVAR”

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Apresentação em tema: "WORKSHOP “É TEMPO DE INOVAR”"— Transcrição da apresentação:

1 WORKSHOP “É TEMPO DE INOVAR”
Entendendo as mudanças e ajudando a transformar 1º. Dia | 10 de dezembro de 2009

2 Sistema Integrado da Divisão Indústria
Projeto INOVA Sistema Integrado da Divisão Indústria

3 Programação | 1º dia | 10/12/2009 16h00 | 16h30 Parte 1
Entendo a Mudança 16h30 | 17h00 Momento de Reflexão Dinâmica com Grupo 17h00 | 17h30 Parte 2 Entendo a Companhia 17h30 | 18h00 18h00 | 18h30 Parte 3 Entendo um Plano de Mudança 18h30 | 19h00 19h00 | 19h30 Parte 4 Estruturando um Plano de Mudança 19h30 | 19h45 Trabalho em Grupo Formação dos Grupos e Orientações 19h45 | 20h00 Programação para 2º dia Agendamento e Orientações

4 Parte 1 Entendendo a Mudança

5 Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior para um estado, modelo ou situação futuros por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas.

6 Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior para um estado, modelo ou situação futuros por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas.

7 Objetivo do Workshop Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.

8 Justificativa do Workshop
Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento.

9 Expectativa do Workshop
Planejar ações que permitam à Divisão Indústria estabelecer um Plano de Mudança

10 Momento de Reflexão De modo geral, as pessoas da Divisão Indústria têm a exata noção do que seja o Projeto Inova? Nossas pessoas estão sensibilizadas para que a mudança aconteça? Nossas pessoas tendem a lidar com o Projeto Inova naturalmente ou de maneira defensiva? O que é mais perigoso: reações de temor ou de rejeição? Por que? Quais ações devemos conduzir para divulgar o Projeto? Existe um mundo que está acabando e outro que está começando e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes.

11 Parte 2 Entendendo a Companhia

12 Identidade Organizacional
Compreender a identidade da organização e direcionar o Projeto Inova para alcançá-la

13 Missão Contribuir para o bem estar das pessoas, realçando a beleza com inovação e respeito

14 Ser líder mundial em equipamentos profissionais elétricos para beleza
Visão Ser líder mundial em equipamentos profissionais elétricos para beleza

15 Valores Compromisso com os resultados Crescimento sustentável
Inovação em produtos, serviços e processos Trabalho em equipe Transparência, respeito e seriedade nas relações Paixão em tudo o que fazemos Valorização do ser humano

16 Momento de Reflexão De que forma o Projeto Inova está alinhado com a Missão da companhia? Liderança mundial pressupõe excelência no modelo de gestão. Como podemos divulgar o Projeto Inova para que nossas pessoas o associem à Visão Organizacional? Podemos disseminar dentro da companhia a imagem de que o Projeto Inova está fortemente alinhado com os valores organizacionais? Compreender a identidade da companhia e direcionar o Projeto Inova para alcançá-la

17 Parte 3 Entendendo um Plano de Mudança

18 Por que estruturar um Plano de Mudança?
Para apoiarmos os líderes da companhia e os gestores do Projeto para que as transformações ocorram sem impactos negativos para a corporação e ainda alavancar oportunidades de aperfeiçoamento

19 Fatores Críticos para o sucesso do Plano de Mudança
Mapear os impactos gerados pela mudança Alinhar a estrutura da empresa Preparar a companhia para reagir sem perda do controle Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho

20 Fatores Críticos para o sucesso do Plano de Mudança
Mapear os impactos gerados pela mudança para uma atuação focada e eficaz; Alinhar a estrutura da empresa a nova rotina organizacional, com foco no aumento do nível de desempenho; Preparar a organização para que, no "vale do desespero", ela venha a ter condições de reagir e interpretar a queda como parte do processo de mudança, sem perda do controle da situação, e assim Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho em relação à situação anterior ao marco da mudança.

21 O papel dos agentes de mudança
Promover a comunicação interna e externa do projeto Interna: dentro da companhia e entre as pessoas Externa: divulgar o Projeto aos clientes, fornecedores, acionistas e interessados Preparar o ambiente para as mudanças advindas da implementação da solução Protheus Identificar os principais agentes de mudança na companhia Identificar os usuários chaves

22 O papel dos agentes de mudança
Gestão dos Stakeholders com o objetivo de: Identificar e reforçar posições favoráveis ao processo de transformação Identificar e mitigar discordâncias Identificar e buscar alternativas para conflitos vivenciados ao longo do ciclo de vida do projeto Preparar a Divisão Indústria para a entrada da solução Protheus em produção, divulgando informações referentes ao Projeto Inova e esclarecendo as dúvidas das pessoas Definir os canais de comunicação a serem utilizados Preparar e veicular os materiais de comunicação

23 O papel dos agentes de mudança
Identificar lacunas de conhecimento para direcionar um Plano de Treinamento com foco nos processos de negócios definidos e usando módulos implementados do sistema Liderar as tarefas relativas à capacitação dos usuários na utilização da solução Protheus e dos novos processos, apoiando o RH para elaborar e implantar: Materiais didáticos Metodologia de treinamento Dimensionamento da Infra-estrutura necessária

24 O papel dos agentes de mudança
Gestão da Transição, que é a identificação e dimensionamento do nível de prontidão da companhia para a implantação das mudanças propostas Suporte à Implantação: Definição e execução da estratégia de apoio aos usuários, de forma a minimizar os impactos da mudança ocorrida até 90 dias após ao go-live do novo sistema.

25 A questão é humana e não técnica
Momento de Reflexão Ao invés de motivar, que tal engajar as pessoas? O ambiente na companhia é saudável e receptivo a um Plano de Mudança? Acreditamos realmente que seja possível implementar um Plano de Mudança sem impactos negativos? As pessoas da companhia reconhecem as pessoas deste grupo como capazes de promover mudanças? A questão é humana e não técnica

26 Parte 4 Estruturando um Plano de Mudanças

27 Trabalho em Grupo Formar grupos de trabalho para discutir os fatores críticos, propor ações e conduzir suas implementações

28 Grupos de Trabalho Grupo Comunicação Grupo Ambiente Grupo Conhecimento
Grupo Capacitação Grupo Transição Grupo Suporte Interna Externa Identificar agentes de mudança Identificar usuários chaves Gestão dos Stakeholders Interface com equipe Totvs Discutir Processos Apoiar as pessoas durante implantação Apoiar RH na estruturação do Plano de Treinamento Mapear necessidades de treinamento - GAPs de conhecimento Preparar a companhia para a virada Assumir apoio às pessoas após GO Live Interfacear com Totvs para garantir plenitude da operação

29 Proposta aos Grupos Para cada item, propor ações que serão conduzidas durante o Projeto Inova

30 Plano de Mudanças COMO QUEM QUANDO O QUE PORQUE ONDE QUANTO EXECUTAR
PLANO ESTRATÉGICO O QUE PORQUE PLANO TÁTICO COMO QUEM QUANDO ONDE QUANTO PLANO OPERACIONAL EXECUTAR

31 Lembrar dos Fatores Críticos
Mapear os impactos gerados pela mudança Alinhar a estrutura da empresa Preparar a companhia para reagir sem perda de controle Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho

32 Próximo Workshop Atividades e Programação

33 Programação | 2º dia | a definir
16h00 | 16h30 Grupo Comunicação Apresentação 16h30 | 17h00 Grupo Ambiente 17h00 | 17h30 Grupo Conhecimento 17h30 | 18h00 Grupo Capacitação 18h00 | 18h30 Grupo Transição 18h30 | 19h00 Grupo Suporte 19h00 | 19h45 Discussão Geral Seleção das ações apresentadas 19h45 | 20h00 Compromisso Fechamento do Plano de Mudança

34 Grupos de Trabalho Grupo Comunicação Grupo Ambiente Grupo Conhecimento
Grupo Capacitação Grupo Transição Grupo Suporte

35 Sugestão & Diversão

36 Sugestão & Diversão

37 Sugestão & Diversão

38 Sugestão & Diversão

39 João Eduardo Silva Neto
Até o próximo! João Eduardo Silva Neto (11)


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