A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipídeos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipídeos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Lipídeos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html
Prof. Emiliano Chemello

2 Lipídeos: questões fundamentais
Questões para serem respondidas ao final do vídeo: O que são lipídeos e como são classificados? O que são ácidos graxos? Qual a diferença entre gorduras e óleos? Quais as funções dos lipídeos? Gordura Cis e Trans: qual a diferença? Colesterol: bom ou ruim? Lipídeos: questões fundamentais

3 http://web. ccead. puc-rio
Vídeo sobre lipídeos

4 O que são lipídeos e como são classificados?
Um guia para não perdermos o foco... Triéster de glicerol Derivados de esfingosina (um álcool aminado) Baseados em Ésteres simples Baseados em ácidos graxos de 20 carbonos Ceras Triacilglicerois Glicerofosfolípídios Esfingolipídeos Esteróides Eicosanoides neutros Contêm carga nos grupos fosfato Esfingomielinas Glicolipídeos Contêm grupos fosfatos Contêm um grupo açúcar ... pois os lipídeos, ao contrário de outras classes, não são caracterizadas por algum grupo funcional em comum, mas pela sua alta e baixa solubilidade em fluidos orgânicos apolares e polares, respectivamente! O que são lipídeos e como são classificados?

5 São ácidos carboxílicos que, geralmente, possuem longa cadeia carbônica (usualmente de 14 a 24)
Geralmente o grupo carboxila encontra-se ionizado nas condições fisiológicas Dividem-se em ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados Ácido Araquidônico poliinsaturado Ácido Palmítico saturado Ácido Oléico insaturado O que são ácidos graxos?

6 A gordura animal e vegetal são os lipídios mais abundantes na natureza
A gordura animal e vegetal são os lipídios mais abundantes na natureza. Todas as gorduras e óleos são compostos de triésteres de glicerol (propano-1,2,3-triol – também conhecido por glicerina) com três ácidos graxos. Eles são denominados quimicamente por triacilgliceróis ou por triglicerídeos. Ácido graxo Triglicerídeo Glicerol Exercem função de fonte de reserva energética. Cada grama de triglicerídeo gera 38 kJ de energia. O que são ácidos graxos?

7 Os três ácidos graxos em um triglicerídeo específico não são necessariamente os mesmos. A gordura ou um óleo de fonte natural é uma mistura complexa de muitos tipos de triglicerídeos. Óleos vegetais consistem em ácidos graxos insaturados, enquanto gordura animal contém uma porcentagem muito maior de ácidos graxos saturados. Veja!  O que são ácidos graxos?

8 Qual a diferença entre óleos e gorduras?
As gorduras são freqüentemente sólidas a temperatura ambiente, enquanto óleos nas mesmas condições são líquidos. Uma explicação possível para isto está relacionada presença ou não de insaturações e a capacidade de “empacotamento” das moléculas.. óleo gordura Qual a diferença entre óleos e gorduras?

9 Qual a diferença entre óleos e gorduras?
As ligações duplas presentes nos óleos vegetais podem ser hidrogenadas, convertendo o óleo em gordura. Exemplo de aplicação desta técnica é a produção de margarina e de gordura vegetal. Estrutura parcial de um óleo vegetal insaturado Estrutura parcial de um óleo hidrogenado Qual a diferença entre óleos e gorduras?

10 Qual a função dos lipídeos? Inúmeras!
Em relação aos triglicerídeos: A oxidação de ácidos graxos é o principal mecanismo de produção metabólica de energia. O armazenamento de ácidos graxos na forma de triacilgliceróis é o mais eficiente e quantitativamente mais importante do que o de carboidratos na forma de glicogênio. Qual a função dos lipídeos? Inúmeras!

11 Rica em ácidos graxos TRANS!
Leia mais em: Ácidos graxos insaturados existem na forma CIS e TRANS. O isômero CIS prevalece nos compostos naturais. Gordura hidrogenada Rica em ácidos graxos TRANS! Ácido Oléico Configuração CIS Ácido Oléico Configuração TRANS Gordura CIS e TRANS: qual a diferença?

12 Colesterol: bom ou ruim?
Ácidos graxos e monoacilgliceróis de cadeias de comprimento médio (6-10 átomos de carbono) passam através da célula para o sangue, sem modificações, por meio de difusão pela células hepiteliais. Estruturas de ácidos graxos e monoacilgliceróis de cadeias longas (> 12 átomos de carbono) são reconvertidas em triacilgliceróis, associam-se fosfolipídios e proteínas especiais (apolipoproteínas) formam os lipoproteínas. Colesterol: bom ou ruim?

13 Colesterol: bom ou ruim?
"Low-Density Lipoproteins" (LDL): carregam cerca de 70% de todo o colesterol que circula no sangue. São pequenas e densas o suficiente para atravessar os vasos sanguíneos e ligarem-se às membranas das células dos tecidos. Por esta razão, as LDL são as lipoproteínas responsáveis pela arteriosclerose. O nível elevado de LDL está associado com altos índices de doenças cardiovasculares. "High-Density Lipoproteins" (HDL): É responsável pelo transporte reverso do colesterol: carrega o colesterol em excesso de volta para o fígado. O nível elevado de HDL está associado com baixo índices de doenças cardiovasculares. Colesterol: bom ou ruim?

14 Colesterol: bom ou ruim?
Colesterol: bom ou ruim?


Carregar ppt "Lipídeos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google