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ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 9 – 18/09/2012

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 9 – 18/09/2012"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 9 – 18/09/2012
Administração, 6º Prof. António Albano B Moreira

2 Correção da prova

3 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO

4 Lembrar Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo;
Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer?

5 TEMAS A DISCUTIR Introdução / Objetivos.
Qual a situação que vivemos hoje ? O perfil do profissional atual. Realidade das MPE´s. Importância das MPE´s. O que fazer ? Empreendedorismo, o que vem a ser isto?

6 Transição DESCOMPASSO VELOCIDADE MUDANÇAS DO AMBIENTE
VELOCIDADE MUDANÇAS INTERNAS Para iniciar nossa apresentação sobre o Empreendedor, é fundamental entendermos e percebermos o descompasso existente entre a velocidade das mudanças do ambiente, que sem dúvida é muito rápido, em consonância à velocidade das mudanças internas (pessoas). Nós em nossos desenvolvimento e em nossas atividades, respondemos de forma muito lenta a velocidade das mudanças do ambiente. Claramente visível neste período de transição da Sociedade Industrial, também denominada por Alvin Tofler, como sociedade da segunda onda com a sociedade do conhecimento, denominada a sociedade da terceira onda. Onde talento e capacidade criativa passa a ser valorizado.

7 4 REVOLUÇÕES TECNOLOGIA GLOBALIZAÇÃO GESTÃO DAS EMPRESAS
Nesta transição ocorreram grandes revoluções. Entre elas destacamos 4 (quatro) que estão impactando todo o processo de mudança. (Falar as 4 revoluções - sem entrar em detalhe) A seguir vamos poder perceber a influência de cada uma das revoluções. GESTÃO DAS EMPRESAS NATUREZA HUMANA

8 Tecnologia Redução de 44 % Nº DE BANCÁRIOS NO BRASIL Automação
JAN JUN A Revolução TECNOLÓGICA é fácil observar sua influência. Percebemos neste exemplo, colhido recentemente junto ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas Sócio-Econômicas a grande interferência da TECNOLOGIA na forma tradicional de emprego. A Previsão é chegarmos em 2002 com 200 mil bancários. Quem de nós (voltando-se a platéia) já não fomos ou tivemos parentes, amigos bancários? Onde estão estas pessoas hoje? Fonte: Dieese - Linha Bancários

9 Crescimento econômico sem crescimento do emprego
Média ponderada do PIB regional e do crescimento do emprego PIB 205 156 EMPREGOS Percebemos neste gráfico que o crescimento do emprego está em descompasso com o crescimento econômico. O crescimento do nível de emprego, nesta terceira onda, não está mais ligado ao crescimento econômico. Enquanto o PIB cresce em uma velocidade, o emprego não acompanha o mesmo desempenho. 147 128 100

10 Esta é uma manchete comum, apresentada diariamente
em jornais e telejornais no Brasil e no mundo. OBS: Não é para ler o conteúdo e sim destacar a manchete

11 Gestão das Empresas BIOLÓGICO MECANICISTA Mudança de Paradigmas
times de trabalho organograma empowerment controle Outra Revolução: A GESTÃO DAS EMPRESAS, ou a Revolução das organizações. Marcada pela grande mudança e quebra de paradigmas. (Mostrar TP e comentar o “antes “ e o “agora” ) líder gerente cérebro de obra mão-de-obra Capital Humano Capital Financeiro

12 A rapidez do Pequeno Neste mundo em que a velocidade é fundamental.
Os pequenos tem a capacidade de vantagem adicional, em razão da agilidade. Exemplos vem ocorrendo nas organizações, através da descentralização, transformando setores em UNIDADES DE NEGÓCIOS etc.

13 Mensagem “O mundo não está dividido entre grandes e pequenos, mas sim entre rápidos e lentos e somente os rápidos sobreviverão” Destacar a importância da rapidez nestes novos tempos, citando\ um dos maiores nomes da Administração Moderna: Peter Drucker Peter Drucker

14 A revolução da natureza humana
ÉPOCAS PODER Nas Cavernas Alimento Agricultura Território Mercantilista Rei Esta é a quarta revolução, apresentada no inicio da palestra. Trata-se da Revolução da NATUREZA HUMANA. (Mostrar TP, fazendo com que a platéia entenda as fases e seus avanços) Destacando que hoje vivemos na era do conhecimento e que as pessoas fazem a diferença. Industrial Capitalista Conhecimento Pessoas

15 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

16 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

17 Mundo dos negócios atual
Globalização dos negócios com crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever.

18 Humm

19 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

20 A revolução da natureza humana
Empregabilidade Como você esta se preparando para os “Novos tempos”? (Levar o grupo a refletir por segundos) Nestes novos tempos, estar preparado é fundamental. É importante que haja o entendimento do que é EMPREGABILIDADE que de uma forma mais simples, podemos conceituar como: AGREGAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Temos que focar nossa energia na nossa empresa: EU S/A

21 Acabou o amadorismo: Conhecimento e informação são essenciais:
Vou fazer um convite a vocês: Convido vocês a embarcarem em um avião, numa longa viagem e na hora do embarque, ouvem da simpática recepcionista ou comissária: Boa tarde cavalheiro (Senhora), seja bem vindo ao vôo 666, temos orgulho em informar que em nossa companhia, temos um elevado índice de sucesso em nossos vôos. Somente 2% dos aviões sofrem acidentes, os demais 98% são bem sucedidos. Você embarcaria nesta?? Esta pequena história é só para reforçar que não há mais espaço para o amadorismo. O mundo exige profissionalismo em tudo que fazemos. Devemos perder a mania de achar que sabemos tudo e nos dispor a aprender e aprender já e de forma rápida. Pense nisto quando fizer seu projeto, montar sua empresa, preparar um trabalho para a faculdade ATUE DESDE JÁ COM CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL

22 A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S
De a as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram empregos. O crescimento de empregos nas MPE foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%.

23 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

24 A IMPORTÂNICA DAS MPE´S
Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 500 + Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 500 + 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de fonte - RAIS

25

26 A situação hoje O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades RESULTADO

27 Na vida pessoal Angústias e depressões;
Agitação, sensação de impotência e falta de controle; Relações humanas desgastadas; Falta de controle da vida pessoal; Desemprego / falta de emprego.

28 A situação hoje Globalização dos negócios
Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

29 Dados de 2009 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

30 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

31 Causas da mortalidade ... 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004 1º Falta de Capital de Giro % 2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito %

32 Razões da Mortalidade das Empresas
1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

33 Razões da Sobrevivência das Empresas
1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

34 E AGORA JOSÉ ?

35 O QUE FAZER ENTÃO ? Inovação; Rapidez; Atendimento; Associativismo.
Incubação; Cooperativismo; Empreendedorismo; Empregabilidade; Vantagens, diferenciais competitivos.

36 DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA :
Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

37 Fatores de sucesso da Micro Empresa
Ambiente favorável (Mercado incluído) Gestão (Planejamento Inicial e continuidade) Conhecimento do ramo Empreendedorismo

38 As 3 funções do empresário
Gestor / Administrador Técnico Empreendedor

39 A Gestão Objetivos: Estratégia; Diferencial; Planejamento; Controle;
Padrões; Informações / Apoio; Melhoria contínua.

40 A Técnica Inovação; Qualidade; Padrões; Continuidade e melhoria.

41 PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO ?
Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Só os empreendedores triunfarão. Auto-realização pessoal. Empregabilidade.

42 MITOS / VERDADES Se nasce empreendedor; Empreendedorismo é montar empresa; Empreendedorismo é sorte; Empreendedorismo pode ser desenvolvido; Só os empreendedores triunfarão.

43 Empreendedorismo - definições
Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito; Como atitude de vida.

44 EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER.
O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação. A arte do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”.

45 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento.

46 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos.

47 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos.

48 Características e atitudes
10 características empreendedoras Atitudes e comportamentos Ações que identificam as características 3 para cada característica 30 ações no total

49 PERSISTÊNCIA Age diante de dificuldades relevantes.
Insiste ou muda de estratégia com a finalidade de enfrentar desafios ou superar dificuldades. Responsabiliza-se pessoalmente pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos.

50 CORRER RISCOS CALCULADOS
Analisa as alternativas e calcula riscos cuidadosamente. Age para diminuir riscos ou controlar resultados. Coloca-se em situações que implicam em desafios ou riscos moderados.

51 INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA
Busca autonomia em relação às normas e controle de outros. Mantém suas decisões, mesmo quando outras pessoas se opõem, diante de resultados desanimadores. Mostra-se confiante na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

52 Estabelecimento de metas/objetivos
Fixa objetivos que lhe proporcionem desafios e que tenham significado pessoal. Fixa metas de longo prazo, claras e específicas. Fixa objetivos de curto prazo, mensuráveis.

53 Critérios para bons objetivos
CLAROS REALISTAS MENSURÁVEIS ESPECÍFICOS REPRESENTAM UM DESAFIO TÊM UM SIGNIFICADO ESPECIAL

54 Metas Específicas Significado Provocante Executável Realista
Tempo final Observável

55 MOTIVOS PARA SE ESTABELECER objetivos
Se um objetivo é escrito, há um aumento de 60% da probabilidade de atingi-lo. Ajuda você a trabalhar com inteligência, não só com dedicação. Orienta para o futuro, para resultados. Aumenta a motivação Ajuda a administrar a tensão de ser um Empreendedor.

56 BUSCA DE INFORMAÇÃO Pesquisa pessoalmente informações de clientes, fornecedores e concorrentes Pesquisa pessoalmente sobre como fabricar um produto ou fornecer um serviço Solicita orientação de um especialista para obter assessoria técnica ou comercial

57 ELEMENTOS DE UM PLANO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES
ESCLARECER OBJETIVOS IDENTIFICAR PERGUNTAS DESIGNAR RESPONSABILIDADES DEFINIR UM PRAZO DE REALIZAÇÃO

58 PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO
Planeja um trabalho grande, dividindo-o em partes mais simples e com prazos definidos Acompanha e revisa seus planos, embasado em informações sobre o desempenho real e em novas circunstâncias Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões

59 EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
Age de forma a executar melhor as coisas, mais rapidamente ou mais barato. Procede de forma a realizar coisas que satisfaçam ou excedam aos padrões de excelência. Assegura que o trabalho seja terminado a tempo e atenda aos padrões de qualidade previamente combinados.

60 BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA
Realiza atividades antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Busca novas áreas de atuação, produtos e serviços para ampliar seu empreendimento Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio novo, obter financiamentos, equipamento, local de trabalho ou assistência

61 Comprometimento Sacrifica-se pessoalmente ou depende de um grande esforço para completar uma tarefa contratada Trabalha junto com seus empregados ou os substitui caso seja necessário terminar uma tarefa Prima em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, em vez do lucro a curto prazo

62 PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS
Usa de estratégias para influenciar ou persuadir os outros. Usa de pessoas influentes para atingir seus próprios objetivos. Age para desenvolver e manter relações comerciais.

63 Fazendo acontecer... Amplie sua visão de mundo
Descubra no que você é bom, ...MESMO! Busque as informações necessárias Saiba onde elas estão Quem poderá ajudá-lo ? Que recursos você precisa ?

64 Empreendedor: Atitudes
Se acomodar Fazer acontecer

65 Quais são suas competências/habilidades
Manuais Intelectuais Emocionais Esportivas Comunicação

66 Fazendo acontecer... EMPREENDEDOR Talento Criatividade Competência +

67 O que é Empregabilidade ?
Competência profissional Adequação profissional Idoneidade Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos Saúde física e mental Objetivos claros Plano de vida

68 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão

69 Sugestão de Plano Pessoal
Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

70 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

71 É preciso dar sentido a tudo isto.
E principalmente ... É preciso dar sentido a tudo isto. Achar um motivo.

72 Ser Empreendedor O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná
(Saudação inicial) O Sebrae há muitos anos vem debatendo a questão do empreededorismo, seu entendimento e aplicação. “Ser Empreendedor”, esta palestra tem como objetivo, mostrar os diversos caminhos que você, deverá tomar ao decidir montar seu negócio ou atuar como empreendedor em suas ações. Mostrar que o Sebrae tem diversos produtos no Segmento dos FUTUROS EMPRESÁRIOS, para preparar e desenvolver as habilidades e a capacidade dos interessados em montar seus negócios Mostrar o Folder do Sebrae para FUTUROS EMPRESÁRIOS Para aquelas pessoas que já tem definido seu ramo de negócio, o Sebrae oferece o PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS, um conjunto de Palestras e Assessorias, para auxilia-los a abri seu negócio. (Mostrar Folder do PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná

73 OBSERVAÇÕES “Não há desemprego. O que está desaparecendo
é o emprego propriamente dito.” William Bridges Fonte: IBGE “Somente 50% dos empregos no Brasil são formalizados com 'carteira assinada'. Entre 1980 e 1994, o trabalho por 'conta própria‘ cresceu 37,38%.”

74 Eu sou o único responsável pelo meu futuro...
Tenha a consciência de que é você que construirá o seu futuro e estará também influenciando o futuro das pessoas que te rodeia.

75 Foque seu Objetivo: (antes de mostrar a última TP)
Bem, estamos encaminhando para o final e queremos deixar alguns pontos de reflexão: A maior das revoluções começa em você, iniciando com o processo de ASSUMIR a responsabilidade pelo seu futuro. Vamos agora fazer um exercício para encerrarmos a Palestra. ( Vivência do Alvo: ) Solicite a todos que em pé fechem os olhos; dê as seguintes instruções: De olhos fechados imaginem que vocês estão com um arco e flecha nas mãos. Estiquem a flecha no arco. Agora, mirem para o Norte e lance a flecha. Agora abram os olhos e percebem> Neste momento, as pessoas estarão em posições diferentes. Perguntar: O que aconteceu?? Surgiram vários nortes? Mensagem (mostrando a TP): Não importa qual é o seu norte, porém defina e tenha claro para você perseguir arduamente: com muita paixão, percebendo sempre em mente o seu alvo e buscar acertá-lo sempre... (despedida final)

76 BOA NOITE ! OBRIGADO


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