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O Estrategista Grupo: Luis Gaj Professor: Ricardo do Rego

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Apresentação em tema: "O Estrategista Grupo: Luis Gaj Professor: Ricardo do Rego"— Transcrição da apresentação:

1 O Estrategista Grupo: Luis Gaj Professor: Ricardo do Rego
Elina Angélica Fernandes Ribeiro Elisangela Ramos Macedo Henrique Cesar Torquato de Oliveira José Donisete Ap. Macedo Julia de Oliveira Masotti Odair Silva Santos Pedro Aurélio dos Santos Moraes Ricardo Sobral Professor: Ricardo do Rego

2 Livro: Autor: Editora Makron Books Primeira Edição, 2002 O Livro
O Estrategista (Do Pensamento à Ação Estratégica na Organização) Autor: Luis Gaj (Consultor e Professor da USP) Editora Makron Books Primeira Edição, 2002

3 Introdução O livro se destina a todos aqueles interessados no futuro das organizações e que desejam aprofundar seus conhecimentos em torno do tema de como detectar o que precisar ser relevado pelo estrategista.

4 Tendências do Desenvolvimento
Ásia e as redes globais Movimentos migratórios e pobreza O terceiro setor – as ONGs A biotecnologia Nova liderança

5 A Importância do Diagnóstico
O caso do médico Diagnóstico familiar Diagnóstico de empresa global Diagnóstico em organismo federal Diagnóstico de ONG

6 Exercício de Posicionamento
Crescimento Estabilidade Recessão Bem 60 25 10 Regular 30 50 Mal País Empresa

7 Disfunções das Organizações
Transitórias Leves Jovens inexperientes Velhos conservadores Graves Crônicas

8 Diagnóstico Visões de Diagnóstico 360 graus Desenvolvimento
Urgência (preventivo) Competitivo e mercadológico Empresas endividadas Estrutural e organizacional Interno ou externo Tecnológico

9 Diagnóstico 360 graus Enfoque Estratégico e desenvolvimento Projetos
R. Humanos R. Materiais Preocupações Desinvestimentos Análise Geral Já teve doenças? Como se comporta? Estilo de vida Esporte Alimentação Vida social Análises Clínicas Temperatura Pulso Pressão Liquidez Dívidas Novos Negócios e Diversificações RSI Rotação sobre capital Alocação de recursos Riscos e Oportunidades Rotação dos estoques Dividendos Retorno Social Objetivos Público Fornecedores Bancos Analistas Desempenho Financeiro Desempenho Evolutivo Retornos esperados Outros índices DIAGNÓS- TICO Planeja- mento Sistema Proces. Inform. Enforque de O&M e Sistemas Administração financeira Desempenho das Áreas Desempenho nos Proce- dimentos Controle Sistema Contabi- lidade Organi- zação Dire- ção e Deci- são Comercial Sistema Fluxo de Materiais Equilí- brio Sistema Atend. Cliente Industrial e tecnologia Sistema Adm. Mat. Clinica dos Aparelhos e dos sistemas Funcionamento: Aparelho Digestivo Aparelho Auditivo Aparelho Sensorial Aparelho Motor Diagnóstico por Médicos Especialistas Coração Pulmão Garganta Pulso Consultores Assessores Diretivos

10 Diagnóstico pelo Desenvolvimento
Segundo Georg Land: Concepção Desenvolvimento Tempo ENTROPIA Crescimento Declínio Maturidade Morte

11 Diagnóstico pelo Desenvolvimento
Segundo Adizes: Desenvolvimento Tempo Crescimento Envelhecimento Surgimento Infância Adoslecência Plenitude Aristocracia Estabilidade Iniciando a burocracia Burocracia Morte

12 Relatório do diagnóstico
Situação atual encontrada Aspectos relevantes da situação atual Idéias preliminares para serem debatidas Sugestões de um roteiro de trabalho de mudança

13 Prognóstico (Para onde estamos indo)
Cenários futuros e seus reflexos Análise dos planos da concorrência Tendências tecnológicas Simulações econômico-financeiras de futuro Elaboração de modelos de análise de futuro Análise de postura estratégica no contexto ambiental

14 Prescrição A prescrição estabelece o elo entre onde estamos e onde gostaríamos de estar, através de medidas tomadas com base no conhecimento adquirido no diagnóstico e prognóstico

15 Adequação: Como preencher o hiato Produtos Atendimento Tecnologia
Processos Gestão Marketing

16 Agentes de implantação de mudanças
Tratamento (Agir) Agentes de implantação de mudanças Acompanhamento de projetos hard e soft Implantação simultânea a formulação Plano mestre estratégico Profundidade e amplitude das mudanças esperadas

17 Modelos de Planejamento Estratégico
5C (ICI) 7S (MC Kinsey) Planejamento Estratégico Clássico Desafio Empresário (Strategy Group from Argentina) Margarida Estratégica (Luis Gaj) Formulação Estratégica (John Seeger)

18 Planejamento Estratégico Clássico
Missão Objetivos Pontos fortes e fracos Oportunidades e ameaças Alternativas estratégicas Escolha da estratégia entre alternativas Implementação Reavaliação

19 Certezas para lidar com a Incerteza
“O cenário imaginado não vai acontecer” “Para construir o futuro é preciso liderar através da aprendizagem” “Crescer na busca de novos relacionamentos” “Atingir nível de desconforto” “Para sucesso é preciso mobilizar inovação”

20 O Estrategista - Conclusão
O estrategista não está preocupado com o processo formal de elaborar estratégias, e sim construir uma organização de sucesso contínuo.

21 Perguntas ?


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