A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.

2 O QUE É MILITARISMO? É derivado do substantivo latino miles, plural, militis (soldado, soldados), que é combinado com o sufixo grego  “ismo”. É a expansão das práticas militares para a vida política e social de uma nação. O militarismo hoje está presente em diversas nações, como Coréia do Norte, Israel, Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Índia, Venezuela, entre outros.

3 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO LINEAR ESCALA HIERÁRQUICA ― Níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade. UNIDADE DE COMANDO ― Cada subordinado possui somente um superior. CENTRALIZAÇÃO DO COMANDO DESCENTRALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO PRINCÍPIO DA DIREÇÃO ― Todo soltado deve saber o que se espera que faça.

4 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) NAPOLEÃO BONAPARTE ― Dava as ordens, explicava o objetivo e se certificava da compreensão; para ele a obediência cega não levaria à uma execução inteligente.

5 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) CARL VON CLAUSEWITZ ― A organização precisa de planejamento, as decisões devem ser científicas e não intuitivas, a disciplina é um requisito básico para a organização. O administrador deve lidar com incertezas.

6 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) SUN TZU ― Estrategista de guerra, general do Rei Hu Lu e filósofo chinês. Deixou um tratado militar escrito durante o século IV a.C. com o título “A Arte da Guerra”.

7 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Foi publicado em 1919 contendo 13 capítulos de estratégias militares; é um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental. Vários de seus princípios podem ser aplicados em inúmeras situações da vida moderna. Política e administração de empresas são duas áreas em que os preceitos do livro têm sido utilizados com afinco. “A estratégia sem tática é o caminho mais lento Para a vitória.Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” ― Sun Tzu.

8 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Além de fornecer um panorama clássico das "leis da guerra", também se apresenta como uma obra que exalta a liderança e a capacidade de superar obstáculos.

9 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Muitos dos ensinamentos de Sun Tzu podem ser levados em consideração quando o assunto é administração de empresas. Afinal, em um mundo globalizado e competitivo como o que vivemos hoje, onde a cada dia tem se exigido cada vez mais dos administradores, que precisam de uma postura proativa, competitiva, estrategista e inovadora, os ensinamentos desse general chinês podem ser utilizados como grandes ferramentas para enfrentar as exigências no mundo dos negócios. “Conheça o seu inimigo e conheça a si mesmo e em 100 batalhas, você nunca correrá perigo.” ― Sun Tzu.

10 INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO
INFLUÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO. (CONTEXTO HISTÓRICO) A ARTE DA GUERRA Para os administradores é preciso ser um bom estrategista se quiser que sua empresa sobreviva no mercado dinâmico hoje em dia. Para Sun Tzu, aquele líder que considera, analisa e planeja tendo o entendimento desses fatores, tem uma maior chance de vitória do que aquele que não os leva em consideração tais fatores. “Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu.

11 ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga.  A denominação linear se deve ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. 

12 ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga.  A denominação linear se deve ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. 

13 Características da Organização Linear
Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

14 Vantagens e desvantagens da Organização Linear
Estrutura simples e de fácil compreensão Clara delimitação das responsabilidades. Facilidade de implantação. É bastante estável. É o tipo de organização indicada para pequenas empresas. Estabilidade e constância das relações formais. Autoridade linear baseada no comando único e direto. Exagera a função de chefia e de comando. A unidade de comando torna o chefe um generalista. À medida que a empresa cresce, maior congestionamento na linha formal de comunicação. As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.

15 ORGANIZAÇÃO LINEAR


Carregar ppt "A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google