A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA - PNLD 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA - PNLD 2015."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA - PNLD 2015

2 Estrutura da Apresentação 1.A disciplina História e suas orientações curriculares 2. O que se espera de um bom livro didático de História 3.Perfil geral das obras aprovadas: destaques para orientar a escolha 3.1 Livro impresso 3.2 Livro digital

3 1. A História e suas orientações curriculares no Ensino Médio “O ensino de História, articulando-se com o das outras disciplinas, busca oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social, cultural e do trabalho (OCNs, 2006, p. 67)”. “Um dos objetivos do ensino de História, talvez o primeiro e o que condiciona os demais, é levar os alunos a considerar como importante a apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem até mesmo apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos acontecimentos. Essa leitura crítica presidirá também os materiais didáticos colocados à disposição dos alunos, especialmente os livros didáticos (OCNs, 2006, p. 72)”. Orientações Curriculares Nacionais - Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias - História/2006

4 2. O que se espera de um bom livro didático de História - Diálogo consistente e atualizado com a ciência de referência, sem perder de vista a especificidade da cultura escolar e as conexões interdisciplinares. - Operação com os instrumentos e procedimentos básicos da produção do conhecimento histórico, próprios do ofício do historiador. - Reconhecimento das experiências dos estudantes e mobilização de estratégias para a compreensão da historicidade dos processos sociais no conjunto da obra.

5 2. O que se espera de um bom livro didático de História - Presença de atividades desafiadoras, que desenvolvam capacidades cognitivas complexas, para além da memorização. - Abordagem de conteúdos, noções e conceitos na sua historicidade, multicausalidade e diálogo com o tempo presente. - Inovações historiográficas e metodológicas articuladas no conjunto da obra, não ficando restritas aos dossiês, boxes, oficinas. - Destaque à cultura material e ao contexto dos estudantes como elementos de educação histórica, considerando a especificidade das culturas juvenis.

6 2. O que se espera de um bom livro didático de História - Alto investimento na problematização do conhecimento histórico e no cotejo de diferentes versões historiográficas. -Tratamento qualificado a temas como história e cultura da África, dos afrodescendentes e dos povos indígenas, especialmente no que respeita a sua inserção ao longo da história e também na sociedade contemporânea. - Valorização do papel da mulher na história e propostas de combate à violência contra a mulher e à homofobia.

7 3. Perfil geral das obras aprovadas: Destaques para orientar a escolha do livro impresso Organização curricular: História Integrada - sequência cronológica, com conteúdos da História Geral (Europa, Ásia e África), da História da América e da História do Brasil (perspectiva predominante) Critérios temáticos – sem romper a perspectiva cronológica, algumas obras trazem abordagens em diferentes temas, conceitos e/ou valores contemporâneos

8 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Referências: História do Brasil Joaquim Manoel de Macedo Rio de Janeiro: Paris: Livraria Garnier, s/d [1914]. Há cem anos...

9 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Há cem anos... Referências: História do Brasil Joaquim Manoel de Macedo Rio de Janeiro: Paris: Livraria Garnier, s/d [1914].

10 3.1 Perfil geral das obras aprovadas: destaques para orientar a escolha do livro impresso Na atualidade, há uma pluralidade de concepções teórico- metodológicas, históricas e pedagógicas, que podem embasar escolhas para o ensino de História, diferentes da história por perguntas-respostas e fatos/datas/vultos. Pode-se citar, entre outras, a história como processo; como procedimentos para a produção do conhecimento histórico; a história-problema; a história-investigativa; a história- crítica que possibilitam a mobilização de diferentes habilidades e competências para além da memorização mecânica.

11 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Referências: História do Brasil Rocha Pombo Rio de Janeiro: Edições Melhoramentos 3ª ed. 1940.

12 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Quadro de Victor Meirelles (tela com 270 cm x 357 cm, realizada entre 1858 e 1860), que foi inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha. Óleo sobre tela, que mede 270 x 357 cm. Acervo: Museu Nacional do Rio de Janeiro Referências: http://www.museus.gov.br/tag/primeira-missa/ acesso em 12/05/2014http://www.museus.gov.br/tag/primeira-missa/

13 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Manual do Professor Documentos / imagens Relação presente- passado / local Explica-se a proposta teórico-metodológica atualizada e como se pretende efetivá-la De que forma aparecem e como são trabalhados Como se aproxima do aluno e desenvolve os conceitos básicos de tempo e sujeito histórico

14 Destaques para orientar a escolha do livro impresso Versões diferentes Recursos/ novas tecnologias Atividades / exercícios Explora narrativas diferentes e fontes diversas: leis, cartas, literatura, objetos, entre outras De que forma são indicados e explicados Que habilidades e competências mobilizam

15 3. 1 Perfil geral das obras aprovadas: destaques para orientar a escolha do livro digital O livro digital pretende colaborar para uma experiência inovadora, beneficiada pela ampliação da interatividade e da capacidade demonstrada pelas novas tecnologias da informação em enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

16 O que se pode esperar destes livros digitais? 1 – Importante: o livro digital não é outro livro em relação ao impresso. A sua avaliação foi feita com a devida atenção aos mesmos critérios básicos que orientam a escolha do exemplar impresso. A orientação pedagógica é a mesma.

17 2 – O que há de diferente? Esta versão traz como elemento agregador o fato de poder tornar acessíveis trechos de filmes, reportagens, apresentar gráficos animados, jogos, animações, excertos de documentos, imagens ampliadas e detalhadas ou exercícios. Tudo isso concebido para ampliar a experiência de aprender.

18 Este novo recurso permitirá a professores e alunos o contato com informações, em princípio inviáveis no livro impresso: exercícios interativos, com um retorno dos mesmos até em situações extraclasse; a possibilidade de “marcar” passagens de sua preferência ou fundamentais ao tema estudado sem que isto implique em dano ao livro; a possibilidade de acompanhar, graças aos links disponibilizados e aos infográficos e vídeos inseridos, a própria construção do argumento exposto no texto histórico.

19 A proposta é que estes livros digitais acrescentem mobilidade, capacidade de informação, manipulação de dados e interatividade. O suporte digital deve dialogar continuamente com o impresso. Independentemente do formato, a meta deve ser oferecer livros de qualidade aos professores e alunos.


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA - PNLD 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google