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Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima. Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade.

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1 Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima

2 Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade de controle, por sua vez, pode ser exercida de diferentes formas:

3 Atividade de Controle Supervisão direta - quando os executores das tarefas são fiscalizados ou observados diretamente por seus superiores hierárquicos Auditoria de padrões - controle que pode ser exercido quando existem padrões de trabalho (ISO) Sistema de medição de desempenho - se busca a identificação de um conjunto de indicadores estratégicos, gerenciais e operacionais, que sirvam para quantificar o desempenho organizacional em todos os processos ou áreas organizacionais, e na organização como um todo

4 Competências Gerenciais Competências Intelectuais: São as habilidades intelectuais usadas para elaborar conceitos, análises, planejar, definir estratégias, etc. Competências Interpessoais: São as competências que o gestor usa para relacionar-se com sua rede de contatos, como liderar sua equipe, tratar o cliente, etc. Competência Técnica: Abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização. Competência Intrapessoal: Também conhecida como introspecção, que significa todas as relações e formas de reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria, como auto-análise, autocontrole, auto-motivação, autoconhecimento, etc.

5 Objetivo Objetivos são resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação. São os fins, os propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos.“ (Maximiano. 2008: 120) “Há uma variedade de palavras que expressam objetivos, como: metas, fins, missões, propósitos, padrões, linhas-mestra, alvos, cotas, etc. Geralmente, todas estas palavras significam um estado de coisas desejáveis para sua empresa” (Chiavenato, 1994: 61)

6 1 -GDO por Indicadores Numa comparação com os procedimentos adotados na área da saúde, os médicos, em geral, trabalham fundamentalmente com base em indicadores de saúde das pessoas ou de grupos de pessoas, para avaliar o seu estado de saúde. Comparativamente, pode-se afirmar que podemos fazer a mesma coisa com as organizações, por meio do uso de “indicadores organizacionais de desempenho”, que podem ser traduzidos como indicadores da saúde organizacional.

7 Indicador de Desempenho Variável que serve, quando quantificada, para demonstrar/revelar/direcionar o desempenho daquilo que se está querendo medir Veja a importância de se trabalhar com indicadores. Olhando um simples número de uma variável como a taxa de crescimento do PIB de um país, você já sabe como anda a atividade produtiva desse país; se essa inflação é grave ou não; o nível de desemprego vem aumentando, diminuindo ou está estável. Esses indicadores, de fato, ajudam na tomada de decisões.

8 Indicadores Econômicos

9 Indicadores Gerenciais

10 Os gestores organizacionais trabalham com o indicador “taxa de retorno dos investimentos” para saber se o negócio está valendo a pena. Para saber se a empresa está sendo competitiva, a resposta não é tão simples assim, visto que vários indicadores podem ser utilizados para isso, tais como: preços, participação de mercado, ou custos unitários. No caso das organizações sem fins lucrativos, para se saber se estão cumprindo sua missão, certamente haverá necessidade de se quantificar sua produção.

11 Indicadores Gerenciais No caso das organizações sem fins lucrativos, para se saber se estão cumprindo sua missão, certamente haverá necessidade de se quantificar sua produção. Pacientes atendidos, por exemplo As instituições governamentais precisam seguir os mesmos caminhos propostos para as organizações sem fins lucrativos, para definirem alguns dos seus indicadores de desempenho Por exemplo: número de alfabetizados

12 O que medem os indicadores de desempenho indicadores de desempenho “são informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e, em geral, permitem acompanhar a sua evolução ao longo do tempo” (FNQ, 2011: 94) Portanto, indicadores de desempenho servem para medir os fatores eficiência, eficácia e nível de satisfação

13 O que medem os indicadores de desempenho Processos de produção serão ineficazes quando, por exemplo, não houver cumprimento de prazos ou quando os seus produtos apresentarem não conformidades em relação aos requisitos estabelecidos. A gestão de um presidente de empresa será eficaz se os objetivos por ele estabelecidos forem atingidos. Essa gestão será tão mais eficiente quanto menos recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, etc) precisarem ser utilizados para que os objetivos sejam atingidos

14 Para que servem os indicadores de desempenho Definir o rumo das ações Comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores; Servir como base para o reconhecimento da dedicação coletiva; Analisar os problemas estratégicos de forma proativa; Apoiar a tomada de decisão; Apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização; Apoiar o aprendizado organizacional

15 Análise dos resultados dos indicadores de desempenho para cada indicador utilizado tende a existir um “valor de referência”, para orientar na análise de resultados a avaliação dos resultados organizacionais deve levar em conta: Tendência: refere-se ao grau em que os resultados demonstram evolução favorável ao longo do tempo Nível Atual: refere-se ao grau em que os resultados demonstram competitividade e atendimento aos requisitos das partes interessadas

16 Sistemas de indicadores de desempenho A Fundação Nacional da Qualidade, requer das organizações que buscam a excelência da gestão, que apresentem indicadores de desempenho para 6(seis) grupos de resultados, que são: 1. Resultados econômico-financeiros; 2. Resultados relativos a clientes e ao mercado; 3. Resultados relativos à sociedade; 4. Resultados relativos às pessoas; 5. Resultados relativos aos processos; 6. Resultados relativos aos fornecedores

17 Sistemas de indicadores de desempenho 1. Resultados econômico-financeiros 2. Resultados relativos a clientes e ao mercado; 3. Resultados relativos à sociedade; 4. Resultados relativos às pessoas; 5. Resultados relativos aos processos; 6. Resultados relativos aos fornecedores

18 Sistemas de indicadores de desempenho 1 - Resultados econômico-financeiros Nível de endividamento Imobilização Liquidez corrente Liquidez geral Prazo médio de recebimento de vendas Prazo médio de renovação de estoques Prazo médio de pagamento de compras Rentabilidade Margem Bruta

19 Sistemas de indicadores de desempenho 2- Resultados relativos a clientes e ao mercado; Participação no mercado Percentual de entrevistados que se lembram da marca Percentual de clientes que relataram um ou mais fatores graves de insatisfação Percentual dos clientes que se declararam muito ou totalmente satisfeitos Número de acessos à página da Internet Valor relativo do produto (qualidade relativa percebida pelo cliente dividida pelo preço) Tempo médio de solução de problemas

20 Sistemas de indicadores de desempenho 3 - Resultados relativos à sociedade; Percentual da receita investido em responsabilidade social ou em gestão ambiental Despesas de divulgação de ações ambientais e sociais Número de não conformidades ambientais Número de aspectos ambientais inaceitáveis Pontuação obtida pelo sistema de avaliação do Instituto Ethos ou equivalente Custos dos danos causados ao meio ambiente dividido pela receita

21 Sistemas de indicadores de desempenho 4 - Resultados relativos às pessoas Percentual de oportunidades preenchidas internamente Percentual de pessoas que avançaram na carreira Percentual variável da remuneração total Número de sugestões implementadas por pessoa Percentual de pessoas que participam de projetos de melhoria Percentual da receita aplicado em treinamento Freqüência e gravidade de acidentes

22 Sistemas de indicadores de desempenho 5 - Resultados relativos aos processos; processos do negócio Número de não-conformidades por projeto Número de produtos defeituosos dividido pelo total produzido Percentual de produtos produzidos dentro da especificação Percentual de produtos entregues no prazo Custo real dos processos dividido pelo custo ideal

23 Sistemas de indicadores de desempenho 6 - Resultados relativos aos fornecedores Número de não-conformidades por auditoria de fornecedor Índice global de desempenho dos fornecedores Volume de compras críticas vindas de fornecedores com qualidade assegurada Economia realizada no período de um ano com o programa de desenvolvimento de fornecedores. Paradas de produção motivadas por faltas de fornecimentos

24 Resumindo Um indicador de desempenho é uma variável que serve, quando quantificada, para demonstrar o desempenho daquilo que se está querendo medir (atividade de controle) e serve, também, para direcionar esse desempenho para metas desejadas.

25 Resumindo Para análise dos resultados dos indicadores de desempenho é recomendável que: (a) se faça a análise da tendência desses resultados; (b) se realize a comparação resultados com referenciais comparativos externos; e (c) se verifique se os resultados atendem aos requisitos das partes interessadas

26 Resumindo Cada organização deve ter um sistema de indicadores de desempenho compatível com seus objetivos, com foco os seguintes resultados: resultados econômico-financeiros, resultados relativos aos clientes e ao mercado, resultados relativos à sociedade, resultados relativos às pessoas, resultados relativos aos processos e resultados relativos aos fornecedores


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