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Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.

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1 Profª. Josilene Ribeiro

2 Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que se utiliza de uma série de ferramentas. No planejamento de marketing, o profissional da área se baseia nos resultados da análise da situação e constrói objetivos, define estratégias e atividades futuras de acordo com o composto de marketing.

3 1. Análise e Diagnóstico da Situação Análise dos concorrentes Análise da empresa Análise dos clientes Levantar o dados demográficos Características psicográficas Segmentar o mercado Análise do SWOT.

4 BASES PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS CONSUMIDORES Demográfica Idade, Gênero,Tamanho da Família, Raça, Renda, Ocupação... Estilo de Vida, Personalidade e autoconceito ( como as pessoas se vêem) Psicográfica Geográfica Região, Cidade, Tamanho, Densidade, Clima... Ocasiões, Benefícios, Taxa de Uso, ou Atitudes Comportamental

5 REQUISITOS PARA SEGMENTAÇÃO EFICAZ Os segmentos de mercado devem ser:  Mensuráveis: O tamanho, poder de compra e características dos segmentos podem ser mensurados.  Substanciais: Os segmentos devem ser grandes e rentáveis o suficiente para serem atendidos. Um segmento deve ser o mais homogêneo possível para justificar a adoção de um programa de marketing sob medida.  Acessíveis: Os segmentos devem ser passíveis a serem eficazmente atingidos e atendidos.  Diferenciais: Os segmentos devem ser conceitualmente distinguíveis e respondem diferentemente a diferentes elementos do composto de marketing e a programas de marketing.

6 Questões importantes na análise do cliente WEB  Quais motivações do usuários para visitar a página?  O que ele busca: informação, compras, entretenimento...?  Com que freqüência ele visita página?  Freqüência de acesso a internet? De onde acessam?  Compram pela internet? O site tem que proporcionar uma experiência agradável ao usuário, para que ele sinta-se motivado a retornar a página!

7 Analisando o Website da empresa  Objetivo da página web?  Quais as principais demandas (perguntas/reclamações...) de clientes/fornecedores via internet?  Quais as formas/ferramentas de recebimento de feedback/interação?  Como está definida a URL?  Como e onde está sendo divulgado a página?  Existem parcerias/trocas de divulgação de hiperlinks?  Como é verificada a visitação? Números diários, mensais?  Como está estruturada página? Usabilidade e navegabilidade?

8 Objetivos de vendas Objetivos comunicação Quais os objetivos e metas para o próximo ano? E para os próximos 5 anos? Que volume de vendas espera atingir? Lançamento de novos produtos? Busca atingir outros nichos? 2. Definição dos objetivos e metas de marketing Qual a função do site hoje? Para quais públicos está destinada? Para atender quais necessidades/desejos?

9 3. Definição das estratégias de marketing

10 Nem todo produto se presta a comercialização via Web; Quanto mais especializado melhor! Informação é um serviço! Os produtos ou serviços eletrônicos por natureza são muito atraentes! Definindo/reformulando produtos/serviços

11 Logística e Distribuição (praça) “A internet é o primeiro de veículod e comunicação dirigida, distribuição e consumo em massa que pode ser monitorado pelo comprador em todos os momentos”. “ A partir dos materiais promocionais que mostram o produto ou serviço de interesse, o consumidor faz o pedido, seja on-line ou off-line, e o website pode ser configurado para reconhecer o pedido e prever uma data de entrega. Se houver problemas um novo conograma pode sr feito e comunicado ao consumidor automaticamente””.

12 Estratégia promocional Corresponde ao mix de comunicação de marketing:  Propaganda interativa  Publicidade online  Promoção de vendas;  Merchandising  Relações públicas  Marketing direto/marketing interativo  Venda pessoal


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