A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH

2 A Organização do Conhecimento  Conhecimento Declarativo (teórico) –Estruturado na Forma de Proposições –Requer Elaborações no seu aprendizado

3 A Organização do Conhecimento  Conhecimento Procedural –Estruturado na Forma de Produções Se........Então..... –Posterior ao Conhecimento Declarativo

4 Conhecimento Declarativo: Aspectos da Relação Ensino- Aprendizagem  Tempo de armazenamento (10s)

5  Aprendizagem pela construção de pontes com conhecimentos anteriores – contextualização no momento do ensino  Ensino facilitado pela exposição de material significativo (c/ maior número de informações armazenadas)

6 Conhecimento Procedural: Aspectos da Relação Ensino- Aprendizagem  RECONHECIMENTO DE PADRÕES: –Generalização (menos restrições, maior aplicação) início da aprendizagem Ensino por exemplos c/ características irrelevantes

7  SEQUÊNCIA DE AÇÃO: –Ensino através de feedback constante –Discriminação (mais restrições, menor aplicação) Ensino pelo uso de não-exemplos

8 Monitoramento Cognitivo  Habilidade central para a predição de eficácia em qualquer demanda cognitiva

9  O modelo explicativo de Flavell (1972): - Objetivos Cognitivos - Conhecimento Cognitivo (estratégias) - Conhecimento Metacognitivo - Experiência Metacognitiva

10 Modernas Aplicações dos Pressupostos Cognitivistas de Ensino-Aprendizagem

11  Ensino Tutorializado –Tutores inteligentes –Sistemas Especialistas  Treinamento de Professores  Psicoterapia (TCCs)  Applied Psychology


Carregar ppt "Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google