Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPatrícia Barateiro Marreiro Alterado mais de 7 anos atrás
1
Aprendizagem na Contemporaneidade Ricardo Wainer – PUCRS / CEIH
2
A Organização do Conhecimento Conhecimento Declarativo (teórico) –Estruturado na Forma de Proposições –Requer Elaborações no seu aprendizado
3
A Organização do Conhecimento Conhecimento Procedural –Estruturado na Forma de Produções Se........Então..... –Posterior ao Conhecimento Declarativo
4
Conhecimento Declarativo: Aspectos da Relação Ensino- Aprendizagem Tempo de armazenamento (10s)
5
Aprendizagem pela construção de pontes com conhecimentos anteriores – contextualização no momento do ensino Ensino facilitado pela exposição de material significativo (c/ maior número de informações armazenadas)
6
Conhecimento Procedural: Aspectos da Relação Ensino- Aprendizagem RECONHECIMENTO DE PADRÕES: –Generalização (menos restrições, maior aplicação) início da aprendizagem Ensino por exemplos c/ características irrelevantes
7
SEQUÊNCIA DE AÇÃO: –Ensino através de feedback constante –Discriminação (mais restrições, menor aplicação) Ensino pelo uso de não-exemplos
8
Monitoramento Cognitivo Habilidade central para a predição de eficácia em qualquer demanda cognitiva
9
O modelo explicativo de Flavell (1972): - Objetivos Cognitivos - Conhecimento Cognitivo (estratégias) - Conhecimento Metacognitivo - Experiência Metacognitiva
10
Modernas Aplicações dos Pressupostos Cognitivistas de Ensino-Aprendizagem
11
Ensino Tutorializado –Tutores inteligentes –Sistemas Especialistas Treinamento de Professores Psicoterapia (TCCs) Applied Psychology
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.