A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia para criação de:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia para criação de:"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia para criação de:
Ambientes de Colaboração e Conhecimento

2 Por que “Ambiente de Conhecimento”?
“Na nova economia, a riqueza é gerada pela capacidade de agregar conhecimento aos produtos e serviços” (Drucker, 1997) “... hoje, a criação e o uso do conhecimento é o aspecto central das decisões e do crescimento econômico”. (OCDE, 1998) “Mais de 55% da riqueza mundial consiste em bens intangíveis, intensivos em conhecimento” (OCDE, 1999) Porque vivemos na Economia do Conhecimento. conceitos produto implantação benefícios empresa

3 Por que “Ambiente de Colaboração”?
“O ser humano é um nó de relações com o infinito” (Antoine de Saint Exupèry” Porque a realidade é uma rede de relações Porque conhecer é estabelecer relações Porque agir consiste em construir relações Porque, em conseqüência, a principal competência de uma organização é a de levar as pessoas a colaborar conceitos produto implantação benefícios empresa

4 O Ciclo Motriz da Aprendizagem
REFLEXÃO COMPROMISSO ATUALIZAÇÃO APLICAÇÃO CRIAÇÃO PESQUISA DIFUSÃO REGISTRO conceitos produto implantação benefícios empresa

5 MC2 - ambiente corporativo de colaboração
conceitos produto implantação benefícios empresa

6 Cliente PC com Navegador Bancos de Dados Relacionais
Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Servidor Windows 2000/NT IIS 4.0+ (ASP) Ambiente Web Cliente PC com Navegador Bancos de Dados Relacionais Intranet ou Extranet conceitos produto implantação benefícios empresa

7 Atividades Profissionais:
Acervo: Biblioteca de títulos em suporte físico e eletrônico. A ênfase maior é no conhecimento gerado na organização. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Artigos: Repositório de conhecimentos e experiências sob a forma de artigos, acrescidos pelos comentários daqueles que os lêem. Atividades Profissionais: Para dar registro às atividades de aplicação do conhecimento. conceitos produto implantação benefícios empresa

8 Autoteste: Consultas: Eureka!:
Para a certificação das habilidades. Para apoio à aprendizagem permanente. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Consultas: Banco de perguntas e respostas resultado do conhecimento acumulado pelos especialistas em cada área. Eureka!: Acompanha e apóia todos os passos de uma idéia, desde o primeiro insight até a sua implementação. conceitos produto implantação benefícios empresa

9 Eventos: Fórum: Grupos:
Para divulgar as oportunidades de novo conhecimento. Para que todos possam oferecer aos outros o seu novo saber. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Fórum: Onde os assuntos centrais da vida da organização encontram criatividade e novo pensamento. Grupos: Ferramenta de produtividade para equipes de trabalho. conceitos produto implantação benefícios empresa

10 M.A.I: Notícias: Painel:
Monitoramento do Ambiente Interno - instrumento para realização de pesquisas de clima organizacional. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Notícias: Informação em quantidade e qualidade – de todos para todos. Painel: Mural eletrônico com funcionalidades informativas e de interação. conceitos produto implantação benefícios empresa

11 Perfil Organizacional
Para divulgar e desenvolver as visões e políticas estratégicas. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Telefato: Notícias curtas com a essência dos acontecimentos mais importantes da vida da organização. Votação: Para promover o consenso na tomada de decisões, operacionais e estratégicas. conceitos produto implantação benefícios empresa

12 Pesquisa de Pessoas Organizações: Pesquisa Sistêmica:
Informação completa dos usuários do Ambiente de Colaboração e Conhecimento e de suas relações. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Organizações: Mapa das organizações externas com significado estratégico. Pesquisa Sistêmica: Pesquisa integrada que permitem conhecer todo o que a organização sabe (know-how) e quem o sabe (know-who). conceitos produto implantação benefícios empresa

13 Conhecimento Crítico:
Multiplicadores: Lista de Multiplicadores com seus currículos de contribuições. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Banco de Talentos: Pesquisa de perfis profissionais a partir de sua formação, experiências e habilidades. Conhecimento Crítico: Lista das competências que estão na base do desempenho da organização. conceitos produto implantação benefícios empresa

14 Relatório de Desenvolvimento:
Lista das ações de criação, difusão e aplicação de conhecimento de cada pessoa. Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD Cargos: Pesquisa das informações relativas a cada cargo, e sua relação com a estratégia de conhecimento. T&D Corporativo Lista dos treinamentos programados para cada colaborador. conceitos produto implantação benefícios empresa

15 Círculos de Conhecimento
Comunidades de prática e aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das competências essenciais da organização Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD conceitos produto implantação benefícios empresa

16 EAD – Ensino a Distância
Sistema que, integrado à Estratégia MC2, viabiliza o desenvolvimento de cursos a distância através da Web (e-learning) Tecnologia Iniciativas de Colab. & Conh. Pesquisas Círculos de Conhecimento EAD conceitos produto implantação benefícios empresa

17 Implantação: Fatores de Eficácia
Direção diretrizes política de incentivos Consultoria MC2 apoio técnico monitoramento Articulador estímulo exigência Multiplicadores exemplo ajuda Círculos de Conhecimento compromisso reconhecimento conceitos produto implantação benefícios empresa

18 Implantação: Fases  conceitos produto implantação benefícios empresa

19 1 - Domínio completo do Ciclo da Aprendizagem
A organização moderna é baseada em aprendizagem permanente, mas esta só se sustenta quando o ciclo completo é dominado, o que supõe a implementação de instrumentos para suas nove dimensões: treinamento, reflexão, compromisso, registro, pesquisa, difusão, criação, aplicação e atualização constantes. O Sistema MC2 disponibiliza diversos instrumentos para cada uma destas dimensões. conceitos produto implantação benefícios empresa

20 2 - Potenciação e mobilização da inteligência organizacional
As pessoas são mais do que conhecimento especializado aplicado ao exercício de uma função. A capacidade de contribuição é desenvolvida e explorada ao máximo quando estas conseguem expressar todas as dimensões da sua inteligência: conhecimento, imaginação, valores, intuições, habilidades e experiências. 3 - Descoberta de talentos internos O maior desperdício é o do talento. Através das diversas ferramentas de disseminação de conhecimentos disponíveis no Sistema MC2, é possível pesquisar quais as habilidades e competências de todos os colaboradores da Organização, bem como aproveitar ao máximo cada uma de suas contribuições. conceitos produto implantação benefícios empresa

21 4 – Aumento do retorno em investimentos com treinamento
A Estratégia MC2 permite focar os investimentos 1) nas competências e processos essenciais; 2) nas pessoas que estão comprometidas com o seu desenvolvimento e o da organização. O resultado é mais treinamento, menos investimento e retorno maior e em menor prazo. 5 - Produtividade e competitividade empresarial O fácil acesso a bancos de conhecimento e o acionamento ágil das pessoas possibilita à organização como um todo elevar sua capacidade de dar resposta satisfatória às demandas dos clientes internos e externos, melhorando sensivelmente o atendimento. conceitos produto implantação benefícios empresa

22 6 – Aprendizagem Organizacional
O registro do conhecimento e da experiência das pessoas e o incentivo à reflexão permanente promovem o aperfeiçoamento contínuo das práticas organizacionais. 7 – Compartilhamento de conhecimentos e experiências O Sistema MC2 dispõe dos mais variados tipos de ferramentas para disseminação de conhecimentos que, juntamente com as políticas de incentivo da organização, promoverão um grande fluxo de conhecimentos. conceitos produto implantação benefícios empresa

23 8 – Explicitação de conhecimentos tácitos
Os colaboradores são incentivados a registrarem seus conhecimentos no sistema, viabilizando a criação de bancos permanentes de conhecimentos. 9 - Eficácia e economia nas operações cotidianas, de pessoas e de grupos A melhoria substancial das comunicações internas, a disponibilidade de ferramentas avançadas de pesquisa e o uso de recursos poderosos de seguimento dos compromissos assumidos infunde um novo ritmo às operações do dia-a-dia. conceitos produto implantação benefícios empresa

24 10 - Aumento da motivação interna
Com a explosão de novas oportunidades individuais de contribuição, todos podem aderir às formas que melhor se adaptem às suas habilidades e aspirações específicas de crescimento pessoal e profissional. As novas possibilidades de projeção individual deparam relações humanas gratificantes que atenuam a atmosfera de massificação e impessoalidade que tão facilmente impera nas grandes organizações. conceitos produto implantação benefícios empresa

25 11 - Maior coesão e integração interfuncional
Quando intensa e diversificada, a intercomunicação se torna interdependência. O trânsito constante de pessoas e idéias multiplica o conhecimento mútuo e as vivências comuns, alargando a visão de todos e facilitando a colaboração e o trabalho em equipe. conceitos produto implantação benefícios empresa

26 12 - Ampliação do raio de ação profissional dos colaboradores
A definição clara e transparente dos planos de carreira aliada à existência de poderosos e sempre disponíveis recursos de auto-aprendizado, permite superar as limitações inerentes à superespecialização, logrando os benefícios da multifuncionalidade. 13 - Renovação constante O pleno acesso por todos a uma ampla gama de recursos de participação promove um aumento do ritmo de inovação e mudança organizacionais. conceitos produto implantação benefícios empresa

27 14 - Forte compartilhamento da visão organizacional
Missão e valores, objetivos e metas, políticas e estratégias devem guiar e inspirar, de fato, as decisões de todos na organização. Para isso, esses elementos terão de ser apropriados pelas pessoas. Como? Mediante um processo abrangente e contínuo de reflexão, apoiado na disponibilização ágil de informações sobre a estrutura econômica e funcional da organização. conceitos produto implantação benefícios empresa

28 15 - Evolução para um modelo moderno de comando
A evolução da função gerencial é um dos grandes desafios que o novo ambiente econômico e social faz às organizações. O esquema tradicional de mando e controle está superado. A Estratégia MC2 respalda os que detêm responsabilidades hierárquicas para se tornarem líderes ativos na promoção do desenvolvimento humano e organizacional. conceitos produto implantação benefícios empresa

29 Empresa: uma parceria entre:
Deloitte Touche Tohmatsu A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo prestadoras de serviços profissionais, destacando-se os de consultoria em gestão e em capital humano. Fundada em 1845, possui mais de 700 escritórios em 140 países e 130 mil funcionários. No Brasil, onde atua desde 1911, é a maior e melhor empresa prestadora de serviços profissionais do País, com abrangência nacional e aproximadamente profissionais atuando em 10 escritórios (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador). Grupo Secrel 35 anos desenvolvendo soluções em TI 17 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de informática 180 Sócios e colaboradores Certificação ISO 9002 Grupo com faturamento de R$ 17 milhões Maior Bureau de Impressão a Laser do Nordeste conceitos produto implantação benefícios empresa

30 www.mc2.com.br Deloitte Touche Tohmatsu
R. Bela Cintra, São Paulo - SP     Fone +55 (11) Secrel SSA - Soluções de Aprendizagem Ltda. Av. Dom Luís, 500 – 20º andar Shopping Aldeota Expansão Fortaleza – Ceará CEP:

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45


Carregar ppt "Tecnologia para criação de:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google