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Gestão de Mudanças Fernando A. Bartuccio Agosto/2012.

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Apresentação em tema: "Gestão de Mudanças Fernando A. Bartuccio Agosto/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Mudanças Fernando A. Bartuccio Agosto/2012

2 Villares Gutmmann Professor Poli/USP - - PROMINP- Programa Capacitação USP / POLI/ Petrobrás - Pós Engenharia Automobilistica Economista Mestre Engenharia Automotiva USP/POLI Colaborador a 41 anos em Empresas ligadas ao Setor Automotivo. Gerente Engenharia de Produtos General Motors do Brasil

3 O que abordar sobre o assunto em tão pouco tempo? Assunto complexo Presente em todos os instantes das nossas vidas OPORTUNIDADE

4 Duas aplicações possíveis Pessoal REALIDADE Comuns Interligados e caminham em Paralelo Presentes em todos os instantes das nossas vidas Profissional

5 Pessoal também REFLEXÃO

6 Gestão de Mudanças A única coisa imutável é a mudança Ramakrishna Ramakrishna Parmahamsa é talvez o melhor santo conhecido da Índia do século XIX. Ele nasceu em uma família brâmane pobre em 1836, em uma pequena cidade perto de Calcutá, Bengala Ocidental.

7 ? Processos, ferramentas e técnicas para gerenciar os vários aspectos em um processo de mudança a fim de que as resultados previstos sejam atingidos e da forma mais eficaz possível. MAXIMIZAÇÃO DOS RECURSOS

8 Quando/onde podemos aplicar? Em qualquer situação onde desejarmos melhorar e progredirmos pelo fato de não estarmos satisfeitos ou por necessidade IMPERIOSA. Pessoal Afetivo Negócios Empresa PROGRESSO

9 Por que as empresas mudam ? As empresas mudam pela necessidade e por um conjunto de razões externas e internas, que são, de certa forma, incontroláveis e inevitáveis. Principais razões: SOBREVIVÊNCIA, CRESCIMENTO E PROSPERIDADE Inovação Globalização Mercado / Competitividade Correções Internas

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21 Mudanças operacionais devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos: Iniciativas LOCAIS Objetivos OPERACIONAIS Iniciativas CORPORATIVAS Objetivos de NEGÓCIOS CLAREZA DOS OBJETIVOS

22 O objetivo essencial do Gerenciamento de Mudança é ter uma abordagem equilibrada de aspectos técnicos e organizacionais, visando minimizar as possíveis resistências e obter uma transformação mais eficaz, completa e em menos tempo. EFICIÊNCIA

23 Trata-se de uma tarefa extremamante complexa e dinâmica. Envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada futura, definida no inicio do projeto. Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: Objetivos determinados Agente de mudanças Pessoas/Publico alvo Processos de negócio/Trabalho Tecnologias Cultura da Organização Situação atual Mudanças Organizacionais Mudanças individuais Situação Futura CAPACITAÇÃO E COMPETÊNCIA

24 Supplier Global Release Documentation Data Flow Customer Dealer Asm Plant SPO VAS Virtual Build Physical Build Virtual Build Physical Build Finance MMDB MGO ECS Order Fulfillment Order Fulfillment GEPICS GCOMS Order WorkBench Order WorkBench Purchasing Master Parts List Master Parts List Pre-Prod Mule Pre-Prod Mule Pre-Prod Integration/ BOM Pre-Prod Integration/ BOM GSTS EMBASSY Dealer Order Guide Dealer Order Guide VDS PPC Program Team EMS PPS E2E2 E2E2

25 Agir rapidamente Entender viabilidade Gerenciamento da comunicação Como manter o plano O Mundo muda muito rápido VIGILÂNCIA

26 Por que mudança pressupõe deslocamento de posição. Desafio para a estrutura organizacional OPORTUNIDADES

27 Guerra Iraque Problema previsível Crise atual Futuro incerto Mudança Gera deslocamentos e conflitos TRABALHO E PERSISTÊNCIA

28 Projeto Longo Prazo Mudanças possíveis 2 10 anos Vale/Petrobrás 9/10/12 anos Imaginem os impactos. COMPLEXIDADE E DETERMINAÇÃO

29 Turbulência Mercado Como manter o projeto ? Como se manter? O que é importante ? ESTUDAR CONSTANTEMENTE

30 Mudança é bem gerenciada quando é bem comunicada COMUNICAÇÃO CLARA ENTENDER RAZÕES ALINHAR COLABORADORES E OBJETIVOS ENTENDER DETALHES SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES CORRETAS SOBRAM INFORMAÇÕES TRANSPARÊNCIA

31 Credibilidade Informação racional e coerente para que haja o comprometimento das pessoas SEMPRE A VERDADE

32 Gerenciamento de Pessoas Máquinas não resistem Pessoas resistem SER HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR

33 Compartilhamento das Informações Quanto maior o entendimento menor a resistência das pessoas. ALINHAMENTO CONSTANTE

34 No passado, as pessoas e as empresas tinham muito má vontade de compartilhar informações Senhas secretas, segredos, etc. Compartilhar Ganha-Ganha Todo mundo evolui. UNIÃO

35 Mundo atual Mudanças geram progresso Progressão Geometrica Economia, consequentemente conflitos de interesses Quem tiver maior habilidade e preparo vencerá os desafios Ganhar APROVEITAR OPORTUNIDADES

36 Não interessa para onde o futuro vai - Eu estou dentro - Estarei preparado! DETERMINAÇÃO E CORAGEM

37 Gerenciar Trabalhar bem as pessoas, comunicação e a credibilidade Sustentação dos Processos Mudança PRINCÍPIOS DO BEM E VALORES

38 As relações humanas potencializam os efeitos da tecnologia. VERDADE ABSOLUTA

39 Gestão de Mudanças Principais pontos

40 OPORTUNIDADE REFLEXÃO REALIDADE

41 MAXIMIZAÇÃO RECURSOS PROGRESSO EFICIÊNCIA

42 SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO PROSPERIDADE CLAREZA E OBJETIVOS

43 CAPACITAÇÃO COMPETÊNCIA VIGILÂNCIA TRABALHO

44 PERSISTÊNCIA COMPLEXIDADE DETERMINAÇÃO ESTUDAR CONSTANTEMENTE

45 TRANSPARÊNCIA SEMPRE A VERDADE UNIÃO

46 ALINHAMENTO CONSTANTE

47 APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

48 DETERMINAÇÃO E CORAGEM

49 PRINCÍPIOS DO BEM E VALORES

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