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Www. soluticonsultoria. com PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

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1 www. soluticonsultoria. com PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 www. soluticonsultoria. com O FOCO ESTRATÉGICO Planejamento Desdobramentos Estruturação por Processos Gestão Integrada Empresa de Alto Desempenho Em Busca da Excelência Pessoas Desenvolver uma organização ágil, capaz de transformar-se por si mesma, com uma nova cultura Recursos Utilizar eficientemente os recursos e a tecnologia Processos Processos Fortalecer os processos com práticas de classe mundial Estrategia Desenvolver estrategias concretas para competir

3 www. soluticonsultoria. com Objetivos do Planejamento Estratégico Traduzir a Visão e a Missão da empresa em ações objetivas, com parâmetros de prazos e metas previamente acordados; Permitir a integração e a coordenação de esforços, canalizando as energias para objetivos comuns; Estabelecer consenso entre os acionistas (proprietários ou investidores) e os gestores; Permitir a análise do desempenho e o aprendizado.

4 www. soluticonsultoria. com Analisar a empresa e o ambiente de negócios (sob a ótica da Visão): Mercado alvo; Principais concorrentes e sua estratégia; Ameaças e oportunidades; Forças e fraquezas. Apontar as diretrizes implícitas na Visão e na Missão da empresa, que servirão de objetivos permanentes do negócio; Levantar o máximo de informações da empresa e do mercado para validação e fundamentação das análises. Relacionar os objetivos da empresa (BSC – Balanced Scorecard -Norton e Kaplan): Perspectiva Financeira; Perspectiva do Cliente; Perspectiva dos Processos Internos; Perspectiva da Capacitação e Desenvolvimento. Elaboração do Planejamento Estratégico

5 www. soluticonsultoria. com Se formos bem sucedidos, como cuidaremos dos nossos acio- nistas? Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva Financeira Para realizar a visão, como devo cuidar dos clientes? Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Perspectiva do Cliente Para satisfazer os clientes, em que processos devo ser excelente? Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Processos Internos Para realizar a visão, como a organização deve aprender e melhorar? Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Capacitação e desenvolvimento Visão e Estratégica

6 www. soluticonsultoria. com... Todos os programas, estratégias e iniciativas devem permitir que a unidade de negócios alcance seus objetivos financeiros. Toda medida selecionada deve fazer parte de uma relação de causa e efeito que termina em objetivos financeiros Fonte: A Estratégia em Ação – Kaplan e Norton

7 www. soluticonsultoria. com Definir as metas, com indicadores para monitoramento dos resultados: Indicadores de ocorrência (ou de resultado) Indicadores de tendência (ou de sustentabilidade) Elaboração do Planejamento Estratégico

8 www. soluticonsultoria. com Estabelecer e obter consenso Comunicar a estratégia Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia (planos táticos – gerenciaisplanos de trabalho - operacionais) Associar objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais Identificar e alinhar as iniciativas estratégicas Realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas Feedback para aperfeiçoamento Implementação do Planejamento Estratégico Fonte: A Estratégia em Ação – Kaplan e Norton

9 www. soluticonsultoria. com MetasAções + Competências + Recursos + Incentivos + = Implementação da Estratégia + Informação =Início comprometido Metas Competências RecursosIncentivosInformação =Caos Ações Competências RecursosIncentivosMetas =Pequena Transform MetasInformaçãoAções Competências Recursos =Frustação MetasIncentivosInformaçãoAções Competências =Medo / Insegurança Metas RecursosIncentivosInformaçãoAções + Competências + Recursos + Incentivos + = Ausência de desafio + Informação Fonte : Sebrae Implementação do Planejamento Estratégico

10 www. soluticonsultoria. com Planejamento estratégico = contrato coletivo de desempenho Contrato individual de desempenho = divisão e compartilhamento do contrato coletivo Implementação do Planejamento Estratégico

11 www. soluticonsultoria. com EXEMPLO PRÁTICO Implementação do Planejamento Estratégico

12 www. soluticonsultoria. com Mapa Estratégico BSC Financeira Clientes, Mercado e Sociedade Processos Internos Pessoas e Inovação ESTABELECER O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO VISÃO Ser a melhor alternativa para seus clientes, no conjunto de atribuições: em preço, em prazo e em qualidade, com foco na rentabilidade e nas responsabilidades social e ambiental OBTER A EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO DOS PROCESSOS MELHORAR OS RESULTADOS GLOBAIS AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO Melhorar o processo decisório Manter reserva de caixa Ter domínio tecnológico dos processos-chave Efetivar as políticas corporativas Manter a infra-estrutura atualizada Aumentar a produtividade Criar, atrair e desenvolver competências Aumentar a satisfação do empregado Fortalecer a marca da empresa Aumentar a rentabilidade dos produtos Otimizar os custos e as despesas operacionais Ter qualidade diferenciada percebida pelo cliente Responder aos desafios socioambientais Estreitar o relacionamento com o o cliente Ampliar a atuação do negócio

13 www. soluticonsultoria. com Iniciativas Estratégicas Pessoas e Inovação Manter a infra- estrutura atualizada Aumentar a produtividade Criar, atrair e desenvolver competências Aumentar a satisfação do empregado Implementar o novo modelo de gestão Elaborar e/ou adequar programas de RH com base em pesquisa de clima Implementar novo modelo de gestão Uso inteligente dos recursos de internet (e-learning; site; entre outros) Implementar o novo modelo de gestão Implantar o sistema BI para a gestão das informações Gerar ações objetivas a partir da pesquisa de Clima Organizacional Realizar os investimentos programados no TI

14 www. soluticonsultoria. com Iniciativas Estratégicas Processos Internos Melhorar o processo decisório Manter reserva de caixa Ter domínio tecnológico dos processos-chave (*) Efetivar as Políticas Corporativas Realizar os investimentos programados no TI Implantar o sistema BI para a gestão das informações Associar a avaliação de desempenho a consecução dos objetivos e metas do planejamento Capacitar e, se necessário, renovar o quadro de gestores Cobrar decisões e atitudes em linha com as políticas Manter orpo técnico de ponta Realizar benchmarking permanente Manter atualizados normas e registros Implementar planejamento, orçamento e acompanhamento Planejar mix de venda e produção (*) Processos-chave: Comercial; Engenharia & Projetos; Qualidade e Gestão.

15 www. soluticonsultoria. com Iniciativas Estratégicas Clientes, Mercado e Sociedade Ter qualidade diferenciada e percebida pelo cliente Responder aos desafios socioambientais Estreitar o relacionamento com o cliente Ampliar a atuação do negócio Mapear potenciais aquisições Fortalecer a escala de produção Ampliar o portfólio de vendas Desenvolver parcerias estratégicas Implantar o portal do cliente Instituir monitoramento contínuo de satisfação Integrar os processos de saúde, segurança e meio-ambiente (SMS) Capacitar os integrantes do SMS acerca da legislação Estruturar um cronograma de apoio aos organismos sociais e ambientais Manter programas educativos internos Divulgar os diferenciais dos produtos e serviços da empresa Atuar nas causas históricas de não-conformidade

16 www. soluticonsultoria. com Iniciativas Estratégicas Financeira Fortalecer a marca da empresa Aumentar a rentabilidade dos produtos Otimizar os custos e as despesas operacionais Contratar assessoria de imprensa e comunicação Agregar valor ao produto Planejar mix de vendas e produção Implementar planejamento, orçamento e acompanhamento Ampliar, aprimorar e implantar indicadores de resultado e análise de eficácia por processo

17 www. soluticonsultoria. com Indicadores e Metas Sob a Perspectiva das Pessoas e Inovação INDICADOR PRODUÇÃO POR EMPREGADO (TON) = PESO PRODUZIDO / No. EMPREGADOS VALOR AGREGADO POR EMPREGADO (R$) = EBTIDA / No. EMPREGADOS NÃO-CONFORMIDADE (%) = PESO PRODUTO N.C. / PESO PRODUZIDO META 2009 < 1,5% META 2013 < 0,5% REAL %

18 www. soluticonsultoria. com Indicadores e Metas Sob a Perspectiva dos Processos Internos INDICADOR CUSTO PRODUTO (R$ / TON) = CUSTOS PROD. EXPEDIDO / PESO EXPEDIDO META 2013 REAL 2008 META 2009

19 www. soluticonsultoria. com Indicadores e Metas Sob a Perspectiva dos Clientes, Mercado e Sociedade INDICADOR RECEITA DE VENDAS (%) = RECEITA VENDAS REALIZADAS / RECEITA PREVISTA INDICE SATISFAÇÃO DE CLIENTES (%) – MUITO E TOTALMENTE SATISFEITOS MARKET SHARE (%) REAL 2008 META 2013 META 2009

20 www. soluticonsultoria. com Indicadores e Metas Sob a Perspectiva Financeira META 2013 REAL 2008 INDICADOR LUCRATIVIDADE (%) - RESULTADO LÍQUIDO / FATURAMENTO GERAÇÃO DE CAIXA (%) - SALDO MÉDIO CAIXA / RECEITA VENDAS MARGEM BRUTA (%) - RECEITA VENDAS – CUSTOS / RECEITA VENDAS FATURAMENTO (R$) EBITDA ou LAJIDA (R$) - LUCRO ANTES DE DESCONTAR OS JUROS, OS IMPOSTOS SOBRE O LUCRO, A DEPRECIAÇÃO E A AMORTIZAÇÃO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO (R$) – ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE ENDIVIDAMENTO GERAL (%) – PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL DE LONGO PRAZO / ATIVO TOTAL AJUSTADO EXIGÍVEL TOTAL (R$) - ATIVO TOTAL AJUSTADO X ENDIVIDAMENTO A LONGO PRAZO / 100 LIQUIDEZ GERAL (%) - ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL NO LONGO PRAZO SEM AS DUPLICATAS DESCONTADAS / EXIGÍVEL TOTAL + DUPLICATAS DESCONTADAS RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO (%) LUCRO LÍQUIDO, LEGAL E AJUSTADO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO, LEGAL E AJUSTADO X 100 META 2009

21 www. soluticonsultoria. com Planejamento Pessoal

22 www. soluticonsultoria. com Como se inserir no mercado de trabalho? 1.Em primeiro lugar, estude muito e estude sempre. Valorize o apoio da família e o esforço do Professor. Sem isso, sua vida ficará nas mãos de outros e, na maioria das vezes, distante do que sonhou. 2.Internalizado isso, acredite: Vale começar cedo. Como nos velhos tempos. Seja um Jovem Aprendiz ou um Estagiário. Valorize o primeiro emprego. 3.Se você busca rapidamente uma ocupação, faça um curso técnico. O tempo investido é menor e o curso superior pode ficar para quando estiver empregado. 4.Observe bem as ofertas de emprego e faça opção por ramos que estão crescendo em sua região. Não aposte em "cavalo perdedor". Saiba escolher o seu destino. Só depende de você. 5.Acredite em si. Tenha fé em algo superior. Os inseguros não têm chance. Os presunçosos também. Tudo na medida do necessário. 6.Por último: aprenda com os próprios erros e sempre, sempre, aprenda com os erros dos outros. Os erros nos ensinam mais que os acertos. Eles nos transformam.

23 www. soluticonsultoria. com Como permanecer no mercado e ser atrativo para as empresas? 1.Acredite: o seu chefe não está ali por acaso. Aprenda com ele. O respeite e o admire. Faça dele um aliado e você não irá se arrepender. Falam mais bobagens dos chefes do que a realidade demonstra. Ignore a exceção. Concentre-se na regra. 2.Pense como dono, aja como dono, converse como dono. Pensamento de dono: Como faço mais com menos, surpreendendo o meu cliente? 3.O mundo compra emoção. Venda alegria e bom humor. Profissional carrancudo só cresce em empresa ruim. 4.Continue estudando. Se você parou, será o próximo obsoleto da empresa.

24 www. soluticonsultoria. com Bom proveito!


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