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CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação

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Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação"— Transcrição da apresentação:

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2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir o modelo para o mercado, tornando-se o único sistema de ensino bilíngue do país e chegar ao nível universitário. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação Nº de Concorrentes na Região: 18 Participação Mercado Atual: 2,5% Participação Mercado Projetada: 10% Faturamento atual: R$ ,00 Número atual de alunos: 200 Número atual de funcionários: 60 VISÃO: “O Colégio AZ busca ser um exemplo entre as escolas brasileiras e internacionais por seu comprometimento com a cidadania mundial e por ajudar seus alunos a desenvolverem notável qualificação acadêmica e ética, além de um claro entendimento de seu papel em construir um mundo melhor.” MISSÃO: “Através de uma proposta pedagógica completa, incentivar a valorização de cada ser humano, formando cidadãos bilíngues que atuem em qualquer lugar do mundo e que acreditem na capacidade humana de superação.”

3 O W T S ANÁLISE SWOT Conclusão:
As oportunidades dentro desse mercado para o Colégio AZ são muitas: criação de um sistema próprio de ensino, replicação do modelo para outras escolas, surgimento de empresa especializada em nutrição escolar, intercâmbios com instituições internacionais de alto nível, investir cada vez mais na relação educação X esporte, chegar ao nível de educação superior oferecendo cursos relacionados ao esporte e a educação (educação física e pedagogia). Atendimento personalizado ao aluno; Capacidade de expandir a infra-estrutura; Alta direção com know-how para aprimorar proposta bilíngüe; Parceria com Lexical e portanto facilidade na contratação de mão de obra especializada; Local de fácil acesso e muito agradável com uma estrutura de lazer diferenciada; Única escola na cidade com período integral e proposta diferenciada. Falta profissionais que investem constantemente na sua formação; Falta Tecnologia de Informação; Infra-estrutura deficitária (laboratório de ciências, biblioteca, laboratório de informática e pátio coberto); - Necessário alto investimento em infra estrutura e TI para expansão. Pioneira no ensino bilíngüe na região; Grandes eventos internacionais no país (2014 e 2016), necessidade de mão-de-obra qualificada; Inglês é necessário para vestibular e crucial no mercado de trabalho; Proposta diferenciada (educação completa); Não existe material didático bilíngüe no Brasil; Nutrição escolar própria; Cursos superiores na região de baixo desempenho ; Parceria com escolas canadenses; Parceria com o centro esportivo do Grupo Rede. Escolas tradicionais na região; Anuidade elevada pode representar uma resistência dos pais; Resistência à inovação do ensino bilíngüe (quebra de paradigma) Parcerias bem sucedidas entre colégios e escolas de inglês; Falta de recurso para implantação total do projeto no curto prazo.

4 Habilidade Competitiva de um negócio
FORÇAS COMPETITIVAS Conclusão: Um ponto a ser observado é que esse novo modelo de negócios pode gerar dúvidas e a concorrência pode usar esse fato contra o Colégio AZ. Se a proposta não for bem informada e compreendida pelos clientes, surge uma ameaça de produtos substitutos (escolas de idiomas). A concorrência é agressiva, porém a diferenciação do modelo e adição de serviços de alta qualidade, como também a parceria com os fornecedores são uma vantagem competitiva. Além de criar barreiras de entrada, diminuem o poder dos clientes. Habilidade Competitiva de um negócio Novos entrantes no setor Nesse modelo de ensino a alta direção deve possuir tripla formação (gestão, idioma, pedagogia). Essa é uma barreira para novos entrantes. Outra barreira é o investimento alto em infra-estrutura e mão de obra especializada; Também pode ser considerado barreira nesse ramo o fato dos alunos (clientes) dificilmente saírem do colégio depois de alcançarem bons resultados e cultivarem amizades. Poder dos clientes O cliente pode mudar de colégio conforme sua necessidade; Com o novo modelo de negócios proposto, excelência em qualidade e ensino bilíngüe, as opções do cliente ficam restritas, criando uma barreira para o cliente mudar. Ameaça de produtos substitutos Alguns clientes podem ter uma visão que o inglês será ensinado como uma extensão do colégio, com isso a escola de idiomas seria um produto substituto. Poder dos Fornecedores Há poucos fornecedores (professores) de qualidade na região; Como um dos proprietários do colégio também é da escola de inglês Lexical, criou-se um sistema de parceria com os fornecedores (professores) diminuindo o poder de barganha dos mesmos. Posicionamento de empresas rivais Concorrência agressiva, outros colégios buscam alunos à todo custo; Isso força o corte de custos para ter um preço competitivo na região; Os outros colégios são tradicionais, não possuem diferenciação no seu modelo de negócios.

5 POSIÇÃO COMPETITIVA Principais concorrentes: COLÉGIO AZ (X)
Principais concorrentes: COLÉGIO AZ (X) CORAÇÃO DE JESUS (A) / VIVERDE (B) / ANGLO (C) Valor para o cliente Posição competitiva fraca ameaçada favorável Forte dominante Características ·       Atualização tecnológica X A B C ·       Responsabilidade social e ecológica C  X , B A ·       Confiabilidade B A C X ·       Segurança C X ·       Valorização do indivíduo  A ·       Ambiente familiar B X ·       excelência na qualidade e resultado A X custo total ·       custo benefício Atendimento ·       atenção pessoal B C ·       facilidade de acesso x A C ·       resposta rápida ·       acompanhamento

6 CADEIA DE VALORES Conclusão:
Infra-estrutura – Ainda deficitária para os serviços oferecidos aos alunos como biblioteca, laboratórios e pátio coberto. 33.000m2 de terreno com uma área pequena de construção, com potencial para expansão, porém propriedade alugada. Administrativo - financeiro – Atividades financeiras internas e externas ainda não estão 100% informatizadas. Algumas atividades ainda são feitas de forma manual ou com controles em planilhas de Excel. Ensino – Recrutamento de professores e funcionários pelos próprios proprietários do colégio que possuem “know-how” para contratação. Operações na sala de aula Professores Didática Provas / Trabalhos Metodologia, Tecnologia Oficinas Operações de suporte Restaurante escolar Atividades extra-curriculares entre os períodos Enfermaria Intercâmbio escolar Marketing Planejamento de comunicação e marketing através de agência de publicidade própria. Serviços Comunicação interna e externa, ex-alunos; Desenvolvimento do aluno: notas, histórico escolar, comunicação com pais e alunos Conclusão: Através dos investimentos e planejamento propostos para as atividades primárias, a empresa apresenta um grande potencial de crescimento através de seus valores atuais. Além disso, a implementação de novas atividades de apoio devem consolidar a posição da escola e permitir a ampliação deste novo sistema de ensino e modelo de negócio.

7 SISTEMAS DE VALORES - ATUAL
FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL PRESTADORES SERVIÇO PEDAGÓGICOS ÓRGÃOS REGULADORES PAIS E ALUNOS SERVIÇOS EM GERAL MATERIAL DIDÁTICO OPERACIONAIS COMERCIAL RESTAURANTE ESCOLAR MARKETING E COMUNICAÇÃO

8 SISTEMAS DE VALORES - PROPOSTO
FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL PRESTADORES SERVIÇO PAIS E ALUNOS ÓRGÃOS REGULADORES GESTÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ESCOLAS CONVENIADAS MARKETING E COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICO OPERACIONAL DIDÁTICOS RESTAURANTE ESCOLAR COMERCIAL

9 PLANO DE AÇÕES 1) ESTRUTURAÇÃO: MODELO DE NEGÓCIO, COLÉGIO AZ
Divulgar cada vez mais o sistema bilíngüe Estruturar núcleos de atuação: Marketing+Comercial: posicionamento mercadológico (agência de publicidade própria) e política de vendas Relação Interpessoal: gestão dos índices que medem a saúde financeira do negócio através da gestão da relação família - escola Administrativo: orçamentário, financeiro, custos, projetos de investimentos, gestão de recursos humanos e materiais Ensino: ações pedagógicas do Colégio AZ P&D: criação e atualização do material didático bilíngüe Departamento Internacional: responsável pelo intercâmbio de corpo dicente e docente Nutrição escolar: programa de alimentação escolar que inclui almoço e lanches balanceados Aperfeiçoar sistemas de TI Atualização e ampliação das instalações físicas Formatar parcerias com fornecedores e professores Aperfeiçoar sistema BSC 2) AMPLIAÇÃO: REPLICANDO O MODELO Ampliação do número de alunos e consolidação do Colégio AZ Conversão de outras escolas existentes para o sistema educacional bilíngüe Ampliação e abertura para o mercado de empresa especializada em nutrição escolar Chegar ao nível de ensino superior. 3) CONSOLIDAÇÃO: DO MODELO DE NEGÓCIO Atualização e manutenção das escolas que já adotaram o sistema educacional bilíngüe Atualização do sistema didático e da gestão operacional Desenvolver escolas conveniadas através da venda do material didático bilíngüe e/ou da gestão operacional escolar

10 PLANO DE AÇÕES PROJEÇÕES DA UNIDADE BRAGANÇA:
PLANO DE AÇÃO - ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA 2009 2010 2011 Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Marketing Objetivo 2010 = 260 alunos Faturamento = R$ ,00 Objetivo 2011 = 340 alunos Faturamento = R$ ,00 Depto Marketing Divulgar o sistema bilingue ‐Caça Talentos ‐Jornal e Revista ‐Palestras ‐Banners e outdoors ‐Aquisição de Agência de Publicidade Operações Depto Comercial ‐Captação de novos alunos ‐Informatizar gestão de contratos Depto Operacional ‐Relação com pais e alunos ‐Adotar Balanced Scorecard Depto Administrativo ‐Melhorias em T.I. ‐Informatizar sistema de pagamento e cobrança ‐Implantação de restaurante escolar ‐Atualização e ampliação das instalações fisicas ‐Reforma Cantina/Sala de Artes/3 salas de aula ‐Prédio Novo Depto Ensino ‐Criar parcerias com professores ‐Seleção e Capacitação Depto P&D ‐Criar Departamento ‐Criação de material didático PLANO DE AÇÃO - REPLICANDO MODELO Dar credibilidade ao modelo ‐Comprar outras escolas na região Venda do sistema bilingue para outras escolas EM 2012 ‐Sistema de ensino ‐Sistema de gestão PROJEÇÕES DA UNIDADE BRAGANÇA: Objetivo alunos - faturamento - R$ , LAJIR = 30% Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 PROJEÇÃO 5 UNIDADES COM 500 ALUNOS CADA: ANUIDADE/CURSO EXTRA/LANCHE - R$ ,00 MATERIAL DIDÁTICO - a estudar

11 INSTALAÇÕES

12 Estrutura 15 salas de aula de 50 m2 cada
Laboratório de ciências – 50 m2 Biblioteca – 50 m2 Laboratório de informática – 50 m2 6 escritórios de 10 m2 cada Administração de 50 m2 Sala dos professores de 25 m2 Banheiros - total 100 m2 Corredor – 180 m2 TOTAL = 1315 m2 CUSTO PROJETADO = R$800,00 a R$1000,00/ m2

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