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Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da Educação Corporativa a Distância Prof. Andrea Valéria Steil, Dra. 27/04/2006.

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1 Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da Educação Corporativa a Distância Prof. Andrea Valéria Steil, Dra. 27/04/2006

2 Educação e Aprendizagem Corporativa Educação corporativa Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais Consecução da estratégia Aumento do desempenho Papel da educação a distância Como planejá-la? Como estruturá-la? Como gerenciá-la? ?

3 SUMÁRIO -Alguns números em educação corporativa - Planejamento da educação corporativa a distância -Perfil do gerente de projeto de educação corporativa a distância

4 Um aumento de 1 ano na média educacional resulta em um aumento de produtividade de 10,5%. Investimentos em educação dão mais retorno potencial do que investimentos em capital. Um investimento de 10% ou mais em educação corporativa resulta em um aumento de 8,5% de produtividade. Um aumento de 10% nos investimentos em educação corporativa resulta em aumento de 1% no valor adicionado por funcionário (venda – custo dos insumos). (BLACK & LYNCH, 1996; IRELAND & HITT, 2001; OFTE, 1998) Correlação positiva entre educação corporativa e aumento de produtividade

5 Planejamento da educação corporativa Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 3o PassoDiagnosticar a Cultura Organizacional 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e Individuais Estabelecer a Estratégia de Educação a Distância 5o Passo Próximas etapasPróximas etapas Definições TáticasDefinições Táticas

6 Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Estratégia é ao mesmo tempo planos para o futuro e padrões do passado Mintzberg

7 (1) Conhecer a Estratégia Organizacional -Conheça integralmente o foco do negócio de sua organização. -Conheça detalhadamente o planejamento estratégico e as táticas de sua organização. -Saiba como se dá o processo de planejamento estratégico. -Tenha acesso e apoio dos principais executivos da organização.

8 Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo

9 (2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual

10 -Verifique se a estratégia de aprendizagem atual alimenta a estratégia organizacional. -Em 80% dos casos, a estratégia de aprendizagem é inadequada (VINTEN, 2000). (2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual (cont.) It is not about e-learning; it is about learning strategy first. - Profissionais de treinamento e educação corporativa pouco familiarizados com abordagens importantes: gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e capital intelectual (COULSON-THOMAS, 2000).

11 3o PassoDiagnosticar a Cultura Organizacional Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo

12 (3) Diagnosticar a Cultura Organizacional Implantação da educação a distância = Mudança Organizacional Uma das principais variáveis influenciadoras do sucesso ou fracasso na operacionalização de mudanças organizacionais Cultura organizacional

13 Invisíveis a olho nú mas determinantes: - Atitude sobre EAD - Valores - Sentimentos - Estrutura de poder informal (3) Diagnosticar a Cultura Organizacional (cont.)

14 Cultura favorável à EAD -Aprendizagem permanente - Organização focada no desenvolvimento de competências - Valorização do on-the-job learning - Descentralização no planejamento de carreira - Foco na gestão do conhecimento - Foco na autonomia - Apoio da alta gerência – to walk the talk - Aprendizagem integrada a sistemas de RH

15 Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais

16 (4) Mapear as Competências Organizacionais Competências organizacionais Conjunto de características organizacionais que tem o potencial de garantir a consecução exitosa de sua estratégia. Inclui valores, conhecimentos, habilidades, capital estrutural e de clientes. A partir da estratégia organizacional, mapeie um conjunto de competências organizacionais e individuais. Modelo de competências Mapear e descrever os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais e associá-los a diferentes cargos e/ou atividades organizacionais.

17 3o PassoDiagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Estabelecer a Estratégia de e- learning 5o Passo Próximas etapasPróximas etapas Definições TáticasDefinições Táticas

18 (5) Estabelecer a estratégia de educação a distância Delineie a Estratégia de educação a distância de sua organização!!!! Lembrando... - Identifique a oportunidade ou problema a ser equacionado (o que se quer com a educação a distância) - Foco: Auxiliar na consecução da estratégia? Aumentar o desempenho? Auxiliar na mudança cognitiva e comportamental? Diminuir custos?

19 - Especifique o relacionamento entre a política de aprendizagem e outros subsistemas organizacionais. - Estabeleça ex-ante como os resultados serão avaliados. - Garanta uma compreensão top/down; bottom up do que seja educação a distância. - Estabeleça o escopo - Será interno ou envolverá a cadeia produtiva? (5) Estabelecer a estratégia de E-learning (cont.) POR FAVOR!!!! (e) = meio Learning é o que interessa

20 Exemplos de Melhores Práticas em Planejamento da educação a distância Corporativa Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy EAD focada no negócio Planejamento detalhado e criterioso Suporte e comprometimento da alta gerência Integração da EAD com outras estratégias: GC, carreira e avaliação de desempenho Forte endomaketing Redução de custos com capacitação (BOWLES, 2002)

21 Exemplos de Melhores Práticas em Planejamento da Educação Corporativa a Distância Equilíbrio nas fontes de conteúdo: pacotes prontos, desenvolvimento customizado e desenvolvimento interno Desenho educacional cuidadoso – Aprendizagem 1o; Tecnologia 2o. Apropriado mix de atividades on-line e presenciais Estabelecimento de parceria com a área de tecnologia da informação Gerenciamento por competências (BOWLES, 2002)

22 Perfil do Gerente de Projetos O PERFIL PROFISSIONAL - Nível gerencial ou superior COMPETÊNCIAS: - Aprendizagem de adultos - Desenho educacional - Análise de hiatos de desempenho - Gerenciamento de mudança - Liderança - Inteligência competitiva - Conhecimento do negócio

23 Estrutura e Perfil do Gerente de Projetos - Gerenciamento de contratos - Avaliação de projetos - Análise de custos e ROI - Benefícios e limitações da educação a distância - Avaliação de tecnologias de educação a distância - Endomarketing - Sistemas de RH

24 Desenvolvimento Interno x Compra Tecnologia Qual é o negócio de sua organização? - Se a resposta não for educação a distância (ou variações sobre o mesmo tema), compre ou licencie a tecnologia HOJE: - mais de 150 empresas com foco exclusivo em LMS - tecnologia nacional disponível - Interoperabilidade, padrões internacionais, escala, consolidação no mercado, pesquisa e desenvolvimento.

25 UM BOM PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO A TODOS!! OBRIGADA


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