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Prof. Andrea Valéria Steil, Dra.

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1 Prof. Andrea Valéria Steil, Dra.
Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da Educação Corporativa a Distância Prof. Andrea Valéria Steil, Dra. 27/04/2006

2 Educação e Aprendizagem Corporativa
Educação corporativa Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais Consecução da estratégia Aumento do desempenho Papel da educação a distância Como planejá-la? Como estruturá-la? Como gerenciá-la? ?

3 SUMÁRIO Alguns números em educação corporativa
- Planejamento da educação corporativa a distância Perfil do gerente de projeto de educação corporativa a distância

4 Correlação positiva entre educação corporativa e aumento de produtividade
Um aumento de 1 ano na média educacional resulta em um aumento de produtividade de 10,5%. Investimentos em educação dão mais retorno potencial do que investimentos em capital. Um investimento de 10% ou mais em educação corporativa resulta em um aumento de 8,5% de produtividade. Um aumento de 10% nos investimentos em educação corporativa resulta em aumento de 1% no valor adicionado por funcionário (venda – custo dos insumos). (BLACK & LYNCH, 1996; IRELAND & HITT, 2001; OFTE, 1998)

5 Planejamento da educação corporativa
Próximas etapas Definições Táticas Estabelecer a Estratégia de Educação a Distância 5o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e Individuais 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo

6 Estratégia é ao mesmo tempo planos para o futuro e padrões do passado
Mintzberg Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo

7 (1) Conhecer a Estratégia Organizacional
Conheça integralmente o foco do negócio de sua organização. Conheça detalhadamente o planejamento estratégico e as táticas de sua organização. Saiba como se dá o processo de planejamento estratégico. Tenha acesso e apoio dos principais executivos da organização.

8 Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual
2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo

9 (2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual

10 (2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual (cont.)
It is not about e-learning; it is about learning strategy first. Verifique se a estratégia de aprendizagem atual alimenta a estratégia organizacional. Em 80% dos casos, a estratégia de aprendizagem é inadequada (VINTEN, 2000). Profissionais de treinamento e educação corporativa pouco familiarizados com abordagens importantes: gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e capital intelectual (COULSON-THOMAS, 2000).

11 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo

12 (3) Diagnosticar a Cultura Organizacional
Implantação da educação a distância = Mudança Organizacional Uma das principais variáveis influenciadoras do sucesso ou fracasso na operacionalização de mudanças organizacionais Cultura organizacional

13 (3) Diagnosticar a Cultura Organizacional (cont.)
Invisíveis a olho nú mas determinantes: - Atitude sobre EAD - Valores - Sentimentos - Estrutura de poder informal

14 (3) Diagnosticar a Cultura Organizacional (cont.)
Cultura favorável à EAD Aprendizagem permanente Organização focada no desenvolvimento de competências Valorização do on-the-job learning Descentralização no planejamento de carreira - Foco na gestão do conhecimento Foco na autonomia - Apoio da alta gerência – to walk the talk Aprendizagem integrada a sistemas de RH

15 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo

16 (4) Mapear as Competências Organizacionais
A partir da estratégia organizacional, mapeie um conjunto de competências organizacionais e individuais. Competências organizacionais Conjunto de características organizacionais que tem o potencial de garantir a consecução exitosa de sua estratégia. Inclui valores, conhecimentos, habilidades, capital estrutural e de clientes. Modelo de competências Mapear e descrever os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais e associá-los a diferentes cargos e/ou atividades organizacionais.

17 Próximas etapas Definições Táticas
Estabelecer a Estratégia de e-learning 5o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo

18 (5) Estabelecer a estratégia de educação a distância
Delineie a Estratégia de educação a distância de sua organização!!!! Lembrando... - Identifique a oportunidade ou problema a ser equacionado (o que se quer com a educação a distância) - Foco: Auxiliar na consecução da estratégia? Aumentar o desempenho? Auxiliar na mudança cognitiva e comportamental? Diminuir custos?

19 (5) Estabelecer a estratégia de E-learning (cont.)
- Especifique o relacionamento entre a política de aprendizagem e outros subsistemas organizacionais. - Estabeleça ex-ante como os resultados serão avaliados. - Garanta uma compreensão top/down; bottom up do que seja educação a distância. - Estabeleça o escopo - Será interno ou envolverá a cadeia produtiva? POR FAVOR!!!! (e) = meio Learning é o que interessa

20 Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento da educação a distância Corporativa
Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy EAD focada no negócio Planejamento detalhado e criterioso Suporte e comprometimento da alta gerência Integração da EAD com outras estratégias: GC, carreira e avaliação de desempenho Forte endomaketing Redução de custos com capacitação (BOWLES, 2002)

21 Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento da Educação Corporativa a Distância
Equilíbrio nas fontes de conteúdo: pacotes prontos, desenvolvimento customizado e desenvolvimento interno Desenho educacional cuidadoso – Aprendizagem 1o; Tecnologia 2o. Estabelecimento de parceria com a área de tecnologia da informação Apropriado mix de atividades on-line e presenciais Gerenciamento por competências (BOWLES, 2002)

22 Perfil do Gerente de Projetos
O PERFIL PROFISSIONAL - Nível gerencial ou superior COMPETÊNCIAS: - Aprendizagem de adultos - Desenho educacional - Análise de hiatos de desempenho - Gerenciamento de mudança - Liderança - Inteligência competitiva - Conhecimento do negócio

23 Estrutura e Perfil do Gerente de Projetos
- Gerenciamento de contratos - Avaliação de projetos - Análise de custos e ROI - Benefícios e limitações da educação a distância - Avaliação de tecnologias de educação a distância - Endomarketing - Sistemas de RH

24 Desenvolvimento Interno x Compra Tecnologia
Qual é o negócio de sua organização? - Se a resposta não for educação a distância (ou variações sobre o mesmo tema), compre ou licencie a tecnologia HOJE: - mais de 150 empresas com foco exclusivo em LMS - tecnologia nacional disponível - Interoperabilidade, padrões internacionais, escala, consolidação no mercado, pesquisa e desenvolvimento.

25 UM BOM PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO A TODOS!!
OBRIGADA


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