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Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO Luciana Tolstenko Nogueira.

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1 Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO Luciana Tolstenko Nogueira

2 Administração: conceitos n Etimologia: administração vem do latim: –ad (direção, tendência para algo) –minister (subordinação,obediência) n Administração é o processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares.

3 Administração: conceitos n Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. n Administrar é dirigir, decidir e solucionar problemas, por meio das pessoas e com os recursos disponíveis.

4 Administração: conceitos n A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não.

5 Administração: conceitos n Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização n Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos n Funções Administrativas: planejamento, organização, liderança ou direção, avaliação e controle

6 Administração: conceitos É o processo de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos (Chiavenato, 2002)

7 MAXIMIANO/TGA - FIGURA 1.2 – Principais decisões do processo de administrar. PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos DIREÇÃO Realização dos Planos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura

8 Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos (MAXIMILIANO, 2003 RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema

9 Objeto de estudo da Administração n O objeto de estudo da Administração sempre foi a ação organizacional, inicialmente entendida como um conjunto de cargos e tarefas até chegar a concepção de sistema.

10 Fonte: Chiavaneto, I. Introdução à TGA, Makron Books, TAREFAS PESSOAS TECNO- LOGIA AMBIENTE ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO

11 A Administração na sociedade moderna n A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. n Administração = ciência social aplicada. n A Administração não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.

12 Administrar requer habilidades... PESSOAIS - Administrar o próprio tempo, desenvolver a própria carreira, lidar com afazeres pessoais. TÉCNICAS - Lidar com instrumentos, solucionar problemas técnicos, desempenhar funções técnicas. ADMINISTRATIVAS - Processar burocracia (papelada), controlar diretrizes e procedimentos, administrar orçamento.

13 Administrar requer habilidades... INTERATIVAS- dividas em 3 subgrupos: interpessoais, informacionais e decisórios. ç Papéis interpessoais: chefe, líder, contato. ç Papéis informacionais: monitor, disseminador, comunicador. ç Papéis decisórios: empreendedor, administrador de conflitos, alocador de recursos, negociador.

14 Os Dez Papéis do Administrador

15 OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR CATEGORIAPAPELATIVIDADE INTERPESSOAL (como o administrador interage) REPRESENTAÇÃO Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes, assina documentos legais. LIDERANÇA Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados LIGAÇÃO mantém redes de comunicações dentro e fora da organização, usa malotes,telefonemas e reuniões

16 OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR INFORMACIONAL (como o administrador intercambia e processa a informação) MONITORAÇÃO Manda e recebe informações, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. DISSEMINAÇÃO Envia informações para os membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, faz telefonemas e contatos. PORTA-VOZ Transmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos. CATEGORIAPAPELATIVIDADE

17 OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR DECISÓRIA (como o administrador utiliza a informação nas sua tomadas de decisões) EMPREENDE inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades de idéias para outros. RESOLVE CONFLITOS toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças. ALOCAÇÃO DE RECURSOS decide a quem atribuir recursos. programa, orça e estabelece prioridades. NEGOCIAÇÃO representa os interesses da organização com os sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos. CATEGORIAPAPELATIVIDADE

18 Administrar requer habilidades... n Conceituais (conhecimento) n Interpessoais (relações humanas) n Técnicas (específicas a cada profissão/ ocupação /ou setor de trabalho)  EM CADA NÍVEL DE EXECUÇÃO

19 As três habilidades do Administrador

20 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR (habilidade = capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado) n CONCEITUAIS n HUMANAS n TÉCNICAS

21 Habilidades conceituais n São as habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes e a partir daí tomar decisões complexas. n Habilidade de compreensão da relação das partes com o todo e, o todo separando-o em partes  Visão sistêmica n São mais usadas na alta administração.

22 Habilidades em relações humanas n São necessárias habilidades interpessoais para liderar, motivar e comunicar-se com os colegas, com os chefes e com pessoas de fora da organização  compreender outras pessoas e interagir. n Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.

23 Habilidades técnicas n Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas. n Cada empresa e tarefa têm suas exigências especiais de habilidades técnicas. n A habilidade técnica é apenas parte do necessário para tornar-se um administrador.

24 Habilidades CONCEITUAIS + Habilidades HUMANAS + Habilidades TÉCNICAS  HABILIDADES ADMINISTRATIVAS  Associadas as funções de PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

25 Fig. I.2. As Competências Duráveis do Administrador

26 As competências do administrador Competência = qualidade de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. n CONHECIMENTO (requer atualização constante n PERSPECTIVA (colocar o conhecimento em prática) n ATITUDE (maneira de liderar, despertar motivação, comunicar e levar adiante os projetos )

27 CONHECIMENTO n KNOW-HOW. n INFORMAÇÃO. n ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL CONSTANTE.

28 PERSPECTIVA (Colocar o conhecimento em prática) n VISÃO PESSOAL DAS COISAS. n MANEIRA PRÁTICA DE APLICAR O CONHECIMENTO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES.

29 ATITUDE (maneira de liderar, despertar motivação, comunicar e levar adiante os projetos ) n COMPORTAMENTO ATIVO E PROATIVO. n ÊNFASE NA AÇÃO E NO QUE FAZ ACONTECER. n ESPÍRITO EMPREENDEDOR E DE EQUIPE. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO.

30 += Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Habilidades Técnicas Conhecimento (Saber) Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer) Sucesso Profissional Figura I.3. As Competências Pessoais do Administrador

31 O administrador: n é o responsável pelo desempenho de uma ou mais pessoas de uma organização. n dá direção e rumo às organizações, proporciona liderança às pessoas e decide sobre as utilizações dos recursos organizacionais. n obtém resultados através de sua organização e das pessoas que nela trabalham.

32 O ADMINISTRADOR PLANEJA ORGANIZA DIRIGE PESSOAS GERA E CONTROLA RECURSOS: materiais financeiros de informação tecnológicos VISANDO ATINGIR OBJETIVOSOBJETIVOSOBJETIVOSOBJETIVOS

33 O Administrador desejável é... n Proativo, ilibado, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, ético, um bom líder, cooperativo, ajuda os funcionários/ colaboradores a crescerem junto com a empresa.

34  Faça investimentos constantes em sua formação profissional.  Mantenha-se informado. procure ter uma visão global.  Desenvolva o seu espírito empreendedor.  Saiba trabalhar em equipe.  Seja flexível.  Desenvolva a sua capacidade de negociação.  Administre conflitos.  Trate a sua carreira como se ela fosse uma empresa Para ser um bom administrador...

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