A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE."— Transcrição da apresentação:

1

2 A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE

3 Cultura da avaliação O que caracteriza a cultura da avaliação? Políticas e Metas O que cabe a cada um O que temos feito nessa direção? Avanços Caminho a percorrer

4 Pressuposto Todos têm o direito a uma escola de qualidade

5 Cultura da avaliação Termo vindo do III ESA “...nos acostumarmos a avaliar e sermos avaliados de forma permanente” Envolve cenário de complexidade a Avaliação institucional como uma das ações mais importantes

6 Cultura da avaliação na ESA ter clareza da resposta educativo- pastoral que, como carisma e missão, a Igreja nos confia, e à qual nos chama a dar uma resposta de qualidade no plano educativo-cultural.

7 Cultura da avaliação Tem a ver com todas as práticas da instituição Processos de avaliação internos e externos Gerir participação ativa de toda a comunidade

8 Cultura da avaliação Interrogar-se sobre os resultados e as ações. Identificar problemas e compreendê-los em seu contexto, para conseguir a melhoria. Tender a criar as condições ótimas para que melhore a compreensão da realidade Servir para interpretar, mudar e melhorar, não para normatizar, prescrever ou castigar. Ser permanente, participativa, e contar com um sistema de retroalimentação

9 Cultura da avaliação

10 Visão não fragmentada Atitudes, novos pontos de vista, experiências, comportamentos, crenças, valores, tradição... Processo participativo, sistemático e ordenado Diagnóstico, acompanhamento e intervenção Inclui múltiplos métodos e operações Feito por muitos atores

11 Há uma relação com ideia de escola eficaz Visão – ter uma compreensão comum dos objetivos, princípios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa (educativo-pastoral); Elevados Padrões Acadêmicos – descrever o que os estudantes precisam saber e ser capazes de fazer; Fotografia de parte da escola – no sentido de obter dados até então desconhecidos Fundamentar ações, projetos e monitoramento

12 Finalidades para RSE Informações e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais. possibilitar uma percepção mais ampla da realidade da Rede diagnosticar a situação da educação na Rede, visando sua melhoria quantitativa e qualitativa.

13 Ações/Atores Internas – diversas Externas diretas– da instituição (sistema, simulado, projeto de gestão, livros didáticos etc) Externas indiretas (ENEM, Vestibulares)

14 O que temos feito Todo projeto de gestão educacional Avaliação das formações Análises/sugestões encaminhadas Avaliação dos livros Tirando de letra Dados vindos do RSE dados Programa de avaliação

15 Diagnóstico e comunicação

16 Toda avaliação Pressupostos básicos Diagnóstico – reflexão – intervenção – diagnóstico Fornece dados e ilumina ações Usa instrumentos Só tem uma intenção: melhorar o processo ensino – aprendizagem (construção de saberes e competências pelos alunos)

17 O joio do trigo

18 Externa

19 Muitas ação Como usar Quem se responsabiliza? Olhar os dados Dialogar com escola, os alunos e as famílias Cuidado para não termos respostas apressadas

20 Alguns dados importantes Aumentando progressivamente resultados em ENEM e grandes vestibulares A questão dos educadores A visão das famílias e dos alunos Avanços e preocupações na aprendizagem

21 Educadores

22

23

24 Desempenho dos alunos

25

26

27 Como chegar lá Ações em andamento: – produção de ações/material complementar de apoio – formar equipes para essa cultura (gestores,EAD,PF) – grupos de estudo a respeito dos dados – planejamento de intervenções regionais e locais – GT sobre o próprio processo de avaliação (melhoria dos processos) – uso dos dados para estabelecer políticas – informatização dos dados

28 Um fato e um pressuposto O Homem é o único ser que pode redirecionar sua vida por meio da avaliação.


Carregar ppt "A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google