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EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS As principais tendências da gestão de pessoas na organização 5/7/20141www.nilson.pro.br.

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1 EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS As principais tendências da gestão de pessoas na organização 5/7/20141www.nilson.pro.br

2 •É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. •É uma área contingencial e situacional pois depende: –Cultura –Estrutura organizacional –Características do contexto ambiental; –Negócio da organização –Tecnologia –Processos internos –e outras variáveis importantes. O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? 5/7/20142www.nilson.pro.br

3 Principais Processos de Gestão de Pessoas 5/7/20143www.nilson.pro.br

4 Administração de Pessoas Administração de Recursos Humanos (ARH) Envolve conceitos de várias áreas: • direito: ex: direitos trabalhistas • medicina: ex: doenças do trabalho • psicologia: ex: estresse, motivação, liderança • sociologia: ex: relacionamento em grupo • educação: ex: aprendizagem, ensino, etc... 5/7/20144www.nilson.pro.br

5 PESQUISA 2010 USP/FIA TENDÊNCIAS NA GESTÃO •103 EMPRESAS DE UMA AMOSTRA INCLUINDO 500 MELHORES / EXAME; 150 MELHORES PARA SE TRABALHAR/ VOCÊ S/A, UNIVERSIDADES, CONSULTORIAS. •DA AMOSTRA DE 1050 RESPONDERAM 189 FORMADORES DE OPINIÃO. •QUESTÃO DA PESQUISA: PARA ONDE VAI A FUNÇÃO RH? 5/7/20145www.nilson.pro.br

6 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS CRÍTICAS •COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% •COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO “NEGÓCIO” – (razão de ser) 59,9% •COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO / NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – 40,8% 5/7/20146www.nilson.pro.br

7 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS •ALINHAR PESSOAS /COMPETÊNCIAS HUMANAS À ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – 82,3 % •DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% •ALINHAR POLÍTICAS E PROCESSOS DE GESTÃO À ESTRATÉGIA ATUAÇÃO – 33,3% •APOIAR E PROMOVER MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS – 25% 5/7/20147www.nilson.pro.br

8 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS •MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAR E DESENVOLVER GESTORES / LIDERANÇAS – 26,9 % •REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% •INVESTIR MAIS EM DUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 25,3% 5/7/20148www.nilson.pro.br

9 O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH (Fischer, 1998; Lacombe e Tonelli, 2000; Fischer e Albuquerque, 2001) •PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS. •A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. •NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER 5/7/20149www.nilson.pro.br

10 PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL LACOMBE E TONELLI (2000) MOSTRAM QUE: •28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; •19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS; •53% EM FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS ESTÁGIOS – “ESTÃO A CAMINHO” 5/7/201410www.nilson.pro.br

11 TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ESTRUTURA DE RH •FORMAÇÕES DIVERSAS – PREDOMÎNIO ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA – TAMBÉM PEDAGOGIA E ENGENHARIAS CONSOANTES COM O NEGÓCIO •ÊNFASE NO PAPEL CONSULTIVO / PARCERIA COM AS ÁREAS DA EMPRESA – MAIOR EXIGÊNCIA DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E INTERPESSOAIS •POR PROJETOS – REDUÇÃO DE FUNÇÕES •COM POUCAS PESSOAS •ATUAÇÃO EM COMISSÕES INTERNAS 5/7/201411www.nilson.pro.br

12 SÍNTESE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS •FOCO NAS LIDERANÇAS •ÊNFASE NO TRABALHO EM EQUIPE •EXIGÊNCIA DE MULTIQUALIFICAÇÃO •RODÍZIO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS •INTERESSE RELAÇÃO PESSOAL / PROFISSIONAL •ÊNFASE EM PESQUISA •APRENDIZAGEM DE FERRAMENTAS •TREINAMENTO À DISTÂNCIA •FORMAÇÃO “IN COMPANY” •GESTÃO DO CONHECIMENTO •COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO 5/7/201412www.nilson.pro.br

13 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS SABERES MAIS DEMANDADOS  TÉCNICO - SABER FAZER – DOMÍNIO PROCESSOS DE TRABALHO, NORMAS, TECNOLOGIA, “KNOW HOW”  CONCEITUAL - SABER O PORQUÊ – ENTENDER AS RAZÕES, ESTABELECER RELAÇÕES, “KNOW WHY”.  INTERPESSOAL - SABER SER – ENTENDER AS PESSOAS, ESTABELECER RELACIONAMENTOS CONVERGENTES, ESTIMULAR MOTIVAÇÕES, DECODIFICAR EMOÇÕES, PERCEBER PERFIS  SOBRE O NEGÓCIO - SABER REALIZAR – AGIR CONSOANTE DEMANDAS ORGANIZACIONAIS – COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS, ESSENCIAIS, BÁSICAS. 5/7/201413www.nilson.pro.br

14 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DE FORMA GENERALIZADA •ARGUMENTAR •NEGOCIAR •TRABALHAR EM EQUIPE •ESTABELECER RELAÇÕES – AÇÃO EM REDE •PERCEBER O TODO E AS PARTES – VISÃO DE CONJUNTO •REFLETIR •QUESTIONAR •PRATICAR O OLHAR RENOVADO 5/7/201414www.nilson.pro.br

15 O Perfil do Gestor de Pessoas... 5/7/201415www.nilson.pro.br

16 acreditar na sua própria capacidade 5/7/201416www.nilson.pro.br

17 TEM AUTO-CONFIANÇA 5/7/201417www.nilson.pro.br

18 prepara-se 5/7/201418www.nilson.pro.br

19 é persistente 5/7/201419www.nilson.pro.br

20 calcula os riscos 5/7/201420www.nilson.pro.br

21 SEM MEDO DE ERRAR Será que faltou alguma coisa? 5/7/201421www.nilson.pro.br

22 COMPROMETIMENTO e TRABALHO EM EQUIPE 5/7/201422www.nilson.pro.br

23 Saber lidar com a pressão... 5/7/201423www.nilson.pro.br

24 COMO LIDAR COM A MUDANÇA? O GESTOR DEVE SER CAPAZ DE: •Analisar e Planejar a mudanças – preparar respostas e soluções para os efeitos e problemas – desenvolver um plano de ação •Conquistar a aceitação da mudança – escolher o melhor método a ser utilizado •Implantar a mudança – passagem da situação existente para a nova situação – saber decifrar o acontecer grupal •Acompanhar e consolidar mudanças – identificar e corrigir os problemas não previstos – avaliar resistências – buscar comprometimento 5/7/201424www.nilson.pro.br

25 Percepção (e a formação) e o Gerir Pessoas 5/7/201425www.nilson.pro.br

26 Cada pessoa percebe o mundo de forma diferente. 5/7/201426www.nilson.pro.br

27 Diferentes interpretações da realidade Diferentes percepções Diferentes comportamentos Diferenças Individuais 5/7/201427www.nilson.pro.br

28 5/7/201428www.nilson.pro.br

29 5/7/201429www.nilson.pro.br

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31 Pessoas não são administráveis Pessoas não são recursos Pessoas são relações (gerenciáveis) 5/7/201431www.nilson.pro.br

32 - Projetos - Valores - Estratégias - Tempo - Dinheiro - Programas - Bens: móveis ou imóveis - Negócios - Justiça - Riquezas (excesso ou escassez) - Tecnologias... - Pessoas: seres humanos em relação Administrar, por si só, é uma tarefa complexa e difícil Relações HumanasÉticas Isso pressupõe Relações Humanas e Éticas inseridas na noção moderna de trabalho. 5/7/201432www.nilson.pro.br

33 Por quê? Porque envolve aspectos emocionais + sociais + idéias + pensamentos + valores + tristezas + alegrias + ambições + desejos + medos + competências + conhecimentos+ angústias + necessidades + sonhos + expectativas + sentimentos (raiva, inveja, ódio, amor), etc Administrar pessoas é sempre uma tarefa de mão dupla: Ação Ação Reação Ação É um processo dialético: Os homens agem; os animais reagem. 5/7/201433www.nilson.pro.br

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35 “A psicologia contribui na compreensão das pessoas, a integração entre as pessoas e as circunstâncias, a interação entre o cliente e o fornecedor, a interação entre um gerente e seus funcionários em qualquer sistema de gerenciamento”. PSICOLOGIA E GESTÃO 5/7/201435www.nilson.pro.br

36 A necessidade de romper muralhas, navegar outros mares e explorar as possibilidades da psicologia. 5/7/201436www.nilson.pro.br

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