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WORKSHOP “É TEMPO DE INOVAR” Entendendo as mudanças e ajudando a transformar 1º. Dia | 10 de dezembro de 2009.

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1 WORKSHOP “É TEMPO DE INOVAR” Entendendo as mudanças e ajudando a transformar 1º. Dia | 10 de dezembro de 2009

2 Projeto INOVA Sistema Integrado da Divisão Indústria

3 Programação | 1º dia | 10/12/ h00 | 16h30Parte 1Entendo a Mudança 16h30 | 17h00Momento de ReflexãoDinâmica com Grupo 17h00 | 17h30Parte 2Entendo a Companhia 17h30 | 18h00Momento de ReflexãoDinâmica com Grupo 18h00 | 18h30Parte 3Entendo um Plano de Mudança 18h30 | 19h00Momento de ReflexãoDinâmica com Grupo 19h00 | 19h30Parte 4Estruturando um Plano de Mudança 19h30 | 19h45Trabalho em GrupoFormação dos Grupos e Orientações 19h45 | 20h00Programação para 2º diaAgendamento e Orientações

4 Parte 1 Entendendo a Mudança

5 Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior para um estado, modelo ou situação futuros por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas.

6 Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior para um estado, modelo ou situação futuros por razões inesperadas e incontroláveis ou por Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior para um estado, modelo ou situação futuros por razões inesperadas e incontroláveis ou por razões planejadas e premeditadas.

7 Objetivo do Workshop Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem o desejo de transformação. Para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.

8 Justificativa do Workshop Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento.

9 Expectativa do Workshop Planejar ações que permitam à Divisão Indústria estabelecer um Plano de Mudança

10 Momento de Reflexão De modo geral, as pessoas da Divisão Indústria têm a exata noção do que seja o Projeto Inova? Nossas pessoas estão sensibilizadas para que a mudança aconteça? Nossas pessoas tendem a lidar com o Projeto Inova naturalmente ou de maneira defensiva? O que é mais perigoso: reações de temor ou de rejeição? Por que? Quais ações devemos conduzir para divulgar o Projeto? Existe um mundo que está acabando e outro que está começando e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes.

11 Parte 2 Entendendo a Companhia

12 Identidade Organizacional Compreender a identidade da organização e direcionar o Projeto Inova para alcançá-la

13 Missão Contribuir para o bem estar das pessoas, realçando a beleza com inovação e respeito

14 Visão Ser líder mundial em equipamentos profissionais elétricos para beleza

15 Valores  Compromisso com os resultados  Crescimento sustentável  Inovação em produtos, serviços e processos  Trabalho em equipe  Transparência, respeito e seriedade nas relações  Paixão em tudo o que fazemos  Valorização do ser humano

16 Momento de Reflexão De que forma o Projeto Inova está alinhado com a Missão da companhia? Liderança mundial pressupõe excelência no modelo de gestão. Como podemos divulgar o Projeto Inova para que nossas pessoas o associem à Visão Organizacional? Podemos disseminar dentro da companhia a imagem de que o Projeto Inova está fortemente alinhado com os valores organizacionais? Compreender a identidade da companhia e direcionar o Projeto Inova para alcançá-la

17 Parte 3 Entendendo um Plano de Mudança

18 Por que estruturar um Plano de Mudança? Para apoiarmos os líderes da companhia e os gestores do Projeto para que as transformações ocorram sem impactos negativos para a corporação e ainda alavancar oportunidades de aperfeiçoamento

19 Fatores Críticos para o sucesso do Plano de Mudança  Mapear os impactos gerados pela mudança  Alinhar a estrutura da empresa  Preparar a companhia para reagir sem perda do controle  Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho

20 Fatores Críticos para o sucesso do Plano de Mudança Mapear os impactos gerados pela mudança para uma atuação focada e eficaz; Alinhar a estrutura da empresa a nova rotina organizacional, com foco no aumento do nível de desempenho; Preparar a organização para que, no "vale do desespero", ela venha a ter condições de reagir e interpretar a queda como parte do processo de mudança, sem perda do controle da situação, e assim Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho em relação à situação anterior ao marco da mudança.

21 O papel dos agentes de mudança Promover a comunicação interna e externa do projeto – Interna: dentro da companhia e entre as pessoas – Externa: divulgar o Projeto aos clientes, fornecedores, acionistas e interessados Preparar o ambiente para as mudanças advindas da implementação da solução Protheus – Identificar os principais agentes de mudança na companhia – Identificar os usuários chaves

22 O papel dos agentes de mudança Gestão dos Stakeholders com o objetivo de: – Identificar e reforçar posições favoráveis ao processo de transformação – Identificar e mitigar discordâncias – Identificar e buscar alternativas para conflitos vivenciados ao longo do ciclo de vida do projeto Preparar a Divisão Indústria para a entrada da solução Protheus em produção, divulgando informações referentes ao Projeto Inova e esclarecendo as dúvidas das pessoas – Definir os canais de comunicação a serem utilizados – Preparar e veicular os materiais de comunicação

23 O papel dos agentes de mudança Identificar lacunas de conhecimento para direcionar um Plano de Treinamento com foco nos processos de negócios definidos e usando módulos implementados do sistema Liderar as tarefas relativas à capacitação dos usuários na utilização da solução Protheus e dos novos processos, apoiando o RH para elaborar e implantar: – Materiais didáticos – Metodologia de treinamento – Dimensionamento da Infra-estrutura necessária

24 O papel dos agentes de mudança Gestão da Transição, que é a identificação e dimensionamento do nível de prontidão da companhia para a implantação das mudanças propostas Suporte à Implantação: – Definição e execução da estratégia de apoio aos usuários, de forma a minimizar os impactos da mudança ocorrida até 90 dias após ao go- live do novo sistema.

25 Momento de Reflexão Ao invés de motivar, que tal engajar as pessoas? O ambiente na companhia é saudável e receptivo a um Plano de Mudança? Acreditamos realmente que seja possível implementar um Plano de Mudança sem impactos negativos? As pessoas da companhia reconhecem as pessoas deste grupo como capazes de promover mudanças? A questão é humana e não técnica

26 Parte 4 Estruturando um Plano de Mudanças

27 Trabalho em Grupo Formar grupos de trabalho para discutir os fatores críticos, propor ações e conduzir suas implementações

28 Grupos de Trabalho Grupo Comunicação Interna Externa Grupo Ambiente Identificar agentes de mudança Identificar usuários chaves Gestão dos Stakeholders Grupo Conhecimento Interface com equipe Totvs Discutir Processos Apoiar as pessoas durante implantação Grupo Capacitação Apoiar RH na estruturação do Plano de Treinamento Mapear necessidades de treinamento - GAPs de conhecimento Grupo Transição Preparar a companhia para a virada Grupo Suporte Assumir apoio às pessoas após GO Live Interfacear com Totvs para garantir plenitude da operação

29 Proposta aos Grupos Para cada item, propor ações que serão conduzidas durante o Projeto Inova

30 Plano de Mudanças PLANO ESTRATÉGICO O QUE PORQUE PLANO TÁTICO COMO QUEM QUANDO ONDE QUANTO PLANO OPERACIONAL EXECUTAR

31 Lembrar dos Fatores Críticos Mapear os impactos gerados pela mudança Alinhar a estrutura da empresa Preparar a companhia para reagir sem perda de controle Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho

32 Próximo Workshop Atividades e Programação

33 Programação | 2º dia | a definir 16h00 | 16h30Grupo ComunicaçãoApresentação 16h30 | 17h00Grupo AmbienteApresentação 17h00 | 17h30Grupo ConhecimentoApresentação 17h30 | 18h00Grupo CapacitaçãoApresentação 18h00 | 18h30Grupo TransiçãoApresentação 18h30 | 19h00Grupo SuporteApresentação 19h00 | 19h45Discussão GeralSeleção das ações apresentadas 19h45 | 20h00CompromissoFechamento do Plano de Mudança

34 Grupo Comunicação Grupo Ambiente Grupo Conhecimento Grupo Capacitação Grupo Transição Grupo Suporte Grupos de Trabalho

35 Sugestão & Diversão

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39 Até o próximo! João Eduardo Silva Neto (11)


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