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Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento. Processo de Treinamento. Diagnóstico das Necessidades de Treinamento. Desenho do Programa de Treinamento.

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1 Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento. Processo de Treinamento. Diagnóstico das Necessidades de Treinamento. Desenho do Programa de Treinamento. Condução do Programa de Treinamento. Avaliação do Programa de Treinamento.

2 · Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos (1). · Treinamento é o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos (2). · Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidos (3). · Treinamento é a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo. O treinamento pode envolver uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento. Isto significa mudar aquilo que os empregados conhecem, como eles trabalham, suas atitudes frente ao seu trabalho ou suas interações com os colegas ou supervisor (4). · Treinamento é o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos (5). DICAS: Algumas Definições de Treinamento.

3 O Processo de Treinamento

4 Indicadores a posteriori: são os problemas provocados por necessidades de treinamento ainda não atendidas, como: 1. Problemas de produção, como: 1. Baixa qualidade de produção; 2. Baixa produtividade; 3. Avarias freqüentes em equipamentos e instalações; 4. Comunicações deficientes; 5. Elevado número de acidentes no trabalho; 6. Excesso de erros e de desperdício; 7. Pouca versatilidade dos funcionários; 8. Mau aproveitamento do espaço disponível. 2. Problemas de pessoal, como: 1. Relações deficientes entre o pessoal; 2. Número excessivo de queixas; 3. Mau atendimento ao cliente; 4. Comunicações deficientes; 5. Pouco interesse pelo trabalho; 6. Falta de cooperação 7. Erros na execução de ordens.

5 Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori), a saber: * Indicadores a priori: são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como: 1. Expansão da empresa e admissão de novos empregados; 2. Redução do número de empregados; 3. Mudança de métodos e processos de trabalho; 4. Substituições ou movimentação de pessoal; 5. Absenteísmo, faltas, licenças e férias de pessoal; 6. Mudanças nos programas de trabalho ou de produção; 7. Modernização dos equipamentos e novas tecnologias; 8. Produção e comercialização de novos produtos ou serviços. DICAS: Indicadores de Necessidades de Treinamento

6 A tecnologia de treinamento refere-se aos recursos didáticos, pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento. A TI está influenciando os métodos de treinamento e reduzindo custos operacionais. As novas técnicas de treinamento são: 1. Recursos audio-visuais: imagens visuais e informação em áudio são poderosas ferramentas de comunicação. O videocassete, o CD-ROM e o DVD (Digital Video Disc) permitem gravar programas de treinamento para vários locais diferentes e em qualquer ocasião. 2. Teleconferência: é o uso de equipamento de áudio e vídeo para permitir que pessoas participem em reuniões, mesmo quando distantes entre si ou da localidade do evento. 3. Comunicações eletrônicas: a TI permite comunicações interativas entre pessoas fisicamente distantes através do correio de voz (voice mail) dentro da rede de telefones de uma empresa. 4. Correio eletrônico: o é uma forma de comunicação eletrônica que permite às pessoas comunicarem-se com outras através de mensagens eletrônicas através de computadores ligados à Internet e redes internas baseadas na Internet (Intranets). 5. Tecnologia de multimidia: é a comunicação eletrônica que integra voz, vídeo e texto, codificados digitalmente e transportados por redes de fibras óticas. 6. Treinamento a distância: ou e-learning ou treinamento virtual – é o treinamento através da Internet e pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar a um custo baixíssimo. ARH DE HOJE: Tecnologia de Treinamento.

7 Tipo de Treinamento: % de Freqüência: 1. Habilidades gerenciais74,3 2. Habilidades de supervisão73,4 3. Habilidades técnicas / atualização de conhecimentos72,7 4. Habilidades de comunicação66,8 5. Serviços e relações com clientes63,8 6. Desenvolvimento de executivos56,8 7. Novos métodos e procedimentos56,5 8. Habilidades de vendas54,1 9. Habilidades burocráticas e de secretariado52,9 10. Desenvolvimento pessoal51,9 11. Habilidades básicas com computadores48,2 12. Relações com empregados44,9 13. Prevenção de acidentes / promoção da saúde38,9 14. Educação do consumidor35,7 15. Educação básica para prevenção 18,0 O que você acha disso tudo? AVALIAÇÃO CRÍTICA: Tipos de Treinamento Oferecidos por Organizações Americanas.

8 O treinamento é uma forma de educação e deve utilizar os princípios da teoria da aprendizagem, tanto no desenho como na implementação de programas formais e informais de treinamento, a saber: 1. O treinando deve estar motivado para aprender. 2. O treinando deve estar capacitado para aprender.. 3. A aprendizagem requer retroação e reforço. 4. Aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento. 5. O material de treinamento deve ser significativo. 6. O material deve ser comunicado com eficácia. 7. O material do treinamento deve ser transferível para o trabalho. Qual sua opinião a respeito? AVALIAÇÃO CRÍTICA: Aplicação da Teoria da Aprendizagem ao Treinamento.

9 1. Avaliação ao nível organizacional: 1. Aumento da eficácia organizacional; 2. Melhoria da imagem da empresa; 3. Melhoria do clima organizacional e melhor relacionamento entre empresa e funcionários; 5. Melhor atendimento ao cliente; 6. Facilidade de mudanças e inovação; 7. Aumento da eficiência. 8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento. 2. Avaliação ao nível de recursos humanos 1. Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal; 2. Aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; 3. Elevação dos conhecimentos e competências das pessoas; 4. Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas; 5. Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT). 3. Avaliação ao nível dos cargos: 1. Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos; 2. Melhoria do espírito de grupo e da cooperação; 3. Aumento da produtividade e melhoria da qualidade; 4. Redução do índice de acidentes no trabalho; 5. Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos. 4. Avaliação ao nível de treinamento: 1. Alcance dos objetivos do treinamento; 2. Retorno dos investimentos efetuados em treinamento. DICAS: Avaliação dos Resultados do Treinamento.

10 Internamente: 1. Melhoria da eficiência dos serviços. 2. Aumento da eficácia nos resultados. 3. Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado. 4. Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT). 5. Qualidade e produtividade. 6. Melhor atendimento ao cliente. 7. O que mais? Externamente: 1. Maior competitividade organizacional 2. Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa. 3. Melhoria da imagem da organização. 4. O que mais? Você poderia acrescentar outros aspectos do treinamento bem sucedido? AVALIAÇÃO CRÍTICA: O que um programa de treinamento pode proporcionar.

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