A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Lipídeos Prof. Emiliano Chemello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Lipídeos Prof. Emiliano Chemello."— Transcrição da apresentação:

1 1 Lipídeos Prof. Emiliano Chemello

2 2 Lipídeos: questões fundamentais Questões para serem respondidas ao final do vídeo: -O que são lipídeos e como são classificados? -O que são ácidos graxos? -Qual a diferença entre gorduras e óleos? -Quais as funções dos lipídeos? -Gordura Cis e Trans: qual a diferença? -Colesterol: bom ou ruim?

3 3 rio.br/condigital/video/e%20tempo%20de%20quimica/alimen tos/lipideos/video%20para%20web/video.html Vídeo sobre lipídeos

4 4 CerasTriacilgliceroisGlicerofosfolípídiosEsfingolipídeosEsteróidesEicosanoides EsfingomielinasGlicolipídeos neutros Contêm carga nos grupos fosfato Derivados de esfingosina (um álcool aminado) Baseados em Baseados em ácidos graxos de 20 carbonos Contêm um grupo açúcar Contêm grupos fosfatos Triéster de glicerol Ésteres simples Um guia para não perdermos o foco pois os lipídeos, ao contrário de outras classes, não são caracterizadas por algum grupo funcional em comum, mas pela sua alta e baixa solubilidade em fluidos orgânicos apolares e polares, respectivamente! O que são lipídeos e como são classificados? O que são lipídeos e como são classificados?

5 5 O que são ácidos graxos? O que são ácidos graxos? São ácidos carboxílicos que, geralmente, possuem longa cadeia carbônica (usualmente de 14 a 24) Dividem-se em ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados Ácido Palmítico saturado Ácido Oléico insaturado Ácido Araquidônico poliinsaturado Geralmente o grupo carboxila encontra-se ionizado nas condições fisiológicas

6 6 A gordura animal e vegetal são os lipídios mais abundantes na natureza. Todas as gorduras e óleos são compostos de triésteres de glicerol (propano-1,2,3-triol – também conhecido por glicerina) com três ácidos graxos. Eles são denominados quimicamente por triacilgliceróis ou por triglicerídeos. Glicerol Ácido graxoTriglicerídeo Exercem função de fonte de reserva energética. Cada grama de triglicerídeo gera 38 kJ de energia. O que são ácidos graxos? O que são ácidos graxos?

7 7 Os três ácidos graxos em um triglicerídeo específico não são necessariamente os mesmos. A gordura ou um óleo de fonte natural é uma mistura complexa de muitos tipos de triglicerídeos. Óleos vegetais consistem em ácidos graxos insaturados, enquanto gordura animal contém uma porcentagem muito maior de ácidos graxos saturados. Veja! 

8 8 Qual a diferença entre óleos e gorduras? Qual a diferença entre óleos e gorduras? As gorduras são freqüentemente sólidas a temperatura ambiente, enquanto óleos nas mesmas condições são líquidos. Uma explicação possível para isto está relacionada presença ou não de insaturações e a capacidade de “empacotamento” das moléculas.. gordura óleo

9 9 As ligações duplas presentes nos óleos vegetais podem ser hidrogenadas, convertendo o óleo em gordura. Exemplo de aplicação desta técnica é a produção de margarina e de gordura vegetal. Estrutura parcial de um óleo vegetal insaturado Estrutura parcial de um óleo hidrogenado Qual a diferença entre óleos e gorduras? Qual a diferença entre óleos e gorduras?

10 10 Qual a função dos lipídeos? Inúmeras! Qual a função dos lipídeos? Inúmeras! A oxidação de ácidos graxos é o principal mecanismo de produção metabólica de energia. O armazenamento de ácidos graxos na forma de triacilgliceróis é o mais eficiente e quantitativamente mais importante do que o de carboidratos na forma de glicogênio. Em relação aos triglicerídeos:

11 11 Gordura CIS e TRANS: qual a diferença? Gordura CIS e TRANS: qual a diferença? Ácidos graxos insaturados existem na forma CIS e TRANS. O isômero CIS prevalece nos compostos naturais. Ácido Oléico Configuração CIS Ácido Oléico Configuração TRANS Gordura hidrogenada Rica em ácidos graxos TRANS! Leia mais em:

12 12 Colesterol: bom ou ruim? Colesterol: bom ou ruim? Ácidos graxos e monoacilgliceróis de cadeias de comprimento médio (6-10 átomos de carbono) passam através da célula para o sangue, sem modificações, por meio de difusão pela células hepiteliais. Estruturas de ácidos graxos e monoacilgliceróis de cadeias longas (> 12 átomos de carbono) são reconvertidas em triacilgliceróis, associam-se fosfolipídios e proteínas especiais (apolipoproteínas) formam os lipoproteínas.

13 13 Colesterol: bom ou ruim? Colesterol: bom ou ruim? "Low-Density Lipoproteins" (LDL): carregam cerca de 70% de todo o colesterol que circula no sangue. São pequenas e densas o suficiente para atravessar os vasos sanguíneos e ligarem-se às membranas das células dos tecidos. Por esta razão, as LDL são as lipoproteínas responsáveis pela arteriosclerose. O nível elevado de LDL está associado com altos índices de doenças cardiovasculares. "High-Density Lipoproteins" (HDL): É responsável pelo transporte reverso do colesterol: carrega o colesterol em excesso de volta para o fígado. O nível elevado de HDL está associado com baixo índices de doenças cardiovasculares.

14 14 Colesterol: bom ou ruim? Colesterol: bom ou ruim?


Carregar ppt "1 Lipídeos Prof. Emiliano Chemello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google