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Aula 07 Instrumentos de gestão estratégica: análise de portfólio de negócios, planejamento estratégico, Balanced Scorecard. Matriz GUT. Conhecer o presente...

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1 Aula 07 Instrumentos de gestão estratégica: análise de portfólio de negócios, planejamento estratégico, Balanced Scorecard. Matriz GUT. Conhecer o presente... Prof. Esp. Marcopolo Marinho

2 BALANCEAMENTO DE PORTFÓLIO

3 Gerenciamento de Portfólio auxilia a DETERMINAR O que é possível fazer (temos capacidade de fazer)?; O que é necessário (fazer isto é a nossa missão)?; Quais projetos (oportunidades ) deveriam ser procurados? Quais projetos deveriam ser iniciados? Quais projetos devem continuar? Quais projetos deveriam ser acelerados ou modificados? Quais projetos/produtos deveriam ser parados ou cancelados?

4 BALANCEAMENTO DE PORTFÓLIO Há quatro objetivos na gestão do Portfólio: 1.Maximizar o VALOR DO PORTFÓLIO; 2.Procurar o BALANCEAMENTO dos portfólios (escolha de produtos e projetos corretos); 3.Assegurar que o seu portfólio é estrategicamente alinhado; 4.Assegurar de que você não tem muitos produtos e ou projetos inviáveis.

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7 A Hypermarcas decidiu colocar na “prateleira” 26 marcas de sua divisão de bens de consumo. “Enxugamos de 60 para 34 para concentrar em portfólio que faz mais sentido para a companhia”, conta Nicolas Fischer, presidente dessa área. Essa redução significa que das apresentações desses produtos (diferentes formatos de um item) recuou para No ano passado, a divisão de consumo encerrou com faturamento de R$ 1,79 bilhão. O negócio farmacêutico encerrou 2012 com receita de R$ 2,07 bilhões. Fonte: O Fluminense PORTFÓLIO HYPERMARCAS Medicamentos Anapyon, Anaseptil Pó, Atroveran, Biotônico Fontoura, Bisuisan, Coristina D Doril, Epocler, Escabin, Estomazil, Gelol, Hemovirtus, Lacto-Purga, Licor de Cacau, Lucretin, Maracugina, Melhoral, Merthiolate, Metiocolin, Mirador, Rinosoro Tiratosse, Merthiolate, Vitasay, entre outras marcas. Beleza e Higiene Pessoal Avanço, Bigfral, Biocolor, Bozzano, Cenoura & Bronze, Hydrogen, Jontex, Leite de Colônia, Lovetex, Microtex, Monange, NyLooks, Olla, Pom- Pom, Risqué, Très Marchand, New Care, Fraldas Cremer, Sabonetes Pom-Pom, Sanifill, York, Sapeka, entre outras. Alimentos Adocyl, Finn, Zero-Cal, Supra Sumo

8 Fundada em 2001, a Hypermarcas S.A. é a maior empresa brasileira de produtos de marcas de saúde e bem- estar, com presença sólida nos segmentos de medicamentos, saúde, beleza e higiene pessoal. Detém um portfólio completo de produtos e marcas, construído por meio de diversas aquisições de sucesso, lançamentos e intenso trabalho de marketing e inovação. A companhia se organiza em duas divisões de negócio: Farma, que concentra as atividades relativas ao setor farmacêutico, e Consumo, que atua nos mercados de beleza e higiene pessoal. A divisão Farma detém um dos mais completos portfólios do país, com presença nos principais segmentos farmacêuticos do mercado brasileiro e liderança em medicamentos isentos de prescrição médica (OTC) e similares, além de participação crescente em genéricos e posição de destaque em produtos de prescrição. Entre as principais marcas da divisão, destacam-se Addera D3, Alivium, Benegrip, Biotônico Fontoura, Doril, Engov, Epocler, Histamin, Lisador, Polaramine, Predsim, Rinosoro, Torsilax e Neo Química Já a divisão Consumo possui marcas consagradas, líderes ou vice-líderes no mercado nacional, como Bozzano, Finn, Jontex, Monange, Olla, Paixão, Pom Pom, Risqué e Zero-Cal, dentre outras, em categorias de grande potencial de crescimento. A empresa conta ainda com uma ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional, e cada um dos negócios conta com forças de vendas segmentadas e especializadas, com profissionais experientes. Seus produtos são distribuídos para mais de 700 mil pontos de vendas em todo o território brasileiro, diretamente a varejistas ou indiretamente, via distribuidores e atacadistas. Desde 2011, a Hypermarcas adota estratégia de crescimento orgânico, sustentável, rentável e com geração de caixa, com base em marcas fortes em posição de liderança em seus segmentos, operações eficientes e de baixo custo, além de organização ágil e com foco em resultados. A empresa tem sede em São Paulo, onde inaugurou nova sede corporativa no final de Desde 2011, a plataforma operacional da Hypermarcas vem sendo concentrada na região Centro-Oeste do Brasil e, até o final de 2014, a companhia deverá ter suas principais operações consolidadas no Estado de Goiás, nas cidades de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.

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10 Mapa Estratégico (Ex. VW - Fin) A composição do Mapa Estratégico auxilia a empresa a traçar o melhor caminho para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Com essa poderosa ferramenta de Gestão de Scorecard, é possível alinhar todos os funcionários e suas metas pessoais às metas da empresa. Dessa forma, todos entendem como suas atividades contribuem para que a Volkswagen Serviços Financeiros atinja seus objetivos. Complementando a eficácia de nosso Mapa Estratégico, temos os Valores do FSWay, que fornecem os pilares de sustentação da estratégia. Todos esses elos permitem que a empresa busque as metas de longo prazo, compartilhadas por nossa Matriz, conhecidas como WIR2018. Assim, todos compreendem a importância de nosso Mapa Estratégico (101% Performance), nossos Valores (FSWay) e como atingir nossas metas de longo prazo (WIR2018).

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12 Professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton Criam em 1992 o BSC

13 O BSC é uma ferramenta de medição e de gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School David Norton e Robert Kaplan. Os métodos são usados no processo de gestão do negócio, dos serviços e da infra- estrutura, baseando-se, normalmente, em metodologias consagradas que podem utilizar a TI e softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. BSC – Balanced Scorecard

14 Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial; gerência do negócio; gerência dos serviços e gestão da qualidade; Entendimento da estratégia e da visão de futuro por todos os membros da organização; Definição das responsabilidades pela estratégia nos níveis estratégicos, táticos e operacionais da organização. Alinhamento em torno da estratégia e acompanhamento de sua implantação; Análise sistêmica sobre a implantação da estratégia e alcance da visão de futuro; Definição de novos caminhos para alcançar a visão de futuro (caso seja necessário); Comunicação sobre a implementação das estratégias e decisões tomadas; Realimentação do sistema de concepção da estratégia com o aprendizado adquirido. passos estes implementados através de indicadores de desempenho.

15 BSC – Balanced Scorecard Possibilita a constru ç ão de indicadores de desempenho de diversas fun ç ões e atividades de uma organiza ç ão, estabelecendo, com isto, um sistema de medidas para o seu desempenho e a promo ç ão das defini ç ões e formaliza ç ões das estrat é gias organizacionais, atrav é s dos objetivos estrat é gicos, indicadores, metas e projetos estrat é gicos. Com o BSC, a organiza ç ão ter á estrat é gias claramente definidas, contando com um mapa/painel de medi ç ão de desempenho e com um conjunto de projetos estrat é gicos formulados para o alcance das metas e resultados de m é dio e longo prazos.

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17 Alguns pontos a observar para obter a integração do BSC com as estratégias da organização são: Utilização de vetores de desempenho; Identificação de relações de causa e efeito entre os indicadores.

18 Esta ferramenta baseia-se na utilização de cartões de identificação que têm como objetivo sinalizar o desempenho durante o cumprimento das metas e estratégias da organização.

19 A metodologia aplicada permite que a missão e as estratégias sejam expressas em um conjunto de medidas que servirão de base para um sistema de gestão estratégica.

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22 Na metodologia BSC, o trabalho é desenvolvido em equipe, pelos gestores da organiza ç ão e resulta num modelo consensual da institui ç ão inteira, para o qual todos prestam sua contribui ç ão. O BSC caracteriza-se como o n ú cleo de um modelo de gestão estrat é gica, proporcionando clareza, foco e alinhamento à s a ç ões da entidade, contribuindo com a transparência das informa ç ões gerenciais comunicando e descrevendo a estrat é gia para toda a organiza ç ão. De forma equivocada o BSC é visto como um sistema de indicadores usado para gerar estrat é gias ou at é mesmo como um simples software orientado para diagn ó sticos operacionais.

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24 MATRIZ GUT Gravidade: qual o impacto que este problema ir á gerar para as pessoas, processos da empresa, resultados a curto e longo prazo, etc.? Urgência: qual o tempo que você precisa resolver este problema e o tempo que você tem para resolvê-lo? Tendência: como este problema pode aumentar, quais suas chances de crescer (muito ou pouco) e ser á que ele pode acabar por si s ó ?


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