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Disciplina Contabilidade Gerencial Aula 3 Disciplina Contabilidade Gerencial Aula 3 Ciências Contábeis - Executivo.

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1 Disciplina Contabilidade Gerencial Aula 3 Disciplina Contabilidade Gerencial Aula 3 Ciências Contábeis - Executivo

2 ALGUNS DADOS INICIAIS SOBRE O BALANCED SCORECARD

3 Evolução do Balanced Scorecard Robert KAPLAN e David NORTON 1a. Concepção no início dos anos 1990  O objetivo era criar uma métrica, a fim de resolver problemas de mensuração do desempenho das firmas, indo além dos indicadores financeiros, pois são defasados e não comunicam os vetores de desempenho futuro  BSC como ferramenta para acompanhar sistemas e processos gerenciais

4 A fonte de valores transferiu-se dos ativos tangíveis para os ativos intangíveis Percentual de Valor de Mercado relativo a Brokings institute 2 Baruch Lev analylis of S&P500 Evolução do Balanced Scorecard

5 Robert KAPLAN e David NORTON A 2a. Concepção a partir de 1995  O BSC poderia ser utilizado para monitorar e medir os resultados da implementação das estratégias, criando valor para os clientes atuais e futuros Evolução do Balanced Scorecard

6

7 Existe um “Gap”entre Missão-Visão-Estratégia e as Ações Cotidianas da Pessoas Evolução do Balanced Scorecard

8 O Balanced Scorecard vincula Visão e a Estratégia às Ações Cotidianas da Pessoas Evolução do Balanced Scorecard

9 Por que é um Placar Balanceado? Objetivos de curto e longo prazos Medidas financeiras e não financeiras Indicadores de ocorrências e de tendências Âmbito interno e externo

10 A Visão Geral do BSC Financeira: “para sermos bem sucedidos financeiramente, como devemos nos apresentar a nossos acionistas?” Aprendizado e Crescimento: “para alcançarmos nossa visão, como podemos sustentar nossa capacidade de melhorar e mudar?” Visão e Estratégia Cliente e Mercado: “para atingir nossa missão, como devemos nos apresentar aos nossos clientes?” Processos Internos: “para atender aos nossos clientes, que processos de negócio devem ser priorizados?”

11 A Organização Orientada para a Estratégia Alinhamento de unidades de negócio e de serviços As equipes e os funcionários em torno de metas organizacionais Cinco princípios Traduzir a estratégia em termos operacionais Alinhar a organização à estratégia Transformar a estratégia em tarefa de todos Converter a estratégia em processo contínuo Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva

12 Em resumo... O Balanced Scorecard é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos, indicadores, metas e planos de ação, balanceados e alinhados, que direcionam comportamentos e performance

13 ALGUNS EXEMPLOS BASEADOS NO BALANCED SCORECARD

14 Exemplo de um Modelo de Gestão CLIENTES E SOCIEDADE MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA DA QUALIDADE ESTRATÉGIAS RETROALIMENTAÇÃO MEDIÇÃO E MONITORAMENTO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS PROCESSOS, ROTINAS E PROCEDIMENTOS PLANOS DE AÇÃO PLANILHAS DE CONTROLE INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES DE PROCESSOS

15 Como se constrói um BSC? Visão Missão Valores Perspectivas Estratégias Indicadores Objetivos Estratégicos Planos de Ação Medição e Monitoramento Definidas e aprovadas pela AD

16 A Estrutura de um BSC - Exemplo

17 Exemplo de um Mapa Estratégico

18 Trabalho 1 - GTs 1 a 10 Situação: Empresa multinacional produtora e exportadora de autopeças na região do ABC, que possui a certificação ISO 9001, pratica a filosofia PDCA, realiza benchmarking e possui ótimo clima organizacional interno. Há cinco anos, abriu o seu capital. Problema Estabelecer estratégias e indicadores dentro de uma visão BSC – utilizando as 4 perspectivas clássicas – que permitam administrar essa empresa e suas demandas. Buscar o alinhamento entre essas estratégias e esses indicadores.

19 Trabalho 4 - GTs 1 a 4 GT 1 / 3 / 5 Perspectiva Financeira GT 2 / 4 / 6 Perspectiva Clientes GT 7 / 8 Perspectiva Processos Internos GT 9 / 10 Perspectiva Aprendizado e Crescimento


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