A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 LED Nesta apresentação: Teorias de aprendizagem; Teorias de aprendizagem; A.D.D.I.E. e EaD. A.D.D.I.E. e EaD. Aplicações. Aplicações.

3 LED Modelo Básico (A.D.D.I.E.) De Campos, Gilda Helena B. (Coppe, UFRG) A.D.D.I.E. = Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation

4 LED Um momento para refletir Como você sabe quando aprendeu? Como sabe se seu público-alvo vai aprender o conteúdo da sua aula?

5 LED Behaviorismo: origens Conditioned Reflex  “Operant conditioning” Conditioned Reflex  “Operant conditioning” B. F. Skinner “Modificação do Comportamento” Pavlov

6 LED Cognitivismo Robert Gagné 1916 – presente “Condições de aprendizagem” Condições e motivações na Aprendizagem Condições e motivações na Aprendizagem

7 LED O Princípio Básico de Cognitivismo “ A fim de planejar eventos externos ao aluno que ativarão e manterão a aprendizagem, deve-se adquirir uma concepção do que ocorre dentro da cabeça do aluno. Isto é o que o conhecimento dos princípios da aprendizagem e da teoria da aprendizagem fornece”

8 LED Jean Piaget 1896 – 1980 “Conhecimento é Construído” Construtivismo John Dewey 1896 – 1980 “Experiência prática é chave”

9 LED Construtivismo (Social) Conhecimento é construído socialmente Conhecimento é construído socialmente Lev Vygotsky 1896 – 1934 “Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP”

10 LED Construtivismo Técnicas que facilitam a construção ativa do conhecimento Técnicas que facilitam a construção ativa do conhecimento Seymour Papert 1928 – presente “Computadores para explorar” Jerome Bruner presente “Descoberta”

11 LED Andragogia Malcom Knowles em 1973 no livro "The Adult Learner - A Neglected Species“, cria e define o termo Andragogia: Malcom Knowles em 1973 no livro "The Adult Learner - A Neglected Species“, cria e define o termo Andragogia: “A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender”

12 LED Andragogia Segundo Knowles, à medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações: Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados. Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados. Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro. Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro.

13 LED Andragogia Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão. Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão. Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante. Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante.

14 LED Andragogia Preferem aprender para resolver problemas e desafios, mais que aprender simplesmente um assunto. Preferem aprender para resolver problemas e desafios, mais que aprender simplesmente um assunto. Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recem- aprendida, etc), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo. Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recem- aprendida, etc), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.

15 LED Preferências de aprendizagem nos Aprendizes Adultos Preferências de aprendizagem nos Aprendizes Adultos 1. Precisam saber PORQUE devem aprender algo. 2. Precisam aprender por meio da experiência. 3. Abordam a aprendizagem como resolução de problemas. 4. Aprendem melhor quando o tópico é de valor imediato. (relevância)

16 LED APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Tirando proveito da Experiência Acumulada pelos Alunos. Tirando proveito da Experiência Acumulada pelos Alunos. Propondo Problemas, Novos Conhecimentos e Situações sincronizadas com a Vida Real. Propondo Problemas, Novos Conhecimentos e Situações sincronizadas com a Vida Real. Justificando a necessidade e utilidade de cada conhecimento. Justificando a necessidade e utilidade de cada conhecimento.

17 LED APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Envolvendo Alunos no Planejamento e na Responsabilidade pelo Aprendizado. Envolvendo Alunos no Planejamento e na Responsabilidade pelo Aprendizado. Estimulando e utilizando a Motivação Interna para o Aprendizado. Estimulando e utilizando a Motivação Interna para o Aprendizado. Facilitando o Acesso, os Meios, o Tempo e a Oportunidade Facilitando o Acesso, os Meios, o Tempo e a Oportunidade

18 LED Aprendizagem ativa (Kolb, 1984)

19 LED Implicações Pedagógicas Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Revisão dos objetivos Revisão dos objetivos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Uso efetivo dos recursos comunicacionais Uso efetivo dos recursos comunicacionais Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação

20 LED Implicações Pedagógicas Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Formação de professores Formação de professores Formação de alunos Formação de alunos

21 LED Gestão do Ensino e da Aprendizagem Definição efetiva de dois processos diferentes: Definição efetiva de dois processos diferentes: o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo do ensino construído previamente pelo professor o processo do ensino construído previamente pelo professor Identificação de papéis Identificação de papéis Conhecimento dos processos Conhecimento dos processos Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino

22 LED E para os TRTs ? Quais são os objetivos de aprendizagem? Quais são os objetivos de aprendizagem? Quais são as necessidades de aprendizagem mais urgentes? Quais são as necessidades de aprendizagem mais urgentes? Qual é o perfil do público-alvo (alunos)? Qual é o perfil do público-alvo (alunos)? Quais são os recursos e tecnologias - disponíveis? Quais são os recursos e tecnologias - disponíveis?

23 LED CONHECIMENTO DA PRÁTICA PARA A TEORIA “... A ÚNICA E VERDADEIRA FORMA DE SE APRENDER A UTILIZAR UM CONHECIMENTO É USANDO-O NUMA TAREFA ESPECÍFICA E SIGNIFICATIVA, QUE APRESENTE PELO MENOS ALGUNS RESULTADOS”. PETER DRUCKER

24 LED PERGUNTAS Como avaliar o processo individual de aprendizagem em um grupo interativo ? Como avaliar o desenvolvimento da reflexão individual e grupal e como avaliar os níveis de influência de um no outro ? Como avaliar a progressão de alunos em um curso que se caracteriza pela construção e transformação contínua ?


Carregar ppt "Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google