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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Professor Reynaldo Maia Muniz

2 Exercícios de Michael Porter
Turma: G32 (3ª/5ª) – Gestão de Negócios Disciplina: Planejamento Estratégico Professor: Reynaldo Maia Muniz Alunos: Camila Aparecida Ribeiro Braga Cicero César de Castro Rocha Hugo Samuel Silva Fagundes Marcelo Barros da Silva Rafael Valdissera Morales

3 Sumário Escolha um negócio qualquer.
Desenvolva a análise do negócio com base no modelo de cinco forças de Michael Porter Identifique a(s) força(s) mais vigorosa(s) procurando explicitar as “causas” deste vigor. Identifique possíveis movimentos estratégicos para fazer frente a estas forças. Identifique tendências a mudanças na intensidade das forças, explicitando as “causas” destas tendências. Indique possíveis movimentos estratégicos para enfrentar essas tendências.

4 Negócio Negócio: Locação de Veículos Produto: Terceirização de Frotas
Empresas:

5 Vantagens Foco nos negócios na atividade-fim, com ganhos de produtividade e eficiência. Transferência de investimentos e custos fixos para terceiros. Fim dos gastos com a aquisição de veículos (pagamento, emplacamento e licenciamento); Seguro a contratação desse serviço fica por conta da locadora, e o custo da cobertura é incluído no mensalidade; Previsibilidade das despesas com manutenção preventiva e do controle da garantia (peças, carroceria e mão-de-obra); Fornecimento de carro reserva em caso de desfalque na frota; Renovação periódica da frota; Ausência de trabalho na venda dos veículos usados.

6 As 5 Forças de Porter

7 As 5 Forças de Porter

8 As 5 Forças de Porter Rivalidade entre concorrente
A expansão do negócio está diretamente vinculada a oferta de crédito no mercado; O produto “terceirização de frota” não tem diferenciação porque trabalha com o mesmo insumo “carro”; A diferenciação está vinculada ao valor da mensalidade e ao nível de serviços; A identidade da marca é alta, devido a força da marca imposta por um dos concorrentes; Não existe grande barreira de saída, devido a facilidade de venda dos ativos das empresas; A devolução dos veículos e não renovação de um contrato pode ser também uma barreira de saída.

9 As 5 Forças de Porter

10 As 5 Forças de Porter Novos entrantes
O setor exige grande investimento na compra dos “insumos”; A capilaridade das empresas é um fator relevante; Existem políticas governamentais que beneficiam o segmento, podendo ser um atrativo; A marca TotalFleet/Localiza é referência para o setor devido ao seu tamanho, participação e presença no mercado nacional; Quanto “maior a empresa” maior o ganho em escala e menores custos; Superar as expectativas na prestação de serviços; As grandes empresas do setor já estão preparadas para uma possível deflação do mercado; A perda de valor de venda do veículo ao final do contrato é um risco muito grande desse negócio.

11 As 5 Forças de Porter

12 As 5 Forças de Porter Poder de barganha dos fornecedores
Há um grande poder de barganha; Não há uma concentração de fornecedores para um determinado produto; Custo da mudança de fornecedor é mínimo; Impacto do valor do custo varia de acordo com a política de desconto de cada fornecedor; Cada fornecedor tem uma expectativa diferente para esse mercado; A regulação dos custos está diretamente ligada a recepção do mercado na compra e na venda dos veículos; Lançamento de novos modelos e retirada de modelos mais antigo é um instrumento de controle dos descontos.

13 As 5 Forças de Porter

14 As 5 Forças de Porter Poder de barganha dos compradores
O cliente tem alto poder de barganha, pois existem substitutos; O produto está muito ligado a viabilidade do custo entre a frota terceirizada e a frota própria; Por não haver grande diferenciação entre os produtos, a concorrência dá- se muito pelo valor, aumentando o poder dos clientes. A marca também exerce uma enorme influência nos clientes, sobre tudo na regionalização das empresas; Poder de informação do comprador é alto; Quanto maior o cliente maior os valores a serem pagos no negócio;

15 As 5 Forças de Porter

16 As 5 Forças de Porter Produtos substitutos Frota própria;
Utilização de táxi; Reembolso de quilometragem; Não há necessidade de se terceirizar 100% da frota no primeiro momento, isso faz com que o comprador entre ou saia do contrato com maior agilidade.

17 Forças mais Vigorosas

18 Forças mais Vigorosas Principal característica dessa rivalidade é a briga pelo melhor preço Cliente tem uma enorme vantagem a seu favor

19 Movimentos Estratégicos

20 Movimentos Estratégicos
Identificar clientes fora dos grandes centros e com frotas menores, oferecendo produtos mais específicos: agronegócio A partir desse novo cliente é possível mostrar mais que o valor do produto dando enfoque as vantagens.

21 Intensidade das Forças

22 Intensidade das Forças
Não há Somente com a entrada de novos produtos por parte das montadoras. Não se tem notícia de nenhum movimento de mercado para novos “players” Estudos recentes do mercado mostram que as empresas então voltadas para modelo de frota própria. A procura por substituto tem tirado alguns compradores do mercado. A concorrência está cada vez mais “brigando” pelo mesmo cliente.

23 Movimentos Estratégicos

24 Movimentos Estratégicos
Política de incentivo a compra do veículos ao final do contrato; risco trabalhista no reembolso de despesas. Oferecendo serviços diferenciados tais como veículos reservas ilimitado, serviço de leva e traz para os casos de manutenção.. Identificação de empresas que nunca trabalharam como essa modalidade de serviços.


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