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Formação Técnica em Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Lílian Lins

2 Competências a serem trabalhadas
GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL

3 Compreender um Plano de Marketing e entender o seu contexto
Gestão de Marketing Compreender um Plano de Marketing e entender o seu contexto

4 Vamos refletir...

5 Características de um Empreededor
Ser empreendedor é: Capacidade de analisar contextos e identificar oportunidades; Capacidade de Planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer;

6 Ser eficiente e eficaz!

7 Características de um Empreendedor
Ser empreendedor é: Iniciativa: a busca constante por oportunidades; Proatividade (atitude); Criatividade; Disposição para aprender com situações adversas;

8 Características de um Empreendedor
Ser empreendedor é: Paixão pelo o que faz; Compromisso com a qualidade; Assertividade (claro e direto); Foco.

9 Características de um Empreendedor

10 Empreendedor

11 Plano de Marketing

12 Plano de Marketing Conceito Para que serve Fases do Plano de Marketing
Exemplo de Plano de Marketing

13 O Plano de Marketing é: Um guia de experimentação;
Um conjunto de hipóteses que devem ser validadas; Um método para você encontrar seus clientes e manter relações promissoras.

14 Conceito É um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos. Pode ser um planejamento para a marca, produto ou serviço , baseia-se a partir de uma sólida estratégia.

15 Objetivos Posicionamento do produto e participação no mercado.
Exemplos: Aumentar as vendas do produto “X”; Conseguir 10 contratos na região de Pernambuco; Conseguir 30 novos cadastros mensalmente; Novos seguidores nas redes sociais.

16 Planejamento Planejar é antecipar situações e preparar-se para ela.
É uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro. Visa garantir a permanência da empresa no ambiente e na arena competitiva de negócios, agora globalizados.

17 Planejamento O QUE ONDE COMO QUANDO
Ser a melhor empresa de lazer no mundo ?

18 Planejamento É uma ferramenta que leva em consideração e trabalha os seguintes aspectos: As condições do ambiente interno; As condições do ambiente externo; A situação atual do momento presente; A evolução esperada para o futuro.

19 Estratégia Como uma organização irá atingir seus objetivos e metas.
Para definir uma estratégia é necessário considerar o composto de marketing, os 4 Ps. Exemplo: Leve 3 e pague 2.

20 Estratégia Aumentar as vendas

21 Para que serve Estudar o mercado, composto do marketing (4 Ps) ;
Análise de SWOT (oportunidades x ameaças, forças x fraquezas; Desenvolver estratégias (4 Ps) ; Planos para crescimento; Identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA,1992).

22 O futuro é imprevisível, mas é possível ser construído!

23 Fases do Plano de Marketing
Planejamento – analisar. Implantação – plano de ação, colocar em prática. Avaliação e Controle – acompanhar e observar se houve mudança significativa no crescimento empresa, caso contrário deverá rever e refazer o seu plano de marketing.

24 Análise de SWOT

25 FATORES INTERNOS Focada nos 4 Ps :
Como é o nosso PREÇO? Estamos conseguindo um preço competitivo? Como é a nossa comunicação? PROMOÇÃO; Como é o nosso PRODUTO? Ele tem algum diferencial? Onde é que nós estamos distribuindo este produto? PRAÇA.

26 Plano de Marketing Logo, dentro deste contexto devemos pesquisar:
Situação atual do marketing Mercado, produto,vendas, preço de venda, custos, propaganda e promoção. Situação competitiva Principais competidores, estratégias, preço, canais de venda, propaganda e promoção. Situação da distribuição Dimensão das vendas por canal, análise específica dos canais de venda.

27 FATORES EXTERNOS Situações do Macroambiente:
Econômicas- variações de renda e padrão de consumo; Consumidores; Concorrentes; Sociais.

28 FATORES EXTERNOS Situações do Macroambiente:
Culturais e demográficas- variações da população em termos de crescimento e mobilidade geográfica, estudo da população humana em termos de tamanho ,localização,idade,raça e os respectivos costumes; Políticas legais- regulamentação, legislação Ambientais; Tecnológicas – inovação nas tecnologias de produção, é de grande importância a P&D, devido as grandes mudanças no cenário mundial ;

29 Quando a empresa não se adequa...

30 Estudo de caso Samsung Recebe multa de R$400 mil reais;
É proibida de vender em Pernambuco durante o período de 60 dias Motivos desta penalidade segundo o Procon-PE: excesso de reclamações dos consumidores, dificuldades no atendimentos, falta de assistência. Obs: Não adianta ter uma TECNOLOGIA de ponta e falhar nos Ps : Produto, Promoção, Praça.

31 Publicado no Diário de Pernambuco em 16/05/2014.
Estudo de caso Samsung A Samsung não seguiu os processos administrativos em relação a adequação as NORMAS de defesa nas relações de consumo. Publicado no Diário de Pernambuco em 16/05/2014.

32 Vamos refletir... No mundo em que o marketing e a globalização passam por constantes mudanças, pode ser que a SUA EMPRESA esteja vivendo um MOMENTO DE...

33 Momentos de normalidade!

34 Momentos de incertezas e crises!

35 Momentos de superação e alívio!

36 AMEAÇAS X OPORTUNIDADES
É preciso ficar atento!!!! Na atualidade a administração de uma empresa em um ambiente globalizado é marcada por um MAR de: AMEAÇAS X OPORTUNIDADES

37 Exemplo Loja Eletrodomésticos
EVENTO AMEAÇAS OPORTUNIDADES Copa do mundo Greves, protestos que ocorrem no Brasil que é a sede da copa Aumento na venda de televisão

38 É importante entender...

39 Exemplo Loja Eletrodomésticos
CONCORRÊNCIA 1 PONTOS FORTES = FORÇAS PONTOS FRACOS = FRAQUEZAS PESSOAL Nº de funcionários 10 Qualidade do atendimento a desejar INSTALAÇÕES Layout bem estruturado FINANÇAS Possui várias linhas de crédito MARKETING Possui produtos de última geração

40 Exemplo Loja Eletrodomésticos
CONCORRÊNCIA 2 PONTOS FORTES PONTOS FRACOS PESSOAL Qualificação profissional INSTALAÇÕES Estabelecimento alugado FINANÇAS Estável MARKETING Ótima localização

41 Exemplo Loja Eletrodomésticos
MINHA EMPRESA PONTOS FORTES PONTOS FRACOS PESSOAL Motivado e com excelente atendimento ao público INSTALAÇÕES Não tem estacionamento amplo FINANÇAS Momento econômico favorável MARKETING Variedades de produtos

42 Reflexão...

43 Atividade 1. O que você entendeu sobre o que é um plano de marketing. 2. Na sua opinião qual a importância do planejamento. 3. Qual a importância dos 4 Ps no plano de marketing? 4. Descreva para que serve a análise de SWOT no plano de marketing, dê exemplos de acordo com o que abordamos em sala de aula. 5. Para debate no chat: Quais características de um empreendedor de sucesso?

44 Atividade Evite deixar a postagem de sua atividade para o último dia, fazendo isso imprevistos não vão lhe prejudicar. Lembrar que sua organização também esta sendo avaliada.

45 OBRIGADA! Dúvidas Acesse o fórum de dúvidas e discussões.
ATÉ A PRÓXIMA AULA.


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