A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Administração de Carreiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Administração de Carreiras"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Administração de Carreiras

2 DEFINIÇÃO DE CARREIRA Carreira é uma sucessão ou sequência de cargos ocupados por uma pessoa ao longo de sua vida profissional. A carreira pressupõe crescimento profissional gradativo e cargos crescentemente mais elevados e complexos.

3 DEFINIÇÃO DE CARREIRA “Carreira é uma seqüência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa” (Hall, 1976) Carreira são as seqüências e posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização (London e Stumph, 1982) A carreira não é uma seqüência linear de experiências e trabalhos, mas uma série de estágios e transições, variando em função das pressões sobre o indivíduo Pressões dele próprio e do ambiente onde está inserido Pensa sobre a carreira como fruto da relação estabelecida entre a pessoa e a empresa Trata a carreira como elemento de conciliação dinâmica das expectativas entre pessoa e empresa Dutra, 1996

4 PLANEJAMENTO DE CARREIRA
É um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização visando a atender aos objetivos e interesses de ambas as partes. Para que funcione adequadamente as empresas precisam integrar esse processo com avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e com o planejamento de RH.

5 Processos de administração de carreiras
Avaliação de performance Estrutura de carreira Planejamento estratégico Previsões Planejamento Sucessório Inventário de tarefas Planejamento Individual Descrição dos cargos ou posições Divulgação das vagas internas Políticas de recrutamento, transferências e promoções Melhoria do trabalho e movimentação Planejamento da empresa Processo de Administração de Carreiras Recompensa e Desenvolvimento Treinamento, Desenvolvimento, Educação, remuneração e benefícios FONTE: Hipólito (2002).

6 PLANO DE CARREIRA Para subir de um degrau para outro é preciso ter espaço na equipe. Não tem mais crescimento por promoção. Só cresce quem adquire mais habilidades. O reconhecimento é temporário, por um serviço bem feito. O salário base continua o mesmo.

7 PLANO DE CARREIRA FIGURA 1 – CONSELHOS DE COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO DE CARREIRA FONTE: Araújo (2006, p. 128).

8 PLANO DE CARREIRA Objetivos:
- Desenvolvimento profissional dos empregados; - Valorização do homem; - Motivação dos colaboradores; - Indivíduo contribui e se compromete com os objetivos da organização; - Confiança mútua; - Carreiras compatíveis com as necessidades de mão-de-obra; - Formação e desenvolvimento de carreira transparente e dinâmica.

9 PLANO DE CARREIRA Vantagens:
Manutenção dos funcionários potenciais na empresa Aumento da motivação Sucessões gerenciais sem traumas Diminuição de erros nas promoções Maior transparência na identificação de profissionais com maior talento e potencial Organização sabe de que tipo de profissionais precisará no futuro.

10 Inovações a partir da década de 80
Gestão compartilhada da carreira entre a empresa e o empregado Critérios de ascensão profissional desvinculados da estrutura organizacional e dos títulos dos cargos Transparência dos critérios de ascensão profissional Estímulo e apoio concreto à participação das pessoas na construção dos critérios de ascensão Estruturas de carreiras predominantemente paralelas

11 ESTRUTURA DE CARREIRA * Em linha
Crescimento vertical do indivíduo na organização.

12 ESTRUTURA DE CARREIRA Em Linha Araújo, 2006 VENDEDOR AUXILIAR
DE VENDAS ESTAGIÁRIO Araújo, 2006

13 Estrutura de Carreira Em Linha 5 Gerente de Sistemas 4
1 2 3 Gerente de Sistemas Coordenador de Grupo Analista de Sistema Sênior Analista de Sistema Pleno Analista de Sistema Júnior Em Linha Dutra, 1996

14 Estrutura de Carreira * Em Rede
Consiste em dispor alternativas às pessoas da organização em relação às posições que deverão ser ocupadas por elas.

15 Estrutura de Carreira Em Rede Araújo, 2006 ESTAGIÁRIO
AUXILIAR DE VENDAS VENDEDOR REGIONALNAL AUXILIAR DE COMPRAS Araújo, 2006

16 Estrutura de Carreira Em Rede Dutra, 1996
Gerente de Processos Industriais Gerente de produção Gerente de Vendas Gerente de Desenvolvimento Analista de processos industriais sênior Analista sênior de suporte e vendas Representante técnico de vendas Analista de procesos industriais júnior Analista sênior de desenvolvimento Analista de suporte de vendas júnior Analista de sistemas trainee Analista de desenvolvimento júnior Em Rede Dutra, 1996

17 Estrutura de Carreira * Paralela em Y
Posicionamento de duas estruturas em linha (uma técnica e outra gerencial) de forma paralela. Os indivíduos movimentam-se horizontalmente, migrando do cargo técnico para o de gestão e vice- versa.

18 Estrutura de Carreira * Paralela em Y
- Pressupõe a mobilidade e a ascensão profissional; Aumenta a estrutura organizacional, valoriza o trabalho do especialista e satisfaz as necessidades individuais de carreira do empregado; Salários iguais aos níveis gerenciais e técnicos, onde, os níveis gerenciais podem receber gratificação por função.

19 Estrutura de Carreira Estrutura Paralela em “Y” Dutra, 1996 Estagiário
BRAÇO TÉCNICO Auxiliar de vendas Vendedor Vendedor Regional Chefe de vendas Gerente de vendas Diretor BASE Analista de mercado Pesquisador de novos produtos Analista de mercado nacional GERENCIAL Estrutura Paralela em “Y” Dutra, 1996

20 Carreira no Setor Público
Níveis: progressão remuneratória vinculada à aquisição de diferenciais no grau de escolaridade e habilitação. Classes: progressão remuneratória vinculada pelo desempenho do servidor: alcance de metas de produtividade, assiduidade, pontualidade, etc.

21 Estrutura de Carreira Promoção Horizontal Bergue, 2005 Cargo, Classe A
Cargo, Classe B Cargo, Classe C Cargo, Classe D Bergue, 2005

22 Estrutura de Carreira Promoção Vertical Bergue, 2005 Cargo D Cargo C
Cargo A Cargo B Cargo C Cargo D Bergue, 2005

23 Estrutura de Carreira Promoção Diagonal Bergue, 2005 Classe D Classe C
Cargo Classe A Classe B Classe C Classe D Bergue, 2005


Carregar ppt "Sistema de Administração de Carreiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google