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PublicouMirela Carris Alterado mais de 9 anos atrás
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Prof. MSc. Cláudio Cabral
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Mestrado em Economia Empresarial; Pós- Graduado em RH; Graduado em Administração. Profissional com mais de 20 anos de experiência em administração, vendas e marketing em diversas empresas em cargos de direção e gerência. Vivência Internacional com cursos nos USA e Argentina. Trabalho com Prêmio Internacional. Autor de Artigos Publicados.
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Identificar e suprir as necessidades do cliente; Garantir a satisfação do cliente; Verificar novas demandas dos clientes; Gerar resultados positivos para a empresa.
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As empresas verificaram que os seus produtos estavam muito semelhantes aos da concorrência; A partir da década de 1980 – Influência do marketing de serviço; “ Força” as empresas a se tornarem diferentes, próximas de seus clientes, líderes de mercado e mais competitivas.
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Atendimento de massa Atendimento segmentado Atendimento de nicho Atendimento individualizado por segmentos de maior valor.
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PrincípiosMkt TransacionalMkt de Relacionamento FocoTransaçãoLongevidade da relação ValoresSatisfação do acionistaConfiança, credibilidade e segurança Forma de gerar as estratégias Isoladamente nas áreas centrais Lideradas centralmente e compartilhada com a operação Função de mkt dominante Produtos, serviços e propaganda Interatividade, relacionamento e mkt interno Horizonte temporal dos negócios Foco no curto prazoFoco no longo prazo
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PrincípiosMkt TransacionalMkt de Relacionamento Pessoal internoPercebidos como recursos estratégicos Mapeados, reconhecidos e recompensados através de mkt interno Origem das receitasTransações esporádicasRecompra, indicação, cross selling e up selling Indicadores dominantesMarket share e top of mind Satisfação, índice de retenção e indicação Pesquisa dominanteSatisfação e grau de fixação da marca Satisfação, preferências e nível de interatividade ComunicaçãoMeio de massaPersonalizada e relevante
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Gerar resultados satisfatórios para a empresa e para o cliente; Continuar atendendo o mesmo cliente no longo prazo; Fidelizar o cliente.
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São pessoas ou organizações que mantém contato com a empresa a fim de satisfazer suas necessidades através da comercialização de produtos ou serviços. O cliente é quem julga a qualidade do serviço/produto e do atendimento.
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É o cliente final com quem a empresa mantém relação comercial através da aquisição de produtos e serviços.
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São pessoas ou departamentos da nossa empresa que se relacionam conosco a fim de conseguirem realizar seu trabalho através de nosso serviço (sem comercialização), para que juntos alcancem os objetivos finais da organização.
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1) Descreva na sua empresa os seus clientes internos e suas relações. O que pode ser feito para melhorar? 2) Como é o atendimento ao cliente externo na sua empresa? Que medidas adotaria melhorar o atendimento e fidelizá-lo?
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Conclusão Através da identificação do nosso cliente (interno e externo) e da compreensão de sua realidade podemos atendê-lo melhor e gerar bons resultados para a empresa.
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Obrigado Até a próxima aula
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