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Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

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Apresentação em tema: "Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo"— Transcrição da apresentação:

1 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

2 Cadeia de Comunicação Etapas Anunciante Agência Mídia Mercado
I II III IV V Etapas

3 Níveis de Segmentação de Mercado
Marketing de Massa Produção, distribuição e promoção de um produto para todos compradores; Diminuição do preço em decorrência do aumento das vendas; Sofre muita influência da concorrência.

4 Níveis de Segmentação de Mercado
Marketing de Segmento Representado por um grande grupo de compradores identificáveis em um mercado; Diferentes desejos, poder de compra, localização geográfica, atitudes e hábitos; Não existe uma personalização dos produtos para atender aos compradores.

5 Níveis de Segmentação de Mercado
Marketing de Nicho Um grupo mais restrito de consumidores, tipicamente um pequeno mercado cujas necessidades não estão sendo bem atendidas. Dividem um segmento em subsegmento.

6 Níveis de Segmentação de Mercado
Marketing Local Se baseiam pela estrutura geográfica (cidades, vizinhanças, bairros); Valorização do Ponto para diferencial de mercado; Aumento do custo pela tendência localizante.

7 Níveis de Segmentação de Mercado
Marketing Individual “Marketing uma a um”, “Customizado” ou “segmento de um comprador”; O aumento da TI permitiu a maior flexibilidade da produção; Identificação do comprador com o produto (“Meu carro”, “Meu plano”...)

8 Procedimento de Segmentação de Mercado
Etapa 1: Estágio de levantamento Pesquisa com os consumidores: Atributos do produto e sua importância; Consciência e avaliação de marca; Padrões de uso do produto; Fatores geográficos, demográficos, psicográficos e hábitos de mídia.

9 Procedimento de Segmentação de Mercado
Etapa 2: Estágio de análise Planificação dos dados de levantamento Separar os dados por grupos e detectar nichos de mercados com similaridade com a empresa ou produto.

10 Procedimento de Segmentação de Mercado
Etapa 3: Estágio de Classificação do Perfil O perfil de cada conglomerado é classificado em termos de atitude, comportamento, demografia,... Cada segmento recebe um nome baseado na sua característica dominante; Estes padrões sofre uma dinâmica constante da sociedade.

11 Seleção de Segmentos de Mercado
Concentração em um segmento único Marketing concentrado posição forte no segmento Gera dependência específica. M M M3 P1 P2 P3

12 Seleção de Segmentos de Mercado
Especialização Seletiva Seleção de alguns segmentos atrativos e apropriados Diversifica o risco; Ex. Estação SAT M M M3 P1 P2 P3

13 Seleção de Segmentos de Mercado
Especialização por produto Concentração de um produto vendido para diversos segmentos  Reputação em um dado produto. Ex. Intel M M M3 P1 P2 P3

14 Seleção de Segmentos de Mercado
Especialização por Mercado Concentra-se em atender as múltiplas necessidades de um público consumidor. Ex. Kodak M M M3 P1 P2 P3

15 Seleção de Segmentos de Mercado
Cobertura Ampla de Mercado Atender todos os grupos de consumidores com todos produtos que possam necessitar. Ex. Coca-Cola, Unilever. M M M3 P1 P2 P3


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