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Universidade Estadual de Londrina. Seminário Nacional de Indústria de Calçados O Design e a Inovação.

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Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Londrina. Seminário Nacional de Indústria de Calçados O Design e a Inovação."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Londrina. Seminário Nacional de Indústria de Calçados O Design e a Inovação à Serviço da Moda nos Calçados Brasileiros

2 Universidade Estadual de Londrina. A identidade local dos produtos Dorotéia Pires

3 Universidade Estadual de Londrina. A feição transdisciplinar da área do design Design da Informação Design de Interfaces Digitais Design de Interiores Design de Jóias Design de Moda Design de Processos Interativos e Imersivos Design de Produtos Design de Redes Design de Superfícies Design de Jogos Design Editorial Design Gráfico Design Têxtil Design e Ambiente Construído Design e Cultura Design Social Design e Ensino Design e Estética Design e Estudos de Subjetividade Design e Ética Design e Gestão Design e Semiótica Design e Sustentabilidade Design, Materiais e Processos de Fabricação Design e Urbanismo Design, Ergonomia e Usabilidade Tabela de Áreas do Conhecimento - CNPq

4 Universidade Estadual de Londrina. origens do design no Brasil estilismodesign Escola de Ulm Racionalismo funcional rigor da ciência e do método Atração visual e ornamental Artes, autodidatas profissionais da indústria ESDI Desenho Industrial FSM [arte], Anhembi Morumbi [indústria]

5 Universidade Estadual de Londrina. não usa usa como estilo usa como processo usa como estratégia escada do design Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Britânico

6 Universidade Estadual de Londrina. SUJEITOSINTERESSES ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DESIGNER CONSUMIDOR USUÁRIO Novidades, bons produtos e preços razoáveis DESIGNER Inovação criativa intérprete tradutor EMPRESAVENDAS – vantagens competitivas PRODUÇÃO – simplicidade e facilidade na produção EMPRESÁRIO – pouco investimento e retorno rápido do capital Montemezzo Ciclo de vida do produto Projetos com critérios sócio-ético ambientais Sustentabilidade

7 Universidade Estadual de Londrina. FerrèGalliano Politécnico di Milano - arquitetura pensa projetualmente O prêt-à-porter italiano tem afinidade com a projetação industrial Central Saint Martin´s School desenha coleções com temas Fonte - Dizionario della moda, BALDINI & CASTOLDI, Dior – a histórica memória de elegância e feminilidade foi respeitada e bem- interpretada Dior - trabalhou a mesma marca de modo pessoal e muito distante dos códigos estilísticos da Maison Dior Fonte - SAVIOLO; TESTA, 2000 na casa Dior

8 Universidade Estadual de Londrina. mas afinal, quanto custa o design? % do custo total de desenvolvimento; representa % do resultado final. estudos feitos pela Xerox, Motorola e Honda na comercialização cada dólar investido em design traz 5 dólares de retorno. na produção 15% do custo final de um produto é referente ao desenvolvimento do projeto de design. Os demais 85% são gastos com a produção propriamente dita. (Confederação Nacional da Indústria – Programa Brasileiro de Design – 1998) ? ?

9 Universidade Estadual de Londrina. made in design in

10 Universidade Estadual de Londrina. Os calçados brasileiros são bons, mas tem custo elevado, e seguem o padrão italiano, sem ter o Made in Italy. Piccinini e Drouvot

11 Universidade Estadual de Londrina. Leonardo Da Vinci + artesanato + mentalidade empresários = Design Milão Sistema de Design Milão

12 Universidade Estadual de Londrina. FASHION PASSION – 100 anos de moda... Oca 2004 Carnavalização da moda brasileira Grande Liquidação Esteriótipo do verde-amarelo

13 Universidade Estadual de Londrina. provincianismo arraigado: fazer sucesso em Paris para fazer sucesso no Brasil. Caldas, D. satisfazendo os esteriótipos a olhar do estrangeiro a expectativa de exotismo a transposição de primeiro grau

14 Universidade Estadual de Londrina. os principais obstáculos socio-culturais à valorização econômica das especificidades brasileiras por parte das MPEs são: a cultura da cópia em detrimento da cultura da inovação e da criatividade; medo da inovação... Cara Brasileira, Sebrae

15 Universidade Estadual de Londrina. Segmento consolidado com valor e identidade reconhecidos: Praia Jóias Móveis

16 Universidade Estadual de Londrina. Antes Estático Mensagens compreensíveis Decodificações previsíveis Hoje Complexo Policêntrico Dinâmico Fluído Mutante Tem aspectos globais e locais Inovação veloz cenário... local onde ocorrem os fatos, o espaço para a representação de uma história

17 Universidade Estadual de Londrina. Anos 70 - o Brasil antecipa os efeitos da globalização O mérito do design italiano e da alta costura francesa são os estrangeiros. Nenhuma cultura é subestimada Aspectos vistos como diferencial junto ao modelo de globalização mundial que se estabelece. Moraes, D. Logo....somos referência!

18 Universidade Estadual de Londrina. Design Excellence Brazil, iniciativa Apex Brasil Faz Design – Milão, outros países europeus International Young Design Entrepreneurs, prêmio para jovens designers empreendedores fortalecimento da imagem do design brasileiro Paula DibIvete CattaniAmazonlife produtos com currículo

19 Universidade Estadual de Londrina. Livre, expressivo, espontâneo Sem unicidade tangível Identidade plural Força e riqueza da sua constante capacidade de renovação e criatividade Começamos a ser reconhecidos por estes valores genuinamente brasileiros. Moraes, D. valores do design brasileiro

20 Universidade Estadual de Londrina. Plural, híbrido, sincrético Sem unicidade devido ao excesso Desafio – transformar o excesso em informação cultural oriunda da forte miscigenação das raças em um modelo de equilíbrio e harmonia estética. Solução – harmonizar elementos afins de diferentes culturas, apesar de origens diversas. multiculturalidade local Design local

21 Universidade Estadual de Londrina. Slowfood – guardiã dos ingredientes e da cultura gastronômica Reeducação dos sentidos... Não à padronização dos gostos Caracol – lento e saboroso Slow Europe – desaceleração do modo de viver Experiências repetidas não causam mais emoção, não são registradas São sobrepostas pelo cérebro Uma marca, um produto é neutralizado quando copia, reproduz e consome imagens metabolizadas.www.slowfood.it morfologia e gostos unificados onde?

22 Universidade Estadual de Londrina. improvisação flexibilidade Cante sua aldeia e serás universal. Leon Tólstoi Começamos a abandonar as referências estrangeiras primeira estética do século XXI. Massimo Morozzi...Esdra Irmãos Campana - criação referenciada pelo caos, pela urbanidade e pelo provisório que eles encontraram em São Paulo, e só em São Paulo Caldas, D. 2004

23 Universidade Estadual de Londrina. espirituais sinestesia fruição valores simbólicos necessidades intangíveis

24 Universidade Estadual de Londrina. tendências a empresa inteligente não deve seguir tendências, deve criá-las. construir e não seguir tendências quanto mais complexa se torna a sociedade, maior a necessidade de planejar e prever e, ao mesmo tempo, mais difícil. Caldas, D. tempo para a metabolição das informações foi drasticamente reduzido. Moraes, D.

25 Universidade Estadual de Londrina.

26 objetos industriais OntemHoje A Revolução Industrial propunha apenas a perspectiva da estetização (Maynardes, 2002) atender as reais necessidades, a confiabilidade, os desejos dos consumidores, a redução de custos, as preocupações ecológicas entre outras condicionantes do processo. ( Maynardes, 2002) O objeto era a figura centralO cliente é a figura central A função definia a forma (Bauhaus) Também os valores simbólicos e a emoção como critérios para a definição da forma.

27 Universidade Estadual de Londrina. porque o êxito do conceito lúdico? Huizinga e Manu

28 Universidade Estadual de Londrina.

29 um design mais emocional A Semana de Design em Milão foi dedicada às emoções Sabrina Muschiato: defende a avaliação de prazer de uso pela ergonomia. Norman reconhece que seus conceitos anteriores, todos fundamentados na funcionalidade e na usabilidade, eram limitados e limitantes. Não se pode desconsiderar o prazer na escolha e no uso dos objetos do cotidiano. Apreciamos não apenas pela função mas também pelas sensações que nos dão.

30 Universidade Estadual de Londrina. a brincadeira é uma atividade livre de obrigações, é voluntária traz uma perfeição temporária a uma existência imperfeita pode-se arriscar e vencer num território seguro. proporciona fuga das preocupações mundanas pode-se ter o prazer de desobedecer suas regras testa e desenvolve habilidades. permite fantasiar é multi-sensorial brincar é um dos instintos básicos de todos os seres humanos muitas vezes o valor da diversão esta acima da sobrevivência. ex: riscos nos esportes. os padrões de divertimento das crianças continuam no seu comportamento adulto. Alexander Manu

31 Universidade Estadual de Londrina. é preciso uma dupla cultura, empresarial e criativa. entre a alma criativa-emocional e a alma empresarial-racional. Saviolo e Testa dupla cultura

32 Universidade Estadual de Londrina. marca Brasil Para a construção da identidade de um país é preciso resolver a questão da identidade de dentro para fora......e não de fora para dentro.

33 Universidade Estadual de Londrina. na realidade, nosso norte é o sul. Joaquín Torres García

34 Universidade Estadual de Londrina. Obrigada!

35 Universidade Estadual de Londrina.

36

37 em 50 anos reduzir 80% de consumo dos recursos não renováveis indignação mudança radical as ações de um repercutem diretamente na vida dos outros. Essencialmente, devemos repensar o que as pessoas precisam e o que a natureza pode tolerar. Peter Dormer

38 Universidade Estadual de Londrina. Surge pela primeira vez, referências próprias e possíveis para o modelo do design brasileiro

39 Universidade Estadual de Londrina. gestaltung empregado na Bauhaus, que significa o ato de praticar a gestalt, ou seja, lidar com as formas foi traduzida para o inglês comodesign, já usada para se referir a projetos design

40 Universidade Estadual de Londrina. gestaltung empregado na Bauhaus, que significa o ato de praticar a gestalt, ou seja, lidar com as formas foi traduzida para o inglês comodesign, já usada para se referir a projetos design

41 Universidade Estadual de Londrina. razão e emoção A qualidade de um produto está presente em seu tempo de duração, no serviço que presta, no respeito à ecologia, no preço justo e, não podemos esquecer, na felicidade que traz, na pequena dose de irracional, de poesia ou mistério que encerra. Philippe Starck - goodgoods


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